sábado, 17 de outubro de 2015




CURIOSIDADES SOBRE AS FESTAS JUNINAS

No Nordeste brasileiro se comemora com pequenas ou grandes festas que reúnem toda a comunidade e turistas, com fartura de comida, quadrilhas, casamento matuto,e muito forró. É comum os participantes das festas se vestirem com roupas de matuto.
Os homens com camisas quadriculada, calça remendada com panos coloridos e chapéu de palha. As mulheres usam vestidos coloridos de chita e chapéu de palha. A Festa de São João brasileira é típica da região Nordeste. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica e pamonha.
O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial. Um largo espaço ao ar livre, cercado ou não, onde barracas são erguidas unicamente para o evento. O arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro. Lá, tem quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras. As fogueiras de São João e a celebração de casamentos são costumes ainda hoje praticados em festas de São João europeias.
Responda:
Como foram as comemorações das festas juninas em sua cidade?
Quais as comidas típicas das festas juninas?
Quais as brincadeiras mais adequadas para o ambiente junino?
Redija um texto de acordo com a temática:
As festas juninas é um patrimônio cultural imaterial que precisa ser preservado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário