AVALIACÃO DE língua PORTUGUESA COM MATRIZ DE REFERENCIA
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E.E.”Dr JOAQUIM VILELA”
AVALIAÇÂO DE LÍNGUA
PORTUGUESA / 2012
ALUNO
(A):_______________________________________________Nº___ SÉRIE:
PROFESSOR:
________________________________ VALOR:
_____
NOTA: _______ BOA SORTE!!!
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O SILÊNCIO DO ROUXINOL
[...] Na época de Salomão, o melhor dos reis,
um homem comprou um rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa
gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio,
para encanto da vizinhança.
Certo dia, em que a gaiola havia sido
transportada para uma varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer
coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparável rouxinol
emudeceu.
Desesperado, o homem levou seu pássaro à
presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe
pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.
O rouxinol disse a Salomão:
– Antigamente eu não conhecia nem caçador,
nem gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa,
e caí nela, levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu-
me no mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que
aí está. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava
por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me
dizer: “Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm
nessa gaiola”. Então, decidi me calar.
Salomão traduziu essas poucas frases para o
proprietário do pássaro. O homem se perguntou: “De que adianta manter preso
um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe devolveu a liberdade.
CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos
mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.
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1. O fato que gera o conflito na história é o
pássaro
a) possuir uma voz excepcional.
b) ter emudecido.
c) ser um rouxinol.
d) encantar a vizinhança.
2. No trecho “...cantava, horas a fio, para
encanto da multidão.”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de
a) de vez em quando.
b) durante muito tempo.
c) pousado em um fio.
d) sem cobrar por isso.
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3. A decisão de não mais cantar, comunicada
pelo rouxinol a Salomão, que a traduziu para o homem, teve, como
consequência, o homem
a) não entender a tradução.
b) ficar desesperado.
c) libertar o rouxinol.
d) silenciar o rouxinol.
4. O trecho do texto que contém uma opinião
é
a) “Na época de Salomão, o melhor dos
reis,...”(1°§)
b) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo
de seu silêncio.”..(3°§)
c) “Comecei a me lamentar noite e dia,...”(5°
§)
d) “E lhe devolveu a liberdade.”(6°§)
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LXIII
Como se combina com os pássaros a tradução de
seus idiomas?
Como dizer à tartaruga que a supero em
lentidão?
Como perguntar à pulga qual seu recorde de
saltos?
E que devo dizer aos cravos agradecendo-lhes
o perfume?
NERUDA, Pablo. Livro das perguntas. São
Paulo: Cosac Naify, 2008.
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5. O poema é estruturado em quatro estrofes,
que expressam quatro perguntas sobre um mesmo assunto. Pelo assunto comum às
perguntas que o eu poético se faz, podemos entender que o tema do poema é
a) a superioridade do animal racional em
relação aos demais seres vivos.
b) a necessidade de aprendermos a nos
comunicar com bichos e plantas.
c) a falta de harmonia entre os seres humanos
e a natureza.
d) a impossibilidade de comunicação do homem
com os bichos e as plantas.
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6. Observando aspectos da linguagem da propaganda acima, entendemos
que o uso da palavra “hummm” ao invés de “um” teve a intenção de
a) dizer, numa só palavra, que o produto é gostoso e de rápido
preparo.
b) apresentar um bom produto para pessoas que não podem perder
tempo.
c) mostrar que o preparo pode demorar um pouquinho mais de um
minuto.
d) ressaltar a ideia da rapidez com que o novo hambúrguer fica
pronto.
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Seiscentos
e sessenta e seis
A
vida é um dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando
se vê, já são 6 horas: há tempo...
Quando
se vê, já é 6ª feira... Quando se vê, passaram sessenta anos...
Agora,
é tarde demais para ser reprovado... E se me dessem – um dia – uma outra
oportunidade,
Eu
nem olhava o relógio seguia sempre, sempre em frente...
E
iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas. QUINTANA,
Mário. Esconderijos do tempo. São Paulo: Globo, 2005
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7. As reticências foram usadas, no fim de alguns versos, com o
sentido de expressar
a) o cansaço que a passagem do tempo traz.
b) a lentidão com que o tempo vai passando.
c) a continuidade da passagem do tempo.
d) o sentimento de que nada muda com o tempo.
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Daqui
a seis meses, as propagandas de alimentos com altos teores de açúcar, gordura
e sódio terão de veicular frases alertando sobre os perigos à saúde que o
consumo excessivo dessas substâncias pode causar. A medida está prevista em resolução da Anvisa (Agência
Nacional de Vigilância Sanitária) publicada nesta terça-feira no "Diário
Oficial" da União, que traz novas regras para a publicidade de
alimentos. As frases de alerta deverão ser ditas pelo principal personagem da
propaganda, no caso da televisão, ou pelo locutor dela, no rádio. Se o
produto tiver muito açúcar, o alerta será para o risco de cárie dentária e
obesidade. No caso da gordura saturada, para o risco de diabetes e doenças do
coração. No caso da gordura trans, para doença do coração e, no caso de alto
teor de sódio, para o coração e para pressão alta. [...]
notasedestaques.blogspot.com
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8. Observe, no texto, o início do segundo período “A medida
está prevista em resolução...”. O termo sublinhado diz respeito à veiculação
de
a) valores quantitativos dos alimentos.
b) valores considerados como consumo excessivo.
c) propagandas de alimentos com altos teores de açúcar.
d) frases de alerta sobre os perigos do consumo de determinadas
substâncias.
9. O texto nos informa que as substâncias, cujo consumo podem
causar doenças do coração, são
a) gorduras saturadas, gorduras trans e sódio.
b) carboidratos, proteínas e fibra alimentar.
c) gorduras saturadas, fibra alimentar, glúten.
d) açúcar, gorduras totais, proteínas.
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10. Observando os aspectos das linguagens
verbal e não verbal do cartum, entendemos que a) uma das meninas
gosta de dar sustos na amiga.
b) a mãe de uma das meninas fica infeliz, quando se pesa.
c) a mãe não gosta de que as meninas brinquem na balança.
d) uma das meninas tem medo de que a amiga se machuque.
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É
preciso se levantar cedo?
A
partir do momento em que a lógica popular desenrola diante de nós sua
sequência de surpresas, é inevitável que vejamos surgir a figura do grande
contador de histórias turco, Nasreddin Hodja. Ele é o mestre nessa matéria.
Aos seus olhos a vida é um despropósito coerente, ao qual é fundamental que
nós nos acomodemos. Deste modo, quando era jovem ainda, seu pai um dia lhe
disse:
–
Você devia se levantar cedo, meu filho.
–
E por quê, pai?
–
Porque é um hábito muito bom. Um dia eu me levantei ao amanhecer e encontrei
um saco de ouro no meu caminho.
–
Alguém o tinha perdido na véspera, à noite?
–
Não, não – disse o pai. – Ele não estava lá na noite anterior. Senão eu teria
percebido ao voltar para casa.
–
Então – disse Nasreddin –, o homem que perdeu o ouro tinha se levantando
ainda mais cedo. Você está vendo que esse negócio de levantar cedo não é bom
para todo mundo. (CARRIÈRE, Jean-Claude. O círculo dos
mentirosos: contos filosóficos do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.)
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11. O diálogo entre pai e filho permite entender que
a) pai e filho não se dão bem.
b) pai e filho têm os mesmos hábitos.
c) pai e filho encontraram um saco de ouro.
d) pai e filho pensam de forma diferente.
12. O uso do vocábulo “então”, que abre a fala final de
Nasreddin, serve para que apresente ao seu pai
a) a conclusão que tirou da resposta.
b) a hora de encerrarem aquela conversa.
c) a justificativa para acordar mais tarde.
d) a hipótese de que estava com a razão.
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QUAL É? Marcelo D2
Eu
tenho algo a dizer. Explicar prá você / Mas não garanto, porém. Que engraçado
/ Eu serei dessa vez. Para os parceiros daqui / Para os parceiros de lá / Se
você se porta / Como um homem, um homem... / Será?/ Que você mantém a conduta
/ Será?
Que
segue firme e forte na luta / Onde os caminhos da vida / Vão te levar / Se
você aguenta ou não/ O que será, será
Mas
sem esse caô / De que tá ruim, não dá / Isso eu já ouvi, vi, venci / Deixa
prá lá.../ [...] Então diz! Essa onda que tu tira
Qual
é? Essa marra que tu tem / Qual é? Tira onda com ninguém
Qual
é? Qual é neguinho? / Qual é?... [...]
http://letras.terra.com.br/marcelo-d2/72679/http://letras.terra
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15. O trecho da letra da música que exemplifica o uso da linguagem
informal é
a) “[...] Eu serei dessa vez”
b) “[...]você mantém a conduta”
c) “[...]Isso eu já ouvi, vi, venci”
d) “[...]Tira onda com ninguém”
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13. O texto tem como finalidade
a) exaltar a beleza e a diversidade de nossos pássaros.
b) divulgar uma campanha de proteção a animais.
c) informar sobre uma campanha de vacinação de animais.
d) mobilizar as comunidades em prol da conservação das matas.
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14. Magali, a personagem dos quadrinhos acima, tem como
característica principal ser uma comilona. O engraçado na história está
a) na expressão contrária do pipoqueiro.
b) na indecisão que Magali demonstra na hora de fazer o seu
pedido.
c) na resposta que Magali dá ao pipoqueiro.
d) no fato de Magali só gostar de guloseimas.
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Escola
Estadual
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Matriz
de Referência
Avaliação
diagnóstica para o 7º ano
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Professor:
Disciplina:
Data:
Valor: Bimestre: Turma:
Conteúdo
(Tópicos):
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Nº
da Questão
|
Questão
Correta
|
Descritores
|
Nº
de alunos que erraram a questão
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01
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A
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D19
– Identificar
o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa.
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02
|
B
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D5
– Inferir o sentido de palavra ou expressão.
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03
|
C
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D12
– Estabelecer
a relações causa/consequência entre partes e elementos do texto.
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04
|
A
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D10
– Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
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05
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D
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D1
– Identificar o tema ou sentido global de um texto.
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06
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A
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D28
– Reconhecer
o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou
expressão.
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07
|
C
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D21
– Reconhecer
o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.
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08
|
D
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D15
– Estabelecer
relações entre parte de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para sua continuidade.
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09
|
A
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D2
– Localizar informações explícitas em um texto.
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10
|
B
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D8
– Interpretar
textos que conjuga linguagem verbal e não-verbal.
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11
|
B
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D7
– Identificar a função de textos de diferentes gêneros.
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12
|
C
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D23
– Identificar
efeitos de ironia ou humor em textos.
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13
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D
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D3
– Inferir informações implícitas em um texto.
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14
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A
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D11
– Reconhecer
relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,
advérbios, etc.
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15
|
D
|
D13
– Identificar
marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
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