terça-feira, 24 de novembro de 2015




Atividade sobre Pronomes Pessoais I
1. Leia esta tira, de Quino:
Nessa tira, uma das personagens emprega um pronome de forma inadequada à norma-padrão da língua.
a) Identifique a situação em que isso ocorre.
b) Considerando a idade da personagem e o contexto em que ela se encontra, você acha que o emprego desse pronome foi inadequado à situação?
c) Faça na frase a substituição que torne o uso do pronome adequado à norma-padrão da língua.

2. Substitua, em seu caderno, os objetos diretos destacados das frases abaixo por o(s) ou a(s):
a) A menina viu uma boneca na loja e pediu à mãe que comprasse a boneca.
 b) Encontrou vários amigos no shopping e convidou os amigos para irem ao cinema.
 c) Depois de tantas discussões, percebeu a verdade.
 d) Refletiu sobre o assunto e comentou o assunto com discrição.
 e) Ama a vida intensamente.

3. Substitua, em seu caderno, os objetos indiretos destacados pelo pronome oblíquo átono lhe(s):
a) Nunca pedi a você nenhum favor, mas hoje irei pedir.
 b) A prefeitura enviou aos contribuintes o carnê de impostos.
 c) Gostaria de solicitar a todos o apoio para a minha candidatura.
 d) Mandei um cartão de Natal para meu amigo francês.
 e) O policial informou ao motorista as condições de tráfego na rodovia.

4. Reconheça a função sintática dos pronomes destacados nestes enunciados:
a) “Minha avó que me cantava rimances e me ensinava parlendas…”
 b) “Quando eu ainda não sabia ler, brincava com livros e imaginava-os cheios de vozes”
 c) “Meu pai me trouxe um livro.”
 d) “Levou-me para o quarto dos fundos”
 e) “Quando eu acabasse de ler este livro, ele me traria outro.”

5. Copie em seu caderno as frases seguintes e substitua o termo destacado por pronomes oblíquos átonos. Antes de efetuar a substituição, observe a pessoa gramatical relativa ao termo a ser substituído e se ele tem função de objeto direto ou de objeto indireto.
a) Com argumentos fracos, ele não convenceu os ouvintes.
 b) Já devolvi à bibliotecária o livro.
c) Já entregaram para mim e para meus vizinhos o formulário do imposto de renda.
 d) Ela nunca revelou ao namorado seus sentimentos.
 e) Ela nunca revelou ao namorado seus sentimentos.
 f) Ofereceram para mim um cargo de chefia no banco.
 g) Ofereci a vocês meus serviços por duas vezes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário