quinta-feira, 12 de novembro de 2015



                                                 A escola do Marcelo

    A minha escola, quer dizer, a escola não é minha, mas é a escola onde eu estudo, fica perto da minha casa.
    Eu, o Cata, o Beto e a Aninha vamos juntos para a escola.
    Eu e o Cata estamos na 3ª série.
    Nossa professora chama Márcia.
    Na escola a gente vai para aprender.
    Mas, principalmente, a gente vai para aprender a pensar.
Ruth Rocha, do livro A escola do Marcelo
 
Questões
 
1) Qual é o título do texto?
R.:
 
2) Escreva na lacuna o algarismo que representa a quantidade de personagens existentes no texto.
R.: No texto há __________ personagens.
 
3) Encontre no quadro abaixo o nome do personagem intruso, que não existe no texto:
Fábio
Cata
Silvia
Marcelo
Aninha
Carlos
Beto
Márcia
 
4) Que tipo de texto é “A escola do Marcelo”?
(   ) Quadrinhos
(   ) Narração
(   ) Dissertação
 
5) Na opinião de Marcelo para que serve a escola? Você concorda com ele? Justifique sua resposta.
R.: 
 
6) Encontre no quadro abaixo as palavras relacionadas a escola, em seguida escreva-as abaixo:

 
 
N A X S E P R O F E S S O R A B A C S X E R
C A Z S C A D E R N O S V A C S X E R F E M
V A Z S E G I Z H A G A C S Z E E R Q Y Y U
Q B A Z S E E N A Z X C A R T E I R A S V C
P A Z X S E R Y R É G U A B A C S X E R T O
M B E X E B O R R A C H A N A V S X E M S E
A B S X E A N S X C E M O C H I L A V A I O
B A Z S E Q L Á P I S N A C S E R E R T U N
A B S X E R L O U S A B A X S D E R Q W N O
M V S Z A P A G A D O R B V E R T Y Q U A S
 
7) Agora é sua vez, escreva um texto sobre a sua escola. E não se esqueça de tudo que o texto tem que ter:
  • Título;
  • Parágrafo e ponto final;
  • Mínimo de 10 linhas;
  • Se houver fala de personagem, inicie a frase com travessão (-).

Nenhum comentário:

Postar um comentário