TRABALHANDO FILMES NA SALA DE AULA: "VERÔNICA"
FILME: VERÔNICA
Duração: 87 minutos
Ano: 2009
Andreia
Beltrão faz o papel de Verônica, uma professora de escola pública que,
igual a muitas de sua profissão, ganha pouco, sonha em acertar na
loteria, enfrenta uma sala de aula lotada de crianças barulhentas e,
apesar disso tudo, procura fazer o melhor que pode em seu trabalho. Mora
sozinha num quartinho apertado, tem uma mãe doente e enfrenta um
processo de separação. Uma vida nada fácil, porém bem previsível, até
que um dia um simples favor que ela presta a uma colega de trabalho irá
mudar sua rotina para sempre. Ela não imaginava que deixar um de seus
alunos na casa dele iria causar tanto rebuliço. A partir desse dia, ela
precisaria se esconder dos traficantes para salvar o garotinho que
ficara repentinamente órfão e não tinha para onde ir.
O
filme traz cenas de bastante tensão como quando Verônica corre com o
garoto para tentar se esconder dos bandidos. Traz também momentos de
muita ternura, como quando ela decide adotar o menino. O envolvimento
dos policiais com o tráfico é a realidade retratada no filme, que também
se preocupou em mostrar que ainda existem policiais isentos de
corrupção. O filme, no todo, é agradável de se vê não só pela correria
de Verônica sob estampidos de tiros, como pelo perfil de mulher
estampado __corajosa, guerreira, cheia de caráter e pela tocante mudança
nos corações dos personagens (Verônica e seu aluno), que constroem uma sólida relação de afeto em meio ao drama que vivenciam.
( Sinopse do filme: Belinha, autora do blog Estaçãodapalavra)
Exemplo de atividades sobre o filme Verônica
I. Organização do roteiro:
01. Relacione às cenas à devida organização dos fatos:
( 1 ) Situação inicial de ausência de conflito.
( 2 ) Cria-se uma expectativa para as personagens.
( 3 ) Quebra da expectativa.
( 4 ) Explode o conflito.
( 5) Busca a solução do conflito.
( 6) Clímax (auge da tensão)
( 7 ) Solução do conflito.
Verônica:
( ) foge dos traficantes.
( ) dá aulas e reclama da vida.
( ) enfrenta seus adversários face a face.
( ) procura a ajuda de pessoas como o ex-marido, Celma, uma amiga de escola.
( ) consegue fugir para fora da cidade com a criança com a ajuda do ex-marido.
( ) ao tentar deixar o garoto em casa, descobre que os pais dele foram assassinados.
( ) Leandro ganha um pen-drive seus pais são mortos e ninguém aparece para buscá-lo na escola.
II. Compreensão do filme:
02. Como Verônica é caracterizada?
03. Que objeto funciona como o fio condutor da história?
04. O filme é composto de vários picos de tensão. Cite três momentos desses.
05. O encadeamento de ações acarreta transformações nos personagens. Que mudança ocorreu nos planos de vida de Verônica?
IV. Interpretação dos dados do filme.
06. O pai de Leandro previa ser morto. Quais as causas da morte no tráfico de drogas? E como combater o tráfico?
07. O filme denuncia muitas questões sociais. Cite algumas dessas questões.
08. A escolha do local nunca é por acaso. Por que a história se passa no RJ?
V. Intertextualidade:
09. O
que chama atenção no filme é seu poder de verossimilhança (de parecer
possível a história acontecer). Nesse aspecto, diferencia-se do
romantismo, no qual tudo é idealizado. No entanto, Verônica tem algo em
comum com as heroínas românticas? O quê?
VI. Produção textual.
10. Escolha uma cena do filme e descreva-a de forma envolvente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário