terça-feira, 6 de outubro de 2015



A Incapacidade de ser Verdadeiro

Há verdades que parecem mentiras e... mentiras que parecem verdades! O que é mentira? 
 
Onde está a verdade? E onde ficam as invencionices da imaginação e da poesia?
 

Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
 
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo.
 
Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa, como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias. Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico.
 
Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
 
— Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.
 
(Carlos Drummond de Andrade)
 

Interpretando o texto:
 

1) A narrativa poética da Carlos Drummond de Andrade apresenta as seguintes partes:
 

- Apresentação – parte inicial da história; momento em que os fatos começam a ser narrados e se apresentam as personagens.
 
- Complicação – parte em que se inicia a conflito da narrativa.
 
- Clímax – momento de maior tensão da história.
 
- Desfecho – parte final; conclusão da narrativa.
 

Use uma frase para sintetizar a parte do conto pedida. 
 

a)Apresentação: __________________________________________
 
b) Clímax: _______________________________________________
 

2) Paulo tem fama de mentiroso. Como se apresenta o mundo que ele imagina? 
 
________________________________________________________
 
3) Percebe-se uma oposição na visão de mundo da mãe e do filho. Qual a visão de cada um?
 
________________________________________________________ 
 

4) Analise e explique o trecho: Há verdades que parecem mentiras e... mentiras que parecem verdades! O que é mentira? Onde está a verdade? E onde ficam as invencionices da imaginação e da poesia?
 
_______________________________________________________
 

5) Transforme o sujeito simples em composto. 
 

a) Paulo tinha fama de mentiroso.
 
_______________________________________________________
 
b) Ele veio contando que caíra no pátio da escola
 
_______________________________________________________
 
c) A mãe decidiu levá-lo ao médico.
 
_______________________________________________________
 
d) Paulo era um menino cheio de imaginação.
 
_______________________________________________________
 
e) O desejo de Paulo era viajar pelo mundo.
 
_______________________________________________________
 

6) O sujeito das orações abaixo está oculto. Diga qual a pessoa que o representa.
 

a) Perdi todos os meus documentos. ____________________________
 
b) Queríamos assistir ao debate hoje à noite na tevê._________________
 
c) Conversaram com seus amigos, afinal? _________________________
 
d) Sabes que a Terra não se renovará? ___________________________
 

7) – Classifique os predicados em: (PV) verbal ou (PN) nominal.
 

a) O professor permaneceu sentado durante a palestra do diretor. ( )
 
b) Imediatamente, o médico socorreu o pequeno menino. ( )
 
c) O ônibus quebrou durante a viagem de férias. ( )
 
d) O aluno ficou pensativo durante o todo teste. ( )
 
e) O arquiteto estava preocupado com o projeto. ( )
 

8) Na oração “Conhecemos nossos adversários um dia antes do jogo”. Marque a alternativa que apresentar a classificação correta do sujeito:
 

a) Simples
 
b) Composto
 
c) Desinencial
 

9) Assinale as que possuem predicado nominal,circule o verbo de ligação e grife o predicativo do sujeito.
 
a) ( ) A criança ficou ferida.
 
b) ( ) Seu vizinho é milionário.
 
c) ( ) O professor corrigiu as provas. 
 
d) ( ) O Brasil foi descoberto por Cabral.
 
e) ( ) Aquela mulher parece uma tábua.
 

10) Separe com uma barra o sujeito e predicado:
 
a) João e Maria saíram para a floresta.
 
b) Cinderela lavava o chão da cozinha todos os dias.
 
c) A Bela e a Fera se apaixonaram. 
 

11) Escreva S para simples e C para o período composto:
 
a) ( ) Sultão fecha os olhos e dorme.
 
b) ( ) Elias e Carlos levaram as bagagens para o navio.
 
c) ( ) A praia estava deserta.
 
d) ( ) O calor e o vento estavam fortes.
 
e) ( ) O dia ficou sombrio.
 

12) "O homem, a fera e o inseto, à sombra delas, vivem livres de fome e fadigas." Nesta oração o sujeito é:
 
a) Sujeito simples
 
b) Oração sem sujeito.
 
c) Sujeito oculto.
 
d) Sujeito composto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário