Atividade sobre a classe gramatical adjetivo; com exercícios elaborados a partir de textos.
Observe a construção do texto a seguir, do poeta Pedro Xisto:
cheio
vazio
cheio
cheio
vazio
cheio
cheio
cheio
(In: Bruno Bertrandis de Carvalho. As águas glaucas. São Paulo: Bertrandis & Vertecchia, 2006.)
1. A que classe gramatical pertencem as palavras que constroem o texto?
2. O texto pode ser organizado em três partes, ou em três momentos.
a) Que palavra falta na última parte do texto?
b) Como essa palavra é sugerida no texto?
3. As palavras cheio e vazio devem se referir a algum substantivo, não expresso no texto. Qual será ele? Dê uma sugestão.
4. Como o poeta Pedro Xisto, crie um pequeno texto, brincando com dois outros pares de adjetivos ou de substantivos. Sugerimos os pares preto/branco ou noite/dia, mas você pode escolher outros. Se quiser, escreva o texto com lápis de cor.
5. Marido e mulher estão conversando. De repente, o marido diz uma destas frases:
Sua ideia de viajar me é simpática.
Sua ideia de viajar não me é simpática.
Sua ideia de viajar me é antipática.
a) Qual dessas frases daria a entender que o marido é totalmente favorável à ideia de viajar?
b) E qual delas dá a entender que é totalmente desfavorável?
c) Que diferenças de sentido existem entre a segunda e a terceira frases?
6. Observe o emprego do adjetivo destacado nestas duas frases:
Aquela moça é muito bonita.
Nossa! Como você está bonita!
Qual a diferença entre ser bonita e estar bonita?
11. Leia o texto a seguir, observando como seu autor, o cronista Mário Prata, brinca com os adjetivos grande e pequeno:
Foi numa grande festa na pequena cidade que o fato se deu.
O grande homem, olhando para a pequena mulher, pensou:
— que pequena.
A pequena mulher, sentindo os grandes fluidos em sua cabeça, pensou:
— Grande.
Pequenas piscadas, grandes sorrisos, uma só cumplicidade.
E foi assim que eles foram.
Ele pegou nas pequenas mãos da mulher com sua grande mão.
Com os seus grandes olhos, procurou os pequenos dela, grande ternura, pequena timidez.
(O Estado de S. Paulo, 30/8/1995.)
Substitua as palavras grande e pequeno por palavras ou expressões de sentido equivalente ao
que têm em cada uma das situações nas quais foram empregadas.
Fonte: CEREJA e MAGALHÃES. Português e Linguagem
onde tem as respostas dessa atividade , por favor
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