sexta-feira, 16 de setembro de 2016


As locuções "bem como", "assim como" e "como"



 
As locuções "bem como", "assim como" e "como" são demarcadas por algumas particularidades, sobretudo em se tratando da pontuação e da concordância verbal. Para tanto, analisemos este enunciado que segue: Patrícia, bem como sua irmã, aprecia a leitura de grandes clássicos. 
Atentemos para o fato de que o verbo, em se tratando de um sujeito composto, normalmente deveria ser expresso no plural, não é verdade? Pois bem, é justamente aí que reside a grande questão. Primeiramente, você deve se atentar ao fato de que a locução “bem como”, nessa oração, aparece grafada ente vírgulas. E o fato de a conjunção em estudo se encontrar entre o sinal de pontuação (vírgulas) faz dela uma intercalação (bem como sua irmã). Dessa forma, constata-se que o intuito do emissor foi enfatizar acerca do sujeito, que nesse caso se classifica como simples, ora representado somente por “Patrícia”. 
RETIRANDO, porém, as vírgulas, obteremos: Patrícia bem como sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos. 
O que equivale a dizer que “Patrícia e sua irmã apreciam a leitura de bons clássicos”. Neste caso, como não se trata mais de uma intercalação, o sujeito se classifica como composto, requisitando, portanto, concordância feita por meio do verbo (apreciam). 
E as mesmas particularidades também se empregam às conjunções “assim como” ou apenas “como”. Apenas lembrando-se de que, quando a intenção não for de dar ênfase ao primeiro agente (no caso, classificando-se como sujeito simples), não se usa a vírgula e a concordância verbal deverá ser adequadamente estabelecida, pelo fato de não se tratar de uma intercalação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário