quarta-feira, 13 de maio de 2015



Emprego dos porquês

Por que (separado sem acento)

Usa-se esta forma para iniciar perguntas
diretas ou indiretas
 
- Por que fizeste isso?

Podemos trocar o "por que" por "pelo qual
motivo", sem alterar o sentido:

- Pelo qual motivo fizeste isso?
Por que -> pelo qual motivo
Porque (junto sem acento)
Utilizamos esse formato para responder perguntas:
- Fiz isso porque  era necessário
É possível trocar o "porque" por "pois", sem alterar o sentido:
 
- Fiz isso pois era necessário
Porque -> pois

Por quê (separado com acento)
Utiliza-se o "por quÊ" em final de frases:
- Sabemos que você não compareceu à reunião, por quê?

Porquê (junto com acento)
Essa forma é utilizada quando o "porquê" tem função de
substantivo
- Se ele fez isso, teve um porquê (motivo)
- Gostaria de entender
 o porquê eu tenho que ir

 
1 - (MM) A alternativa errada quanto ao emprego do porquê é:
a – Não revelou o motivo por que não foi ao trabalho.
b – Estavam ansiosos porque o dia já havia amanhecido.
c – Eis o porquê da minha viagem.
d – Ele não veio por que estava doente.
e – Porque houve um engarrafamento, chegou atrasado ao colégio.
2 - Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, tendo em vista o emprego de por que, porquê, por quê e porque:
( ) Não fiz a pesquisa * estava doente.
( ) * Marcela não conta toda a verdade?
( )  Não quis ir ao cinema *?
( )  Nem imagino o * dessa alegria.
(a) porquê
(b) por quê
(c) por que
(d) porque
3 – Analise atentamente e assinale a alternativa correta:

a – Estou aqui há uma hora e quero saber porque você demorou tanto.
B – Estou aqui há uma hora e quero saber porquê você demorou tanto.
C – Estou aqui há uma hora e quero saber por que você demorou tanto.
D – Estou aqui há uma hora e quero saber por quê você demorou tanto.
Fonte: Infoescola

Nenhum comentário:

Postar um comentário