quarta-feira, 13 de maio de 2015




FIGURAS DE LINGUAGEM

 

1) ELIPSE – ZEUGMA
Veja os exemplos:
1-Na varanda, brinquedos e mais livros. (elipse)
2-Ele prefere teatro; eu, baladas animais.(zeugma)


2) PLEONASMO
Ela cantou uma canção linda! das antigas.
3) HIPÉRBATO
Exemplos:

Passam pelo banco as pessoas endinheiradas.
Na escada subiu o escultor.

4) ANACOLUTO
É a falta de nexo que existe entre o início e o fim de uma frase.

O mundo gira sem parar, contei duas novas rugas essa manhã..

A lista de animais extintos não para de crescer, Como está bom esse churrasco.

5) SILEPSE
SILEPSE DE NÚMERO (singular/plural)

Aquela multidão gritavam diante do jogador.

6) METÁFORA – COMPARAÇÃO
1-Ela é um anjo bom . (metáfora)

2-A vida pode estar à deriva, como um barco perdido no mar. (comparação)

7) METONÍMIA
Aqui também existe a comparação, só que desta vez ela é mais objetiva.

Pão para quem tem fome.(“Pão” no lugar de “alimento”)

8) PERÍFRASE – ANTONOMÁSIA
O Mestre do Suspense dirigiu Psicose, clássico do cinema.

9) CATACRESE
A asa da xícara é muito bem trabalhada.
Usou o pé da mesa quebrado como arma.

10) ANTÍTESE
O ódio não leva a nada, devemos buscar o amor.
11) EUFEMISMO
Aquele homem cometeu um deslize, ele subtraiu dinheiro.
Acho que não fui feliz no vestibular.

12) IRONIA
Que criança comportadinha! (quando se trata, na verdade, de uma criança arteira.)

13) HIPÉRBOLE
Eu poderia comer um boi inteiro, sabia?

14) PROSOPOPÉIA
A lua era testemunha da minha dor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário