segunda-feira, 7 de julho de 2014




Por que enjoamos no mar?

         Um dia de Sol, um passeio de barco, o balanço das ondas e...(...!) um enjoo danado!
         Enjoos têm diferentes causas, mas esse, que ocorre quando estamos navegando – ou mesmo durante uma longa viagem de carro em uma estrada cheia de curvas – é provocado pelo movimento.
         Uma movimentação excessiva e desordenada nos faz perder o senso de posicionamento em relação ao ambiente em que estamos. Vamos entender melhor: quando estamos posicionados em um ambiente, diversas são as informações que nos situam e dão equilíbrio. O piso sobre o qual caminhamos, por exemplo, nos informa da nossa posição em relação a ele. Já a nossa visão nos dá a referência em relação ao nosso entorno. Também é importante a posição da nossa cabeça, controlada por um sistema bilateral formado por ossos e líquidos – sistema vestibular -, que coordena a posição da cabeça, dos olhos e a postura corporal.
         Dentro de uma embarcação, muitas vezes, toda a coordenação se perde. Com o balanço da água, o contato dos nossos pés com o solo varia muito e os pontos de referência da nossa visão mudam continuamente, tirando a estabilidade do ambiente que nos cerca. Está tudo indo para cima e para baixo, para um lado e para o outro, e isso faz com que muitos de nós percamos a relação entre o corpo e o ambiente.
         Esse desequilíbrio que o movimento excessivo causa no nosso corpo produz o enjoo, que muitas vezes pode levar ao tão indesejado vômito. O enjoo também pode estar associado com tonteiras, fraqueza muscular, palidez e dor de cabeça.
         Agora você já sabe que “mareado” é sinônimo de enjoado!

Milton Costa
Departamento de Anatomia,
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Revista Ciência Hoje das Crianças/abril/2011






Nenhum comentário:

Postar um comentário