terça-feira, 27 de setembro de 2016



Linguagem Coloquial

A linguagem coloquial compreende a linguagem informal, ou seja, é a linguagem cotidiana que utilizamos em situações informais, por exemplo, na conversa com os amigos, familiares, vizinhos, dentre outros.
Quando utilizamos a linguagem coloquial decerto que não estamos preocupados com as normas gramaticais, e por isso, falamos de maneira rápida, espontânea, descontraída, popular e regional com o intuito de interagir com as pessoas.
Dessa forma, na linguagem coloquial é comum usar gírias, estrangeirismos, abreviar e criar palavras, cometer erros de concordância, os quais não englobam as preocupações com a norma culta.
Para tanto, quando escrevemos um texto é muito importante que utilizemos a linguagem formal (culta), ou seja, gramaticalmente correta. Isso é um problema que ocorre muitas vezes com os estudantes que tentam produzir um texto, e por estarem tão familiarizados com a linguagem falada, não conseguem se distanciar da maneira de falar.
Outro fator importante para apontar é que a linguagem utilizada pode identificar seu meio social, suas condições econômicas, dentre outros fatores. Por exemplo quando fazemos uma entrevista de emprego, deixamos de lado a linguagem coloquial dando lugar a linguagem formal ou culta. Nesse sentido, torna-se deselegante conversar com seu chefe ou superior de maneira coloquial, por exemplo, com um discurso repleto de gírias e abreviações.
Note que a linguagem coloquial faz parte do cotidiano das pessoas de todos os lugares do mundo, e a ideia não é que ela seja substituída pela linguagem formal, mas que todos compreendam a diferença existente em cada uma e os contextos de uso: a linguagem coloquial e a linguagem culta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário