quinta-feira, 30 de abril de 2015

UMA PROFISSÃO

Foto de Educação é o Futuro.


       Deveria ser uma profissão de dar orgulho mesmo, pois todos os outros profissionais  bons, passaram por excelentes professores. Mas o dia-a-dia de um professor é triste.
Os desafios ,que tem que encarar todos os dias , com uma carga horária excessiva, um número exagerados de turmas para trabalhar.Lotação em duas ou três escolas, se não ,nem consegue sobreviver.
Pilhas e pilhas de provas, trabalhos ,dinâmicas diferenciadas, diários eletrônicos.
E as cobranças dos gestores: faça isso, faça aquilo ,precisamos melhorar o desempenho no Ideb, não deixar que os nossos alunos desistam da escola.
Professores, vocês tem que fazer ações para que possamos melhorar o desempenho dos nossos alunos do abaixo do básico para o básico , do básico para o bom, e do bom para o excelente, senão vamos ter muitas reprovação de  alunos.
E isso tem que ser feito pra ontem ,pois temos que mandar os relatórios para fulano e ciclano.
Olha, o dia de entregar notas, dia de reunião de pais, dia de entregar os relatórios...
Vem os pais ,para conversar com o professor, em vez de ajudar ,na maioria das vezes,só atrapalha, pois os pais dizem: professor ,em casa e muito pior.
Já não sei o que fazer com esse menino.
 O professor ,que já esta desaminado, quer literalmente morrer.
Trabalha meses afinco e aquela rotina estressante vai levando ao esgotamento, pois você passa duas ,três horas elaborando uma prova para o aluno perguntar: professor, é pra responder? Você já não quer mais ouvir uma voz, dá vontade de sumir. Mas educadamente você responde ,que sim. O aluno passar cinco minutos com a prova na mão e  coloca o nome , deixa tudo em branco e vem até você e diz: Professor ,só por assinar meu nome você vai me dar 1,0 pontos,né?
Naquele momento ,você olha para todos os lados querendo ir em direção aquela porta e nunca mais pisar seus pés ali, porque ninguém merece ser maltratado assim.
Você tem que fazer greve todos os anos para conseguir dez ,vinte,sessenta ,cem reais de aumento no máximo, e , é  quando consegue alguma coisa.
E ainda tem que ficar feliz, porque essa greve com aumento ou não, vai comprometer todos os seus sábados e feriados seguintes ,do ano corrente para repor as aulas.
Que país é esses?
Que profissão é essa?
Qual outra profissão, alguém tem que trabalhar no ponto facultativo?
Que categoria precisa repor seu dia?
Só o professor, que ganha uma mesquinharia.
Sofre Bullying todos os momentos. Vive sob pressão ,como pipocas na pipoqueira.
E ainda tem que dizer que é feliz e realizado.
Não sejamos Hipócritas?
A vida de professor é de alto risco, pois mexer com adolescentes e crianças ,que não se sabe a procedência ,e com pais que não assumem suas devidas responsabilidades .
Ser professor é estar correndo risco de vida num trabalho de alta periculosidade.
E ser pouco remunerado e nada reconhecido pelo seu trabalho.
Ser professor é uma atividade em decadência e breve ,em extinsão, pois ninguém quer ser professor, não tem incentivo, valorização, respeito  nem remuneração adequada.
No Brasil, um professor ganha 40% menos que qualquer outro profissional com nível superior.
E quais profissionais de outras áreas ,ficam seus fins de semana trabalhando, seus feriados intermináveis corrigindo e elaborando material para trabalhar?
Ninguém, meus caros!
Sejam o que quiserem, menos professores!
Desabafo de uma profissional de 22 anos de carreira.


"Não se acostume com o que não o faz feliz!"(Fernando Pessoa)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário