A borboleta e a tartaruga
Liliana
Iacocca
Era uma manhã ensolarada e a velha tartaruga, que
vivia na lagoa há mais de cem anos, saiu para tomar sol.
Procurou um cantinho na margem, se
ajeitou vagarosamente e lá decidiu ficar no maior sossego.
Naquela mesma hora, uma borboleta,
que tinha acabado de nascer, apareceu por lá, batendo apressadamente as asas.
Toda agitada, olhando para tudo
quanto é lado, sem saber por onde começar.
— O que será aquilo? — pensou a
borboleta quando viu a tartaruga.
E imediatamente pousou sobre ela.
— Pronto! Eu sabia que este meu
sossego não ia durar! — reclamou a tartaruga. — Xô! Xô! Vai incomodar outra! Se
você não consegue ficar um minuto parada, deixa em paz quem quer ficar
tranqüila no canto dela!
— Mas quem é você? — perguntou a
borboleta.
Não está vendo que eu sou uma
tartaruga?
— Que horror! — gritou a borboleta.
— Fui pousar logo em cima do bicho mais parado que existe no mundo. Que horror!
E foi embora do jeito que tinha
chegado.
— Que bicho irritante! — pensou a
borboleta. — Eu não sei como alguém pode ficar a vida toda parada com tanta
coisa para se ver.
— Que bicho irritante! — pensou a
tartaruga. — eu não entendo como alguém pode se mexer o tempo todo, sem ter um
pingo de sossego.
E enquanto a borboleta voava, a
tartaruga encolheu a cabeça e ficou onde estava.
— Que linda flor! Como é bonita aquela
amarela! E a vermelha também! Você é uma árvore? Bom dia, passarinho! Vou
correr atrás da abelha... Olha eu no espelho da lagoa!...
— Para que sair daqui se o calor do
sol está tão gostoso? — pensou a tartaruga.
E assim o dia foi passando, e a tartaruga no
canto dela pensava:
— Nada melhor do que uma boa dormida
depois de um dia longo como este.
— Nossa! Já está anoitecendo e eu
não vi quase nada! — pensou a borboleta. — Como o dia foi curto!
Quando a noite chegou, a tartaruga
decidiu ficar onde estava mesmo e só voltar para a lagoa no dia seguinte. E a
borboleta, surpreendida pela escuridão, procurou um lugar para ficar.
— Vou pousar nesta pedrinha — pensou
a borboleta, e pousou sobre a tartaruga.
— Que ventinho gostoso! — pensou a
tartaruga quando sentiu a borboleta sobre ela. E fechou os olhos.
Que pedra quentinha! — pensou a
borboleta e dormiu.
Naquela noite, a borboleta sonhou
que era tartaruga e a tartaruga sonhou que era borboleta.
A borboleta e a tartaruga. são Paulo,
Ática, 1999.
1) Reescreva
as frases substituindo a palavra grifada por outra do texto de mesmo
sentido. Faça a concordância
necessária.
a) Uma borboleta que acabara de nascer, batia rapidamente as asas.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) — Pronto! Eu sabia que esta minha tranqüilidade não ia durar!
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) E a borboleta, pega
de surpresa pela escuridão, procurou um lugar para ficar.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando
as falas das personagens.
( 1 )
Borboleta ( ) — O que será aquilo?
( 2 )
Tartaruga ( ) — Que horror!
( ) — Pronto! Eu sabia que este meu sossego
não ia durar!
( ) — Que linda flor!
( ) — Que ventinho gostoso!
3) Numere de 1
a 5 os acontecimentos de acordo com a ordem do
texto.
( ) A borboleta
voou admirando a natureza enquanto a tartaruga ficava quieta no seu canto.
( ) Uma
borboleta nova, agitada, pousou na tartaruga.
( ) À noite,
a borboleta pousou sobre a tartaruga e a sentiu quentinha e a tartaruga gostou do ventinho suave de suas asas.
( ) Uma velha
tartaruga que vivia na lagoa, procurou um cantinho na margem e ficou no maior sossego.
( ) A
tartaruga e a borboleta brigaram, uma reclamando da outra.
4) Marque com um (X) as características da
TARTARUGA.
( ) nova ( ) agitada
( )
lenta ( ) velha
( )
sossegada ( ) esperta
5) Lendo o texto pode-se observar a duração (tempo)
em que a história acontece. Marque a resposta certa.
a a história acontece em:
( ) uma semana
( ) um dia
( ) um mês
Atividade para trabalhar dia das Crianças
- Fazer um piquenique dentro de portas.
- Construir uma tenda, usando cadeiras, lençóis e mantas.
- Fazer fantoches de meias.
- Pintar quadros com os dedos.
- Confecionar biscoitos e decorá-los com pasta de açúcar colorida.
- Uma festa com música e muitas danças divertidas.
- Um chá das cinco.
- Ler histórias de embalar.
- Fazer pedicure.
- Brincar aos professores.
- Fazer um livro de letras, cada letra tem direito a uma fotografia ou imagem recortada de uma revista.
- Ver álbuns de fotografias.
- Fazer um vídeo e vê-lo no final.
- Pintar com guache.
- Brincar com as bonecas.
- Brincar com carros de corrida.
- Jogar jogos de tabuleiro.
- Colorir desenhoscom lápis de cera.
- Fazer fantoches de sacos de papel.
- Ver um filme e comer pipocas.
- Fazer uma caça ao tesouro.
- Confecionar bolachas com pepitas de chocolate.
- Brincar aos vestidos.
- Fazer moinhos de vento.
- Fazer chapéus de papel.
- Fazer um lanche saudável.
- Fazer uma corrida de obstáculos em casa.
- Brincar às escondidas.
- Fazer uma luta de bolas de neve usando meias.
- Construir um forte com caixas de cartão e fita-cola.
- Fazer planos e convites para uma festa.
- Construir um puzzle de um desenho, colando-o num cartão e recortando as peças.
- Encher uma pequena piscina na cozinha e deixar as crianças brincar em água quente.
- Preparar a decoração de Natal.
- Criar um cartão para o Dia dos Namorados.
- Construir uma estrada no corredor da casa, criando as linhas brancas com fita-cola branca.
- Fazer carimbos com maçãs: cortar uma maçã a meio e fazer carimbos com uma tinta lavável.
- Aprender uma nova música.
- Fazer um colar com rebuçados.
- Criar um concurso de talentos.
- Fazer confetes com um furador de papel.
- Fazer um cartão para oferecer, decorado com massas coloridas coladas.
- Uma corrida de berlindes.
- Esculpir barro, deixar secar e pintar.
- Fazer manicure.
- Criar cartões de picotar, recortados das caixas de cereais para crianças.
- Fazer um calendário para ir riscando ou colando autocolantes até ao dia do aniversário.
- Brincar com Legos.
- Escrever cartas aos avós.
- Fazer uma coroa de papel e brincar aos reis e rainhas.
- Tirar fotografias a fazer caretas.
- Fazer carros grandes de caixas de cartão, cortar buracos para as pernas e deixar as crianças correrem pela casa.
- Brincar aos semáforos: luz verde, luz amarela, luz vermelha.
- Fazer um fato de super-herói com o que tiver em casa.
- Coloque um montão de almofadões no chão e deixar as crianças atirarem-se contra elas.
- Planear um jantar romântico com a ajuda das crianças.
- Veja vídeos de família antigos.
- Faça um bolo de chocolate.
- Crie caminhos de papel higiénico à volta de casa.
- Construa aviões de papel.
- Leia os livros favoritos.
- Fazer cupcakes e deixar as crianças tratarem da decoração.
- Planear as próximas férias de família.
- Ensinar as crianças a coser.
- Reorganizar uma divisão da casa.
- Imitar um vídeo de aeróbica.
- Criar um bar de chocolate com chocolate quente, leite achocolatado, marshmallows, natas…
- Fazer pequenas pizzas.
- Fazer uma peça de teatro.
- Deixar as crianças usar maquilhagem, será bem divertido.
- Imprimir desenhos para colorir e fazer pinturas.
- Montar uma tenda dentro de casa e fazer campismo.
- Brincar aos médicos.
- Atirar bolas para dentro de baldes: quem encher primeiro ganha!
- Ler um livro e encenar a história.
- Bowling dentro de portas.
- Brincar às mercearias.
- Tomar um banho com espuma e montes de brinquedos dentro da banheira.
- Encher balões de água e atirar pela janela para o quintal a alvos.
- Encenar um baile de príncipes ou princesa.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário