segunda-feira, 7 de julho de 2014


Curiosidades

  Relógio de pulso

Invento de Drumont instituiu expressão ainda hoje popular

POR MÁRCIO COTRIM

O que teria a ver o chamado Pai da Aviação com essa peça tão comum no quotidiano de todo cidadão? Já lhe digo. Alberto Santos Dumont, além de haver sido o pioneiro inventor do mais pesado que o ar, foi também o responsável pela popularização dos relógios de pulso entre o público masculino. É que, até o início do século 20, esse tipo de acessório fazia parte apenas do vestuário feminino – os cavalheiros utilizavam apenas os relógios de bolso, conhecidos como cebolões,devidamente guarnecidos, no bolso do colete, por correntes de ouro, compondo a elegância dos marmanjos naqueles tempos de belle époque.

Em 1904, o joalheiro e relojoeiro francês Loius Cartier – que dá nome à famosa marca – recebeu um pedido especial de Santos Dumont: criar um relógio que ficasse preso ao pulso para que ele pudesse cronometrar sem dificuldade suas experiências durante o voo.

Assim veio ao mundo o primeiro relógio de bolso criado para homens. Tinhapulseira de couro e foi batizado, por motivo óbvio, de SANTOS (pronuncia-se Santôs, em francês). Em 1911 passou a ser comercializado, dando início a uma indústria que agora, na era digital, produz inimaginável variedade de peças de absoluta precisão e beleza.

A Suíça liderou esse mercado por décadas, até que os japoneses chegaram e o ocuparam. De qualquer modo, também nesse campo, Santos Dumont confirma sua posição como benemérito da Humanidade.

Fonte: Revista Língua, abril/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário