01) O que você achou mais importante para a compreensão da propaganda: o texto verbal ou o não verbal? Justifique sua resposta:
02) Que função da linguagem está presente na propaganda? Comprove com elemento(s) presente(s) nela:
03) Localize os objetos que complementam os verbos presentes na propaganda e classifique-os:
04) Tendo em vista que o substantivo “ACESSO” necessita de um complemento nominal, escolha o pronome relativo que melhor substituiria o pronome QUE, fazendo as adaptações necessárias:
05) Em que modo está o primeiro verbo da propaganda? O que esse modo verbal indica?
06) Qual a interpretação que podemos fazer da leitura do texto da propaganda e da imagem por ela veiculada?
07) Fala-se muito, atualmente, dos direitos do cidadão. Caso você precisasse utilizar serviços como, por exemplo, o PROCON, por propaganda enganosa, qual seria a sua reclamação? Como seria? Escreva:
08) Analisando a passagem “Visite praias que só os náufragos tinham acesso antes”, responda:
a) Antes de quê?
b) Por que essas praias seriam um atrativo turístico?
c) O que há, na foto, que comprova que as pessoas que estão no carro que vão a uma praia?
09) Há um problema de regência nominal na frase que introduz a propaganda. Identifique esse problema e reescreva a frase na norma culta da língua:
10) Que produto está sendo anunciado e qual é o seu público-alvo?
11) Separe em sílabas as palavras PRAIAS, NÁUFRAGOS, ACESSO:
(Autores: Andreia Dequinha, Édina Moura, Fabi Behling, Nalva Kássia, Ruth Barbosa, Rosa Maria, Lourdes Galhardo)
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