segunda-feira, 7 de julho de 2014




A Importância do toque!


Se sou seu bebê, 
Por favor, me toque. 
Preciso de seu afago de uma maneira que talvez nunca saiba. 
Não se limite a me banhar, trocar minha fralda e me alimentar, mas me embale estreitado, beije meu rosto e acaricie meu corpo. 
Seu carinho gentil, confortador, transmite segurança e amor. 

Se sou sua criança, 
Por favor, me toque. 
Ainda que eu resista e até o rejeite, insista, descubra um jeito de atender minha necessidade. 
Seu abraço de boa noite ajuda a adoçar meus sonhos. 
Seu carinho de dia me diz o que você sente de verdade

Se sou seu adolescente, 
Por favor, me toque. 
Não pense que eu, por estar quase crescido, já não precise saber que você ainda se importa. 
Necessito de seus braços carinhosos, preciso de uma voz terna. 
Quando a vida fica difícil, a criança em mim volta a precisar. 

Se sou seu amigo, 
Por favor, me toque. 
Nada como um abraço afetuoso para eu saber que você se importa. 
Um gesto de carinho quando estou deprimido me garante que sou amado, e me reafirma que não estou só. 
Seu gesto de conforto talvez seja o único que eu consiga. 

Se sou seu parceiro, 
Por favor, me toque. 
Talvez você pense que sua paixão basta, mas só seus braços detêm meus temores. 
Preciso de seu toque terno e confortador, para me lembrar de que sou amado apenas porque eu sou eu. 

Se sou seu filho adulto
Por favor, me toque. 
Embora eu possa até ter minha própria família para abraçar, 
Ainda preciso dos braços do pai ou da mãe quando me machuco. 

Se sou seu pai idoso, 
Por favor, me toque. 
Do jeito que me tocaram quando eu era bem pequeno. 
Segure minha mão, sente-se perto de mim, dê-me força e aqueça meu corpo com sua proximidade. 
Minha pele, ainda que muito enrugada, adora ser afagada. 
Não tenha medo, apenas me toque... 

Parabéns a todas as mães!!! Desejamos que a alegria e emoção da maternidade se renovem a cada novo toque numa criança. 

Equipe da Tempo de Criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário