quarta-feira, 23 de abril de 2014

Sugestão de aula: Como trabalhar com textos variados com seus alunos

Conteúdo é exclusivo e destinado aos professores para que possam desenvolver com suas turmas
A revista Acene preparou uma sugestão de aula com dicas para o professor trabalhar com textos variados.  O conteúdo é exclusivo e destinado aos professores e leitores da revista e do nosso site. Confiram!


Dicas para trabalhar com textos variados
 Autoria: Professora Luciana Demery*


o Apresentar o texto, poesia, letra de música, cordel, outros no quadro, em slides ou em cartolina.
o Ler com os alunos em voz alta usando a expressividade.
o Solicitar a leitura em grupo e individual.
o Caso seja poesia explique sobre o significado das estrofes e versos estimule os alunos para criar poesias, apresente poetas e poetisas.
o Estimule os alunos para escrever poesias..
o Organize um mural com as poesias escritas ou com desenhos.
o Solicite que dramatizem o texto poema, poesia ou letra de música.
o Para os pequenos o professor pode construir textos com desenhos, deixando o espaço para completar com as palavras.
o Trabalhar com letra de músicas que possam contribuir para interpretação de texto e descoberta de novos vocabulários.


CONVERSAÇÃO

A escolha da música é fundamental para construção de novas aprendizagens.
Dica da Semana: Morena Tropicana – Alceu Valença
Da manga rosa
Quero gosto e o sumo.
Melão maduro, sapoti, juá.
Jaboticaba, teu olhar noturno;
Beijo travoso de umbú cajá.
Pele macia,
Ai! carne de cajú!
Saliva doce, doce mel,
Mel de uruçú.
Linda morena,
Fruta de vez temporana,
Caldo de cana caiana,
Vem me desfrutar!
Linda morena,
Fruta de vez temporana,
Caldo de cana caiana,
Vou te desfrutar!
Morena Tropicana,
Eu quero teu sabor.
Ai! Ai! Ioiô! Ioiô! (2x)
Da manga rosa
Quero gosto e o sumo.
Melão maduro, sapoti, juá.
Jaboticaba, teu olhar noturno;
Beijo travoso de umbú cajá.
 Tempestade de ideias com os alunos sobre e a Música e o autor
Você já ouviu falar em Alceu Valença?
Que tipo de música você mais gosta?
Apresentar o nome da música: Morena Tropicana
O que significa tropicana?
Ouvir a música.
Cantar a música….
ARGUMENTAÇÃO
È hora de trabalhar a interpretação de texto;
Conhecer novas palavras da letra da música;
substituir com palavras com mesmo significado sinônimo;
Substituir com palavras diferentes antônimo;
Construção de novo texto utilizando a música – paródia
Elaborar uma lista com nomes de frutas presentes na letra e outras mais conhecidas;
Dialogar sobre a importância de cada fruta como alimento;
Abordar sobre a importância dos sentidos no ser humano ( Ex. tato, cheiro, gosto, sabor, olhar).
Identificar a importância dos verbos na letra da música;
Conhecer regiões de cada fruta mencionada na letra;
Conhecer a importância das abelhas as variedades e sua organização
Pesquisar a biografia de Alceu Valença.


APLICAÇÃO
Esta atividade poderá ser trabalhada em diversas turmas, depende do grau de dificuldade das atividades vivenciadas pelos alunos;
Dramatização pode ser uma boa ideia para despertar nos alunos a criatividade;
Desenhos que representam a letra da musica;
Construção de nova letra com a música;
construção de painéis.
Video com Alceu Valença para que todos conheçam o autor e cantor da música.
Um lanche coletivo com as frutas mencionadas na letra e outras de cada região.
* Professor para continuar use da sua criatividade e da sua imaginação bom trabalho.
Participe do nosso site seja também um colaborador nos envie sua experiência com esta dica de aula ou outra que você desenvolveu.

* Luciana Demery é pedagoga, Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Prática Pedagógica e Metodologia do Ensino Superior, Professora Formadora da Acene Assessoria Educacional e Coordenadora Pedagógica da Revista Acene Para o Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário