terça-feira, 6 de maio de 2014

Projeto:Copa do Mundo

SUGESTÃO

ROTEIRO PARA TRABALHAR A COPA DO MUNDO DA 

EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIE INICIAIS:
 
SUGESTÃO
ROTEIRO PARA TRABALHAR A COPA DO MUNDO DA 
EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIE INICIAIS:
Objetivos
• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.

• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.

• Identificar cada país e os dias que jogam.

Formulação dos Problemas

• Onde será realizada a Copa do Mundo?

• O que podemos observar nos grupos?

• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?

• Você conhece algum desses países?

Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma

Material:

• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.

• Hino Nacional


Temas Transversais:

Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)

Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.

Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.

Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles)

Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)

Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa

Música: Rumo ao Penta (Pelé) 

Ed. Física:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.

Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.

Português: O Hino Nacional 

A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;

Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;

Música da Copa;

Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.


Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);

Livros: de literatura infantil (a verificar);

Entendimento e ilustração; 

Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.

Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;

Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;

Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;

Matemática: 

Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)

Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.

Quantidade de jogadores num jogo de futebol.

Os reservas da seleção (função)

Agenda da copa

Análise do placar dos jogos do Brasil

O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)

Liga pontos.
 

História e Geografia: 

História das Copas 

Sede da Copa

Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)

Localização no mapa da sede da Copa

Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários

A Bandeira Brasileira

As bandeiras dos países que estão sediando a Copa

As bandeiras dos demais países 

Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional

Mãos de obra temporária que surge em razão da copa

O respeito às demais seleções 

Reforçar o espírito patriótico

Retrospectiva das Copas
 

Ciências: 

A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso

O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos)

O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;

Os valores nutricionais de alguns alimentos;

Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças

Montar com as crianças um cardápio

Cuidados com os fogos e balões.


Conclusões e Aplicações

Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.

Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc. 
  



Objetivos



• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.







• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.



• Identificar cada país e os dias que jogam.



Formulação dos Problemas



• Onde será realizada a Copa do Mundo?



• O que podemos observar nos grupos?



• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?



• Você conhece algum desses países?



Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma



Material:



• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.



• Hino Nacional





Temas Transversais:









Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.



Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)



Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.



Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.



Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles)



Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)



Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa



Música: Rumo ao Penta (Pelé) 



Ed. Física:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.



Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.



Português: O Hino Nacional 



A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;



Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;



Música da Copa;



Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.





Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);



Livros: de literatura infantil (a verificar);



Entendimento e ilustração; 



Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.



Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;



Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;



Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;



Matemática: 



Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)



Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.



Quantidade de jogadores num jogo de futebol.



Os reservas da seleção (função)



Agenda da copa



Análise do placar dos jogos do Brasil



O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)



Liga pontos.





História e Geografia: 









História das Copas 



Sede da Copa



Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)



Localização no mapa da sede da Copa



Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários



A Bandeira Brasileira



As bandeiras dos países que estão sediando a Copa



As bandeiras dos demais países 



Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional



Mãos de obra temporária que surge em razão da copa



O respeito às demais seleções 



Reforçar o espírito patriótico



Retrospectiva das Copas





Ciências: 









A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso



O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos)



O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;



Os valores nutricionais de alguns alimentos;



Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças



Montar com as crianças um cardápio



Cuidados com os fogos e balões.





Conclusões e Aplicações









Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.



Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc. 
  






Nenhum comentário:

Postar um comentário