quinta-feira, 27 de outubro de 2016



A professora pediu aos alunos que fizessem uma redação que respondesse à seguinte pergunta:
“Se você encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse pedir ao gênio da lâmpada que mudasse algo em sua vida, o que você pediria?”
Depois de alguns dias, já em sua casa corrigindo as redações, a professora se depara com a redação de um menino que diz o seguinte:
– Gênio, eu quero te pedir algo muito especial. Por favor, me transforme em um televisor. Quero ser como a TV da minha casa. Quero ter um lugar especial para mim, e reunir minha família ao meu redor. Quero ser levado a sério quando falo. Quero ser o centro das atenções, e ser escutado sem interrupções. Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona, e ter a companhia dos meus pais quando eles chegam em casa, mesmo que estejam cansados. E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me. E ainda que meus irmãos “briguem” para estar comigo. Quero sentir que a minha família às vezes deixa tudo de lado pra passar alguns momentos comigo. Eu só quero viver o que vive qualquer televisor!


Será que as pessoas com quem convivemos, em casa ou no trabalho, não teriam também motivos para escrever uma redação assim? Você tem dedicado mais tempo e atenção para a TV, para a tela do computador, ou para as pessoas?
Sem que percebamos, a tecnologia, que supostamente deveria facilitar o nosso dia-a-dia, têm nos afastado daquilo que é mais importante: o contato e o relacionamento com as pessoas. No mundo corporativo, as conversas ao vivo têm sido substituídas por e-mails, mensagens instantâneas, torpedos e um monte de outras coisas, tornando o ambiente de trabalho frio, impessoal e sem graça.
Isso não combina com liderança, porque liderança é relacionamento, e relacionamento pressupõe contato pessoal. Portanto, se você é um líder, procure deixar a tecnologia um pouquinho de lado, e dê mais atenção às pessoas. Converse mais com elas.
Não se esqueça; não importa o tipo de organização em que você trabalha: indústria, comércio, serviços, família, igreja, clube, ONG ou condomínio. Ela opera no ramo dos relacionamentos, e só existe por causa das pessoas. Portanto, cuide bem delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário