Volta às aulas:
como organizar a recepção dos alunos
Recepção
das famílias
No horário de entrada, é importante que o diretor e o
coordenador estejam no pátio para tirar dúvidas dos pais e ajudar os alunos,
principalmente os novatos. atitudes como essa demonstram que os gestores estão
abertos a questionamentos e interessados em acolher todos os estudantes desde o
início do ano letivo.
Apresentação
da escola
Para que os novatos conheçam o lugar em que vão estudar,
é importante organizar uma equipe para recepcioná-los, mostrar as dependências
da instituição e apresentar os funcionários. Uma sugestão é propor que os
estudantes mais antigos fiquem responsáveis por essa visita guiada. assim, os
novos já começam a conhecer a turma.
Integração
dos alunos
Estimule os novos estudantes a participar de grupos
mistos, formados por alunos de diferentes anos. Essas equipes podem ser
organizadas pelos próprios estudantes, de acordo com as áreas de interesse
deles. Grupos de jardinagem, teatro e esportes são algumas opções.
Cuidado
com os novatos
Quando ainda não conhecem os colegas, crianças e jovens
que acabaram de chegar tendem a ficar mais retraídos. para evitar esse
isolamento, é importante que a escola planeje atividades para momentos como o
intervalo. nos primeiros dias, é bom também pedir que os educadores prestem
atenção extra nos novatos para que não fiquem sozinhos.
Formas de organizar-se para o trabalho de
2015
Ter um jeito próprio de se organizar
Não existe certo ou errado quando se fala em
rotina profissional. Cada professor precisa descobrir as ferramentas que melhor
se encaixam ao seu estilo de trabalho. Pode ser um bloco do tipo agenda, um
caderno tradicional ou um arquivo de computador.
Planejar com antecedência
Separar o material didático previsto para ser
usado na semana seguinte e reservar um dia para rever o roteiro de atividades é
sempre bom para garantir que nenhum detalhe seja esquecido.
Reservar espaço para estudar
Manter-se atualizado, tanto em relação aos
conteúdos quanto à prática de sala de aula, é fundamental. Você pode fazer um
mestrado, uma especialização ou apenas estabelecer uma rotina de estudos em
casa ou na escola com algum colega (com muitos livros e pesquisa via internet).
O que vale é crescer sempre.
Organizar o espaço
As atividades previstas para
o dia serão desenvolvidas individualmente ou em grupos? Prever a melhor maneira
de ambientar a sala de aula é o primeiro passo. Organize o espaço com
antecedência para não perder temo com os alunos.
Compartilhar o planejamento
"Contar aos alunos o que será feito ao
longo do dia é importante por dois motivos. Em primeiro lugar, porque eles
ficam mais confortáveis, sem aquela euforia de 'o que será que vem agora?'.
Depois, porque faz com que saiam da postura passiva de quem está sempre
aguardando um comando", explica Karen Elizabete Nodari, coordenadora do
núcleo de Orientação e Psicologia Educacional do Colégio de Aplicação da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Definir as tarefas
Cada conteúdo exige um tipo
de atividade (leia mais nesta reportagem). Enquanto os alunos produzem textos
ou resolvem problemas, uma boa dica é circular pela sala, acompanhando a
produção de cada um. "Se você decide passar um filme, por exemplo, é
essencial preparar um pequeno roteiro para a turma, com pontos a ser
observados", diz Valéria Roque.
Prever atividades extras
Nem tudo sai conforme o previsto, certo?
Portanto, ter na manga algumas tarefas capazes de envolver a turma é sempre
bom. No dia-a-dia, isso vale também para aqueles alunos que sempre terminam
tudo antes dos outros - mas não podem ser deixados de lado.
Antecipar a aula seguinte
Encerrar o dia informando o que será realizado
no dia seguinte é uma ótima estratégia porque gera uma expectativa positiva e
permite que os alunos se preparem melhor ao compreender que há continuidade no
processo educativo.
Trocar ideias na escola
Reuniões com os colegas, a coordenação
pedagógica e a direção são fundamentais para revisar o planejamento e
encaminhar as questões mais relevantes.
Pensar grande
"É preciso ter uma visão de conjunto para
poder planejar a rotina diária", resume a professora Lúcia, de Porto
Alegre. "Mecanismos de registro ajudam muito nesse sentido. Alguns
preferem escrever, outros preferem fazer esquemas. Só não pode mesmo é fazer
tudo de cabeça."
"É PRECISO DEIXAR TUDO ORGANIZADO"
Confira a seguir o
depoimento da professora Lúcia Ferreira, que leciona para o 2º ano na EM Chico
Mendes, em Porto Alegre, sobre a importância da rotina para suas atividades
diárias. "Chego todo dia às 7h20 na escola. Pego o caderno de chamada e
vou para a sala de aula, conferir se o espaço está organizado da forma que eu
preciso. Quando toca o sinal, às 7h45, vou ao pátio buscar a turma. Pergunto
como passaram o dia anterior, faço a chamada e apresento como será o dia. Todos
escrevem a data no caderno e anotam a sequência de atividades previstas. Só
então dou início às tarefas: leitura, escrita, desenho etc. Como em qualquer
turma, cada aluno trabalha num ritmo próprio. Alguns não conseguem acompanhar o
andamento, precisam de incentivo e auxílio constantes. Outros terminam tudo
rapidamente. Esses, eu uso como monitores, para auxiliar os colegas. Logo após
o recreio, costumo propor tarefas mais lúdicas e calmas porque a gurizada volta
do pátio sempre agitada. Às 11h30, meia hora antes do fim da aula, todos
recolhem os materiais usados. Faço uma avaliação do que fizemos e aponto como
será o dia seguinte. Se algum trabalho não foi concluído, gosto de lembrar o
que falta fazer. E é importante lembrar se haverá aula de Educação Física, por
exemplo. Em casa, começa o que eu chamo de segundo tempo. Registrar os eventos
mais importantes, ajustar o planejamento, criar atividades para os mais
adiantados. No meu caderno, tenho a semana inteira prevista porque é preciso
deixar tudo organizado para que a turma toda avance."
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