terça-feira, 24 de novembro de 2015




Aula: Análise da música "Dezesseis"
 
Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Dezesseis", da banda Legião Urbana

Aula de interpretação da letra "Dezesseis", Legião Urbana

Dezesseis – Legião Urbana
João Roberto era o maioral, o nosso Johny era um cara legal. /Ele tinha um opala metálico azul, era o rei dos pegas na asa sul , e de todo lugar. /Quando ele pegava no violão, conquistava as meninas e quem mais quisesse ver, /Sabia tudo da Janis, do Led Zeppelin, dos Beatles e dos Rolling stones,/Mas de uns tempos pra ca, meio sem querer, alguma coisa aconteceu/ Johny andava meio quieto demais, só que quase ninguém percebeu, oh,oh,oh/ Johny estava com um sorriso estranho, quando marcou um super pega no fim-de-semana,/ Não vai ser no casebre, nem no lago norte, nem na UNB/ As máquinas prontas, um ronco de motor / a cidade inteira se movimentou, /e Johny disse:-eu vou pra curva do diabo, sobradinho e vocês?/ E os motores saíram ligados ali, / Pra estrada da morte o maior pega que existiu,/ Só deu pra ouvir, foi aquela explosão, e os pedaços do opala azul de Johny pelo chão/ No dia seguinte, falou o diretor:-O aluno João Roberto, não está mais entre nós./ Ele só tinha 16, que isto sirva de aviso pra vocês./ E na saida da aula, foi estranho e bonito/ Todo mundo cantando baixinho/ Strawberry fields forever/ e até hoje quem se lembra,/ diz que não foi o caminhão/ nem a curva fatal, e nem a explosão/ Johny era fera demais pra vacilar assim/ E quem diga que foi tudo por causa de um coração partido/ Um coração../ Bye Bye Johny./ Johny bye bye


Exercícios para análise da música “Dezesseis”, da Legião Urbana:1. A que gênero literário pertence a música “Dezesseis”?
a) lírico (expressam-se emoções);
b) dramático (encena-se uma peça);
c) narrativo (conta-se uma história).

2. As características de um texto narrativo são personagens, tempo/lugar e ações.
a) Sobre o personagem principal, identifique-o e fale sobre a personalidade dele descrita no ínício da música.

b) Sobre a descrição do “tempo” e do “lugar” na música, é possível identificar quando e onde ocorreu a história?

c) Sobre “ações”, como podemos resumir a história apresentando o início, o meio e o fim dela?

3. A imagem que João Roberto aparentava correspondia com o que ele era na realidade? Explique.

4. João Roberto era jovem e tinha a vida toda pela frente. Você concorda com a postura e a concepção de amor dele?

5. Releia o texto:
a) Por que a música se chama “Dezesseis”;
b) Que mensagem o autor quis transmitir ao intitulá-la de “Dezesseis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário