quarta-feira, 5 de outubro de 2016

 
A borboleta e a tartaruga
Liliana Iacocca
Era uma manhã ensolarada e a velha tartaruga, que vivia na lagoa há mais de cem anos, saiu para tomar sol.
            Procurou um cantinho na margem, se ajeitou vagarosamente e lá decidiu ficar no maior sossego.
            Naquela mesma hora, uma borboleta, que tinha acabado de nascer, apareceu por lá, batendo apressadamente as asas.
            Toda agitada, olhando para tudo quanto é lado, sem saber por onde começar.
            — O que será aquilo? — pensou a borboleta quando viu a tartaruga.
            E imediatamente pousou sobre ela.
            — Pronto! Eu sabia que este meu sossego não ia durar! — reclamou a tartaruga. — Xô! Xô! Vai incomodar outra! Se você não consegue ficar um minuto parada, deixa em paz quem quer ficar tranqüila no canto dela!
            — Mas quem é você? — perguntou a borboleta.
            Não está vendo que eu sou uma tartaruga?
            — Que horror! — gritou a borboleta. — Fui pousar logo em cima do bicho mais parado que existe no mundo. Que horror!
            E foi embora do jeito que tinha chegado.
            — Que bicho irritante! — pensou a borboleta. — Eu não sei como alguém pode ficar a vida toda parada com tanta coisa para se ver.
            — Que bicho irritante! — pensou a tartaruga. — eu não entendo como alguém pode se mexer o tempo todo, sem ter um pingo de sossego.
            E enquanto a borboleta voava, a tartaruga encolheu a cabeça e ficou onde estava.
            — Que linda flor! Como é bonita aquela amarela! E a vermelha também! Você é uma árvore? Bom dia, passarinho! Vou correr atrás da abelha... Olha eu no espelho da lagoa!...
            — Para que sair daqui se o calor do sol está tão gostoso? — pensou a tartaruga.
             E assim o dia foi passando, e a tartaruga no canto dela pensava:
            — Nada melhor do que uma boa dormida depois de um dia longo como este.
            — Nossa! Já está anoitecendo e eu não vi quase nada! — pensou a borboleta. — Como o dia foi curto!
            Quando a noite chegou, a tartaruga decidiu ficar onde estava mesmo e só voltar para a lagoa no dia seguinte. E a borboleta, surpreendida pela escuridão, procurou um lugar para ficar.
            — Vou pousar nesta pedrinha — pensou a borboleta, e pousou sobre a tartaruga.
            — Que ventinho gostoso! — pensou a tartaruga quando sentiu a borboleta sobre ela. E fechou os olhos.
            Que pedra quentinha! — pensou a borboleta e dormiu.
            Naquela noite, a borboleta sonhou que era tartaruga e a tartaruga sonhou que era borboleta.
A borboleta e a tartaruga. são Paulo, Ática, 1999.


1) Reescreva as frases substituindo a palavra grifada por outra do texto de mesmo sentido.  Faça a concordância necessária.                                                     
a) Uma borboleta que acabara de nascer, batia rapidamente as asas.                                                         
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) — Pronto! Eu sabia que esta minha tranqüilidade não ia durar!
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) E a borboleta, pega de surpresa pela escuridão, procurou um lugar para ficar.                                      
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as falas das personagens.
                                                                                                                        
( 1 )  Borboleta            (    ) — O que será aquilo?             
( 2 )  Tartaruga            (    ) — Que horror!
                                    (    ) — Pronto! Eu sabia que este meu sossego não ia durar!
                                    (    ) — Que linda flor!
                                    (    ) — Que ventinho gostoso!
3) Numere de 1 a 5 os acontecimentos de acordo com a ordem do texto.       
(  ) A borboleta voou admirando a natureza enquanto a tartaruga ficava quieta no seu canto.
(    ) Uma borboleta nova, agitada, pousou na tartaruga.
(    ) À noite, a borboleta pousou sobre a tartaruga e a sentiu quentinha e a tartaruga  gostou do ventinho suave de suas asas.
(   ) Uma velha tartaruga que vivia na lagoa, procurou um cantinho na margem e  ficou no maior sossego.
(    ) A tartaruga e a borboleta brigaram, uma reclamando da outra.

4) Marque com um (X) as características da TARTARUGA.                              
(    ) nova                            (    ) agitada               
(    ) lenta                            (    ) velha
(    ) sossegada                   (   ) esperta

5) Lendo o texto pode-se observar a duração  (tempo)  em que a história acontece. Marque a resposta certa.                                             

a a história acontece em:
(   ) uma semana
(   ) um dia                                                 
(   ) um mês









 
              Atividade para trabalhar dia das Crianças


  1. Fazer um piquenique dentro de portas.
  2. Construir uma tenda, usando cadeiras, lençóis e mantas.
  3. Fazer fantoches de meias.
  4. Pintar quadros com os dedos.
  5. Confecionar biscoitos e decorá-los com pasta de açúcar colorida.
  6. Uma festa com música e muitas danças divertidas.
  7. Um chá das cinco.
  8. Ler histórias de embalar.
  9. Fazer pedicure.
  10. Brincar aos professores.
  11. Fazer um livro de letras, cada letra tem direito a uma fotografia ou imagem recortada de uma revista.
  12. Ver álbuns de fotografias.
  13. Fazer um vídeo e vê-lo no final.
  14. Pintar com guache.
  15. Brincar com as bonecas.
  16. Brincar com carros de corrida.
  17. Jogar jogos de tabuleiro.
  18. Colorir desenhoscom lápis de cera.
  19. Fazer fantoches de sacos de papel.
  20. Ver um filme e comer pipocas.
  21. Fazer uma caça ao tesouro.
  22. Confecionar bolachas com pepitas de chocolate.
  23. Brincar aos vestidos.
  24. Fazer moinhos de vento.
  25. Fazer chapéus de papel.
  26. Fazer um lanche saudável.
  27. Fazer uma corrida de obstáculos em casa.
  28. Brincar às escondidas.
  29. Fazer uma luta de bolas de neve usando meias.
  30. Construir um forte com caixas de cartão e fita-cola.
  31. Fazer planos e convites para uma festa.
  32. Construir um puzzle de um desenho, colando-o num cartão e recortando as peças.
  33. Encher uma pequena piscina na cozinha e deixar as crianças brincar em água quente.
  34. Preparar a decoração de Natal.
  35. Criar um cartão para o Dia dos Namorados.
  36. Construir uma estrada no corredor da casa, criando as linhas brancas com fita-cola branca.
  37. Fazer carimbos com maçãs: cortar uma maçã a meio e fazer carimbos com uma tinta lavável.
  38. Aprender uma nova música.
  39. Fazer um colar com rebuçados.
  40. Criar um concurso de talentos.
  41. Fazer confetes com um furador de papel.
  42. Fazer um cartão para oferecer, decorado com massas coloridas coladas.
  43. Uma corrida de berlindes.
  44. Esculpir barro, deixar secar e pintar.
  45. Fazer manicure.
  46. Criar cartões de picotar, recortados das caixas de cereais para crianças.
  47. Fazer um calendário para ir riscando ou colando autocolantes até ao dia do aniversário.
  48. Brincar com Legos.
  49. Escrever cartas aos avós.
  50. Fazer uma coroa de papel e brincar aos reis e rainhas.
  51. Tirar fotografias a fazer caretas.
  52. Fazer carros grandes de caixas de cartão, cortar buracos para as pernas e deixar as crianças correrem pela casa.
  53. Brincar aos semáforos: luz verde, luz amarela, luz vermelha.
  54. Fazer um fato de super-herói com o que tiver em casa.
  55. Coloque um montão de almofadões no chão e deixar as crianças atirarem-se contra elas.
  56. Planear um jantar romântico com a ajuda das crianças.
  57. Veja vídeos de família antigos.
  58. Faça um bolo de chocolate.
  59. Crie caminhos de papel higiénico à volta de casa.
  60. Construa aviões de papel.
  61. Leia os livros favoritos.
  62. Fazer cupcakes e deixar as crianças tratarem da decoração.
  63. Planear as próximas férias de família.
  64. Ensinar as crianças a coser.
  65. Reorganizar uma divisão da casa.
  66. Imitar um vídeo de aeróbica.
  67. Criar um bar de chocolate com chocolate quente, leite achocolatado, marshmallows, natas…
  68. Fazer pequenas pizzas.
  69. Fazer uma peça de teatro.
  70. Deixar as crianças usar maquilhagem, será bem divertido.
  71. Imprimir desenhos para colorir e fazer pinturas.
  72. Montar uma tenda dentro de casa e fazer campismo.
  73. Brincar aos médicos.
  74. Atirar bolas para dentro de baldes: quem encher primeiro ganha!
  75. Ler um livro e encenar a história.
  76. Bowling dentro de portas.
  77. Brincar às mercearias.
  78. Tomar um banho com espuma e montes de brinquedos dentro da banheira.
  79. Encher balões de água e atirar pela janela para o quintal a alvos.
  80. Encenar um baile de príncipes ou princesa.


      


Nenhum comentário:

Postar um comentário