segunda-feira, 16 de junho de 2014




Lucros e Perdas - Cora Coralina

 
I   Eu nasci num tempo antigo,
    muito velho,
    muito velhinho, velhíssimo.

II  Fui menina de cabelos compridos
   trançados, repuxados, amarrados com tiras de pano.
   Minha mãe não podia comprar fita.
   Tinha vestidos compridos
   de babado e barra redobrada
   (não fosse eu crescer e o vestido ficar perdido).
   Minha bisavó, setenta anos mais velha
   do que eu, costurava meus vestidos.
   Vestido “pregado”.
   Sabe lá o que era isso?
   A humilhação da menina
   botando seios, vestindo vestido pregado...
   Tinha outros: os mandriões,
   figurinos da minha bisavó.

III  Fui menina do tempo antigo.
    Comandado pelos velhos:
    barbados, bigodudos, dogmáticos –
    botavam cerco na mocidade.
    Vigilantes fiscalizavam,
    louvavam, censuravam.
    Censores acatados. Ouvidos.
    Conspícuos.
    Felizmente, palavra morta.
 
IV A gente era tão original
     e os velhos não deixavam.
     Não davam trégua.
     Havia um gabarito estatuído decimal
     e certa régua reguladora
     de medidas exatas:
     a rotina, o bom comportamento,
     parecer com velhos,
     ter atitudes de ancião.

V  Fui moça desse tempo.
     Tive meus muitos censores
     Intra e extra-lar.
     Botaram-me o cerco.
     Juntavam-se, revelavam-se
     Incansáveis. Boa gente.
     Queriam me salvar.

VI  Revendo o passado
      Balanceando a vida...
      No acervo perdido,
      No tanto do ganhado
      Está escriturado:
      “- Perdas e danos, meus acertos.
      - Lucros, meus erros.
      Daí a falta de sinceridade nos meus versos”.
  
1) Assinale a alternativa correta:
Na frase: “Eu nasci num tempo antigo”, é correto afirmar que:

a) “Nasci” é um substantivo e “antigo” é um adjetivo;
b) “Nasci” é o adjetivo que qualifica o substantivo “eu”;
c) “Tempo” é um substantivo e “antigo” é o adjetivo que o qualifica;
d) “num” é um artigo determinado;
e) Tempo antigo” é um substantivo composto.
2) Os graus dos adjetivos seguintes “muito velho, muito velhinho, velhíssimo” são, respectivamente:

a) Comparativo de superioridade – superlativo relativo – superlativo absoluto sintético
b) Superlativo absoluto – superlativo absoluto – superlativo absoluto sintético
c) Comparativo de superioridade – comparativo de igualdade – superlativo absoluto sintético
d) Superlativo – comparativo – superlativo

3) Nos versos “Minha bisavó, setenta anos mais velha do que eu, costurava meus vestidos”, o grau o adjetivo empregado está no:
a) Comparativo superlativo de superioridade
b) Comparativo de igualdade
c) Comparativo superlativo de igualdade
d) Comparativo de superioridade
e) Superlativo relativo de superioridade

4) Assinale a alternativa em que se apresenta, respectivamente, um substantivo, um adjetivo e um artigo
a) nasci – mãe - o
b) bisavó – compridos - um
c) mocidade - ouvidos - num
d) trançados – original – desse
e) moça – revendo - a

5)Transforme os adjetivos abaixo em substantivos:
a) tempo antigo – __________________________________________________________
b) cabelos compridos - _____________________________________________________
c) menina humilhada - ______________________________________________________
d) gabarito estruturado - __________________________________________________
e) comportamento adequado - ________________________________________________

6)Retire do poema:
a) O adjetivo relacionado ao termo “gente” (IV estrofe)
b) Um substantivo derivado (III estrofe)
c) Os artigos definidos junto com os substantivos que os acompanham(II estrofe):
d) Os artigos indefinidos da IV estrofe:
e) Um pronome pessoal do caso reto (I estrofe):
f) Os pronomes possessivos (II estrofe):

7)Substitua as expressões abaixo por pronomes adequados, e classifique-os:
a) Os mandriões:
b) O tempo antigo:
c) A gente:
d) Menina do tempo antigo:
e) O vestido ficar apertado:

8) Classifique os seguintes substantivos:
a) o tempo:_______________________
b) a menina: _____________________
c) a humildade: __________________
d) a Felicidade: _________________
e) o vestido: ____________________
f) a bisavó: _____________________
g) a mocidade: ___________________

9) Aponte os substantivos relativos aos seguintes adjetivos, de acordo com o poema:
a) antigo: _______________________ g) morta: ________________________
b) velho: ________________________ h) original: _____________________
c) repuxados: ____________________ i) decimal: ______________________
d) vestido: ______________________ j) reguladora: ___________________
e) bigodudos: ____________________ l) bom: __________________________
f) acatados: _____________________ m) estatuído: ____________________

10) Classifique os seguintes pronomes:
a) Eu: _________________________
b) Ela: ________________________
c) Minha: ______________________
d) Tudo: _______________________
e) Isso: _______________________
f) Aquilo: _____________________
g) Eles: _______________________
h) Teus: _______________________
i) Nosso: ______________________

11) Coloque os adjetivos abaixo no grau superlativo absoluto sintético:
a) antigo: _____________________
b) perdido: ____________________
c) velho: ______________________
d) ansiosa: ____________________
e) bom: ________________________

12) Classifique os substantivos abaixo como:
( E ) epicenos (C) comum de dois gêneros (S) Sobrecomuns
( ) cobra           (   ) indivíduo            (  ) cônjuge
( ) criança        (   ) vítima                  (  ) aranha
( ) peixe           (   ) colega                (  ) jornalista
( ) motorista    (   ) estudante           (  ) presidente
( ) jacaré         (   ) baleia                  (  ) docente

Nenhum comentário:

Postar um comentário