segunda-feira, 10 de abril de 2017



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ANEDOTAS COM INTERPRETAÇÃO

01 – A LÍNGUA EM FOCO

      
   I – Anedota:
         O pai do Joãozinho fica apavorado
quando este lhe mostra o boletim:
         -- Na minha época, as notas baixas
eram punidas com uma boa surra – comenta
contrafeito.
        -- Legal, pai! Que tal pegarmos o professor
na saída amanhã?
                                   Donaldo Buchweitz. Piadas para você morrer de rir.
                  Belo Horizonte: Leitura, 2001, p. 38.

1 – Observe a situação em que se dá o diálogo entre pai e filho.
a)     O momento é tenso ou descontraído? Por quê?
Tenso. Pela surpresa das notas baixas.
b)    Como está o pai? Justifique sua resposta com palavras do texto.
Apavorado. Com o que vê no boletim.
2 – Observe a fala do pai de Joãozinho.
a)     O que ele quer dizer ao comentar que, em sua época, as notas baixas eram punidas com surras?
Quis dizer que o Joãozinho merecia uma surra.
b)    Portanto, nesse momento, que imagem ele provavelmente tem de Joãozinho?
Um mal aluno.
c)     Você acha que o pai pretende dar uma surra no filho?
Não.
d)    Então, com que intenção o pai faz esse comentário? Que imagem de si mesmo ele quer passar para o filho?
Com a intensão de que Joãozinho merecia uma surra. Que na época dele, toda nota baixa era castigado com surra.
3 – O humor da anedota está no mal-entendido que há entre pai e filho quanto à compreensão da fala do pai.
a)     De acordo com a fala do pai, quem supostamente merecia algum tipo de punição? Por quê?
Joãozinho. Porque tinha notas baixas.
b)    Por que a resposta de Joãozinho surpreende?
Porque o professor seria o responsável.
02 – Anedota:
       O filho do alfaiate chega para o pai lá no fundo
da loja e pergunta:
       -- O terno marrom encolhe depois de lavado?
       -- Por que você quer saber, filho?
       -- O freguês é quem quer saber.
       --Ele já experimentou?
       -- Já.
       -- Ficou largo ou apertado?
       -- Largo.
       -- Então diz que encolhe.

     Ziraldo. Novas anedotinhas do Bichinho da Maçã. 15. Ed.
                        São Paulo: Melhoramentos, 2005, p. 22.

1 – O diálogo entre o alfaiate e o filho é um bom exemplo de como a produção dos discursos está vinculada à situação.
a)     Caso o filho respondesse não à pergunta do freguês, o que você acha que iria acontecer?
Resposta pessoal.
b)    Nesse caso, o que ocorreria com o alfaiate?
Não precisaria dar nenhuma resposta.
2 – Imagine que o termo tivesse ficado justo ao corpo do freguês. O que o pai recomendaria ao filho que dissesse ao cliente?
      Que ao lavar não iria encolher.


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