segunda-feira, 7 de julho de 2014



O Poder da Validação na vida das pessoas


Todo mundo é inseguro, sem exceção. Os super confiantes simplesmente disfarçam melhor. Não escapam pais, professores, chefes, nem colegas de trabalho. Afinal, ninguém é de ferro. 
Paulo Autran treme nas bases nos primeiros minutos de cada apresentação, mesmo que a peça já tenha sido encenada 500 vezes. Só depois da primeira risada, da primeira reação do público, é que o ator relaxa e parte tranqüilo para o resto do espetáculo. 
Eu, para ser absolutamente sincero, fico inseguro a cada artigo que escrevo e corro desesperado para ver os primeiros e-mails que chegam. 
Insegurança é o problema humano número 1. O mundo seria muito menos neurótico, louco e agitado se fôssemos todos um pouco menos inseguros. Trabalharíamos menos, curtiríamos mais a vida, levaríamos a vida mais na Esportiva. Mas como reduzir essa insegurança? Alguns acreditam que estudando mais, ganhando mais, trabalhando mais resolveriam o problema. Ledo engano, por uma simples razão: segurança não depende da gente, depende dos outros

Está totalmente fora do nosso controle. Por isso segurança nunca é conquistada definitivamente, ela é sempre temporária, efêmera. Segurança depende de um processo que chamo de "validação", embora para os estatísticos o significado seja outro. 
Validação estatística significa certificar-se de que um dado ou informação é verdadeiro, mas eu uso esse termo para seres humanos. Validar alguém seria confirmar que essa pessoa existe, que ela é real, verdadeira, que ela tem valor. Todos nós precisamos ser validados pelos outros, constantemente. 

Alguém tem de dizer que você é bonito ou bonita, por mais bonito ou bonita que você seja. O autoconhecimento, tão decantado por filósofos, não resolve o problema. Ninguém pode autovalidar-se, por definição. Você sempre será um "ninguém", a não ser que outros o validem como "alguém". Validar o outro significa confirmá-lo, como dizer: "Você tem significado para mim". “Você tem valor” “Eu confio em você” “Eu lhe admiro” Validar é o que um namorado ou namorada faz quando lhe diz: "Gosto de você pelo que você é". 
Quem cunhou a frase "Por trás de um grande homem existe uma grande" mulher "(e vice-versa) provavelmente estava pensando nesse poder de validação" que só uma companheira amorosa e presente no dia-a-dia poderá dar. 
Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo. Estamos tão preocupados com a própria insegurança que não temos tempo para sair validando os outros. 

ESTAMOS TÃO PREOCUPADOS EM MOSTRAR QUE SOMOS O "MÁXIMO" que esquecemos de dizer aos nossos amigos, filhos e cônjuges que o "MÁXIMO" são ELES. 
Adulamos a quem não gostamos e esquecemos de validar aqueles que Admiramos.Por falta de validação, criamos um mundo consumista, onde se valoriza o "ter" e não o "ser". 
Por falta de validação, criamos um mundo onde todos querem mostrar-se ou Dominar os outros em busca de poder. Validação permite que pessoas sejam aceitas pelo que realmente são e não pelo que gostaríamos que fossem. 

Mas, justamente graças à validação, elas começarão a acreditar em si mesmas e crescerão para ser o que queremos. Se quisermos tornar o mundo menos inseguro e melhor, precisaremos treinar e exercitar uma nova competência: validar alguém todo dia. O autoconhecimento, tão decantado por filósofos, não resolve o problema. 
(Ninguém pode autovalidar-se, por definição. Você sempre será um "ninguém", a não ser que outros o validem como "alguém".) 
Stephen Kanitz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário