Descritores de Matemática do 5° ano
Espaço e forma (Fonte:http://portal.inep.gov.br/web/saeb/30)
D1-
Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras
representações gráficas
D2
-Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos
redondos, relacionando figuras tridimensionais com
suas planificações
D3- Identificar propriedades comuns e
diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de
ângulos
D4- Identificar quadriláteros observando as
posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares)
D5
-Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da
área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas
quadriculadas
Grandezas
e medidas
D6-
Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou
não
D7-
Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas
como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml
D8
-Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo
D9
-Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da
duração de um evento ou acontecimento
D10
Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário
brasileiro em função de seus valores
D11-
Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas,
desenhadas em malhas quadriculadas
D12
-Resolver problema envolvendo o cálculo ou a estimativa de áreas de figuras
planas, desenhadas em malhas quadriculadas
Números
e operações / Álgebra e funções
D13-
Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais
como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional
D14
-Identificar a localização de números naturais na reta numérica
D15
-Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens
D16
-Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma
polinomial
D17
-Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais
D18
-Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais
D19-
Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da
adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou
negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa)
D20
-Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da
multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de
proporcionalidade, configuração retangular e combinatória
D21-
Identificar diferentes representações de um mesmo número racional
D22-
Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal
na reta numérica
D23
-Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema
monetário brasileiro
D24
-Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes
significados
D25-
Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo
diferentes significados da adição ou subtração
D26
-Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%)
Tratamento
da informação
D27
-Ler informações e dados apresentados em tabelas
D28
-Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos
de colunas)
Descritores
de Matemática do 9° ano
Espaço
e forma
D1
-Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras
representações gráficas
D2
-Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e
tridimensionais, relacionando-as com suas planificações
D3 -Identificar propriedades de triângulos
pela comparação de medidas de lados e ângulos
D4
-Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades
D5
-Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da
área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas
quadriculadas
D6
-Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos
retos e não retos
D7-Reconhecer
que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são
semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se
alteram
D8-
Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos
internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos
polígonos regulares)
D9-
Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas
D10
-Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas
significativos
D11-
Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações
Grandezas
e medidas
D12-
Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas
D13
-Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas
D14-
Resolver problema envolvendo noções de volume
D15 -Resolver problema envolvendo relações
entre diferentes unidades de medida
Números
e operações / Álgebra e funções
D16-
Identificar a localização de números inteiros na reta numérica
D17-
Identificar a localização de números racionais na reta numérica
D18-
Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição,
subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D19
-Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das
operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D20
-Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição,
subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D21-
Reconhecer as diferentes representações de um número racional
D22
-Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes
significados
D23-
Identificar frações equivalentes
D24-
Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão
do sistema de numeração decimal, identificando a existência de
"ordens", como décimos, centésimos e milésimos
D25
-Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição,
subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D26
-Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição,
subtração, multiplicação, divisão e potenciação)
D27 -Efetuar cálculos simples com valores
aproximados de radicais
D28-
Resolver problema que envolva porcentagem
D29
-Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas
entre grandezas
D30
-Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica
D31
-Resolver problema que envolva equação de segundo grau
D32
-Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em
sequências de números ou figuras (padrões)
D33
-Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um
problema
D34
-Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema
D35
-Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um
sistema de equações de primeiro grau
Tratamento da informação
D36-
Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos
D37
-Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos
que as representam e vice-versa.
Descritores de Língua Portuguesa do 5° ano
Procedimentos de leitura
D1-
Localizar informações explícitas em um texto.
D3-
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4-
Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 -Identificar
o tema de um texto].
D11
-Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
Implicações
do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto.
D5 .Interpretar texto com o auxílio de
material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
D9
.Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Relação entre textos
D15-Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam
do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em
que será recebido.
Coerência e coesão
no processamento do texto
D2-
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um texto
D7
-Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a
narrativa.
D8
-Estabelecer relação causa e consequência entre partes e elementos do texto.
D12
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções, advérbios etc.
Relações entre
recursos expressivos e efeitos de sentido
D13 -Identificar
efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D14 -Identificar
o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Variação
linguística
D10 -Identificar
as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Descritores
de Língua Portuguesa do 9° ano
Procedimentos
de Leitura
D1
-Localizar informações explícitas em um texto.
D3- Inferir o sentido de uma palavra ou
expressão.
D4-
Identificar o tema de um texto.
D14
-Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na
compreensão do texto
D5-
Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas,
quadrinhos, foto etc.)
D12
-Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Relação entre textos
D20-
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos
que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e
daquelas em que será recebido.
D21
-Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo
fato ou ao mesmo tema.
Coerência
e coesão no processamento do texto
D2
-Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para a continuidade de um texto
D7 -Identificar a tese de um texto
D8
-Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D9
-Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
D10 -Identificar
o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D11-
Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
D15 -Estabelecer relações lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
D16-
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados
D17
-Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras
notações
D18
-Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada
palavra ou expressão
D19
-Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos
ortográficos e/ou morfossintáticos.
Variação linguística
D13-
Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de
um texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário