SUGESTÃO
ROTEIRO PARA TRABALHAR A COPA DO MUNDO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIE INICIAIS:
SUGESTÃO
ROTEIRO PARA TRABALHAR A COPA DO MUNDO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIE INICIAIS:
Objetivos
• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.
• Identificar cada país e os dias que jogam.
Formulação dos Problemas
• Onde será realizada a Copa do Mundo?
• O que podemos observar nos grupos?
• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?
Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma
Material:
• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.
• Hino Nacional
Temas Transversais:
Ética e cidadania: Envolver
todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial,
abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho
coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras,
bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a
derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Meio ambiente: Observar
no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas,
enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e
negativos (poluição visual, sujeira)
Pluralidade cultural: Observar
a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de
alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras
nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles)
Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)
Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa
Música: Rumo ao Penta (Pelé)
Ed. Física:Organizar
um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./
Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). /
Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.
Vídeo: Franklin
aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica –
regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.
Português: O Hino Nacional
A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;
Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
Música da Copa;
Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
Livros: de literatura infantil (a verificar);
Entendimento e ilustração;
Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.
Organização
de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos
jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
Observar
a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que
sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;
Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;
Matemática:
Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)
Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
Os reservas da seleção (função)
Agenda da copa
Análise do placar dos jogos do Brasil
O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)
Liga pontos.
História e Geografia:
História das Copas
Sede da Copa
Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
Localização no mapa da sede da Copa
Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
A Bandeira Brasileira
As bandeiras dos países que estão sediando a Copa
As bandeiras dos demais países
Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional
Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
O respeito às demais seleções
Reforçar o espírito patriótico
Retrospectiva das Copas
Ciências:
A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso
O
exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta
foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve
resultados negativos)
O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
Os valores nutricionais de alguns alimentos;
Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças
Montar com as crianças um cardápio
Cuidados com os fogos e balões.
Conclusões e Aplicações
Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.
Objetivos
• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.
• Identificar cada país e os dias que jogam.
Formulação dos Problemas
• Onde será realizada a Copa do Mundo?
• O que podemos observar nos grupos?
• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?
• Você conhece algum desses países?
Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma
Material:
• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.
• Hino Nacional
Temas Transversais:
Ética e cidadania: Envolver
todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial,
abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho
coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras,
bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a
derrota e dela extrairmos novas estratégias.
Meio ambiente: Observar
no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas,
enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e
negativos (poluição visual, sujeira)
Pluralidade cultural: Observar
a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de
alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras
nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.
Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.
Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles)
Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)
Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa
Música: Rumo ao Penta (Pelé)
Ed. Física:Organizar
um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./
Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). /
Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.
Vídeo: Franklin
aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica –
regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.
Português: O Hino Nacional
A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;
Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;
Música da Copa;
Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.
Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);
Livros: de literatura infantil (a verificar);
Entendimento e ilustração;
Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.
Organização
de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos
jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;
Observar
a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que
sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;
Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;
Matemática:
Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)
Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.
Quantidade de jogadores num jogo de futebol.
Os reservas da seleção (função)
Agenda da copa
Análise do placar dos jogos do Brasil
O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)
Liga pontos.
História e Geografia:
História das Copas
Sede da Copa
Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)
Localização no mapa da sede da Copa
Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários
A Bandeira Brasileira
As bandeiras dos países que estão sediando a Copa
As bandeiras dos demais países
Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional
Mãos de obra temporária que surge em razão da copa
O respeito às demais seleções
Reforçar o espírito patriótico
Retrospectiva das Copas
Ciências:
A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso
O
exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta
foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve
resultados negativos)
O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;
Os valores nutricionais de alguns alimentos;
Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças
Montar com as crianças um cardápio
Cuidados com os fogos e balões.
Conclusões e Aplicações
Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.
Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário