sábado, 17 de outubro de 2015



   ESTUDO DO VERBO (NO CONTEXTO)
Leia o texto a seguir e responda:
 
Juntando tudo, Virgínia fez uma bola e atirou-a no cesto. Meu Deus, que distante lhe parecia aquele tempo. Aquela gente. Bruna casada com Afonso e com uma filha começando a fazer perguntas. Otávia prometendo para breve uma exposição de pintura. Netércio já aposentado, cada vez mais casmurro. Mais fechado. Letícia já famosa, segundo Bruna sugeriu. Conrado enfurnado na chácara, tocando piano criando pombos… Na casa, em lugar de Frau Berta, ficara uma portuguesa chamada Inocência. Sim, tudo mudara e ficara longe.
 
1- Observe que o narrador, nesse texto, lembrando-se de alguns fatos do passado, emprega muitos verbos nas formas nominais, omitindo os verbos auxiliares.
a) Que verbo auxiliar poderia ser empregado junto com as formas nominais casada, promentendo, aposentado, fechado e enfurnado?
b) De acordo com o contexto, em que tempo e modo esse verbo seria empregado?
2- O gerúndio é uma forma nominal que exprime a idéia de que a ação verbal está ocorrendo naquele momento, enqunto o partícipio transmite a idéia de que o processo verbal chegou ao fim.
a) Que personagens, citadas no texto, dão ao leitor a idéia de estarem estabilizadas, numa situação definitiva? Qual dessas formas nominais é empregada em referência dessas personagens?
b) Que personagens, ao contrário, dão ao leitor a idéia de que estão ativas, em permanente ação? Qual dessas formas nominais é empregada em referência a essas personagens?
c) Que formas nominais são empregadas para caracterizar a personagem Conrado?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário