sexta-feira, 27 de junho de 2014



Quer se divertir e conhecer um pouco da história de Dom Quixote? Assista ao filme "Donkey Xote"... você vai amar!!!


Se tornar um herói é uma barra quando um burro tem que ser um cavalo, um galo um segurança e um louco um cavaleiro de verdade. Mas tudo é possível e a aventura começa aqui! Cansado da pacata vida que todos parecem levar em La Mancha, Rucio não hesita nem um segundo quando surge a oportunidade de viver uma grande aventura: O Cavaleiro da Meia-Lua desafiou Dom Quixote para um duelo sem precedentes! Agorafalta convencer Rocinante, um cavalo muito folgado que prefere muita sombra e água fresca a sair galopando pelas planices de Castela. Mas esses aventureiros vão enfrentar muitos perigos nessa jornada, principalmente o misterioso cavaleiro Sinister.


Por que temos que tomar banho?
Saiba que a responsável por essa exigência é a sua pele

 Chegou a hora de saber por que você, que faz de tudo para se manter limpinho, é obrigado a tomar todos os dias aquela boa chuveirada. A responsável por essa exigência, não é a sua mãe, é a sua pele! A barreira natural à entrada de microrganismos no corpo.

            Há na pele as células que formam a epiderme (a camada mais externa da pele, essa que tocamos), que é como um tecido mesmo, como o de nossas roupas. Sobre as células da epiderme há uma camada de queratina, uma proteína que não deixa passar água para o lado de dentro. Além disto, ainda temos os poros – os pequeninos orifícios por onde sai o suor – e as glândulas sebáceas, que acompanham os pêlos que recobrem toda a superfície do corpo, exceto a palma da mão e a sola dos pés. Todos os dias nossa pele é renovada, mandando embora algumas células mortas misturadas com queratina e formando um tecido novinho em folha.

            Uma coisa que nem todo mundo sabe é que sobre a nossa pele e mucosas – mucosa é a pele fininha e úmida, como a da boca e a do interior do nariz – existem bactérias chamadas comensais, isto é, bactérias que convivem conosco sem necessariamente causarem doença. Elas têm uma função importante: não permitir que outros microorganismos mais perigosos à saúde se estabeleçam na pele e mucosas. Se as comensais não estiverem presentes em número adequado, o equilíbrio entre a proteção e agressão é rompido e podemos adoecer.
            Se deixarmos que os resíduos naturais da pele se acumulem (suor, sebo, células mortas), as bactérias comensais podem se multiplicar de forma descontrolada e danificar a pele, além de abrir espaço para outras bactérias mais nocivas. Desta forma, abrem-se feridas na nossa pele, permitindo a entrada de microorganismos indesejados em nosso corpo.

            Logo, tomar banho não é só para ficar cheiroso. Mas se você estiver cheirando mal significa que muitas bactérias e restos de pele se acumularam. A saída é procurar o chuveiro mais próximo.

            Quando tomamos banho, removemos os resíduos naturais acumulados e o equilíbrio entre as comensais e a pele é mantido. Mas, cuidado! O banho em excesso pode matar as bactérias comensais, e isso não é nada bom. Lembre-se que as comensais são importantes na defesa contra outros microorganismos, mas elas mesmas podem causar doenças quando em número excessivo. Basta um pouco de sabonete comum e água para limparmos a pele e mantermos as bactérias que nos protegem no número certo. E aí, está precisando de uma chuveirada?!

1 – Encontre abaixo 10 palavras do texto sobre a importância do banho:
A
J
P
J
K
L
Ç
O
E
M
B
H
J
K
M
C
S
R
D
F
T
J
K
E
C
S
R
W
M
T
U
G
H
J
K
É
X
U
A
G
R
B
P
O
L
I
M
P
E
Z
A
C
P
Ç
E
L
W
E
O
J
H
B
O
L
E
E
U
J
Y
J
K
L
O
D
R
U
U
K
V
R
M
A
I
V
E
P
I
D
E
R
M
E
H
S
U
L
J
I
B
I
L
N
U
H
T
U
J
H
I
E
R
Y
U
O
A
A
M
O
N
O
Ç
H
Y
W
B
A
C
T
É
R
I
A
S
L
O
S
R
O
M
M
C
O
T
A
G
J
G
L
Â
N
D
U
L
A
S
U
F
L
P
N
2 – como se chama a camada mais externa da pele?
3 – Qual a função da queratina em nossa pele?
4 – O que são mucosas?
5 – Como se chamam as bactérias que estão sobre nossa pele e mucosa?
 6 – O que você pensa sobre a importância do banho?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário