terça-feira, 24 de novembro de 2015



Aula: Análise da música "Estudo Errado"

Atividade para aula de língua portuguesa com exercícios de análise e interpretação da música "Estudo errado", de Gabriel O Pensador

ESTUDO ERRADO - Gabriel, o Pensador
Eu tô aqui, pra quê? Será que é pra aprender? Ou será que é pra aceitar, me acomodar e obedecer? Tô tentado passar de ano pro meu pai não me bater. Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever. A professora já ta de marcação porque sempre me pega disfarçando espiando e colando todas as provas dos colegas. E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo. E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo. Eu quero jogar botão, vídeo game, bola de gude. Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!". Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi. Pra me dar bem e minha mãe deixar eu ficar acordado até mais tarde. Ou quem sabe aumentar minha mesada pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?) Não. De mulher pelada.

A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada. E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!) A rua é perigosa então eu vejo televisão (Tá lá mais um corpo estendido no chão)
Na hora do jornal eu desligo porque eu não sei o que é inflação – Ué, num te ensinaram? – Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil. Em vão, pouco interessantes, eu fico pu... Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!!!) Então eu fui relendo tudo até a prova começar. Voltei louco para contar:

Manhê! Tirei um dez na prova Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova. Decorei toda a lição. Não errei nenhuma questão. Não aprendi nada de bom. Mas tirei dez (boa filhão!)

Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci. Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi. Decoreba: esse é o método de ensino. Eles me tratam como ameba e assim eu num raciocino. Não aprendo as causas e consequências, só decoro os fatos. Desse jeito até história fica chato.

Mas os velhos me disseram que o "porque" é o segredo. Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo. Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente. Eu sei que ainda num sou gente grande, mas eu já sou gente.

E sei que o estudo é uma coisa boa. O problema é que sem motivação a gente enjoa. O sistema bota um monte de abobrinha no programa, Mas pra aprender a ser um “ingonorante” (...) Ah, um ignorante, por mim eu num saía da minha cama (Ah, deixa eu dormir) Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre. Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste – O que é corrupção: Pra que serve um deputado: Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso! Ou que a minhoca é hermafrodita. Ou sobre a tênia solitária. Não me faça decorar as capitanias hereditárias!!!(...)

Vamos fugir dessa jaula "hoje eu tô feliz" (Matou o presidente) Não. A aula. Matei a aula porque não dava. Eu não agüentava mais E fui escutar o pensador escondido dos meus pais. Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam (esse não é o valor que um aluno merecia) Í ííh...Sujô! (Hein?) O inspetor! (Acabou a farra, já pra sala do coordenador!) Achei que ia ser suspenso mas era só pra conversar. E me disseram que a escola era o meu segundo lar. É verdade, eu aprendo muita coisa realmente faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar pra sempre! Então eu vou passar de ano não tem outra saída Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida. Discutindo e ensinado os problemas atuais e não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais.Com matérias das quais eles não lembram mais nada e quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada.

Encarem as crianças com mais seriedade pois a escola é onde formamos nossa personalidade. Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância a exploração e a indiferença são os sócios quem devia lucrar só é prejudicado Assim cês vão criar uma geração de revoltados Ta tudo errado e eu já to de saco cheio. Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio. - Ô Juquinha, ce ta falando demais, assim eu vô te que te deixar sem recreio! – Mas é só a verdade, fessora! – Eu sei mas colabora, senão eu perco meu emprego...

Exercícios de interpretação da música “Estudo Errado”1. A que gênero literário pertence a música “Estudo Errado”? Explique.

2. Identifique os vários personagens que participam da letra da música.

3. Como o personagem principal se mostra na primeira parte da música?

4. Na terceira parte da música (Manhê! Tirei um dez...), a mãe do menino revela uma hipocrisia (falsa moral) em relação ao estudo do filho. Explique.

5. Durante a música, o menino tem opiniões contrárias em relação ao estudo (ora acha ruim, ora acha bom). Comente dois momentos em que isso ocorre.

6. Na penúltima parte, o menino expressa o que é o ideal na escola. Você concorda com ele? Explique.

7. Na última parte, o nível de indignação do menino é muito radical. Você concorda totalmente com as palavras dele nessa parte? Explique.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário