Leia este poema, de Fernando Paixão, e responda às questões 1 e 2.
O ônibus
Logo na esquina
desceu o primeiro.
Seguiu o motorista
mais quatro passageiros.
Desceu o segundo
no ponto seguinte.
Levou um susto:
a rua estava diferente.
Desceu o terceiro
na casa de Raimundo
que carrega no nome
tanta raiva do mundo.
O quarto desceu
em frente à estátua.
Caiu-lhe sobre a cabeça
uma espada de prata.
Desceu o último
tranquilo na calçada,
queria sentir o vento,
passear e mais nada.
Ficou só o motorista
nenhum passageiro.
Agora sim – ufa! –
podia ir ao banheiro.
(Poesia a gente inventa. São Paulo: Ática, 1996.)
1. O poema está organizado em partes, isto é, em estrofes.
a) Qual é o número de estrofes do poema?
b) Quantas pessoas havia ao todo no ônibus?
c) Conclua: qual a relação entre as estrofes do poema e as pessoas do ônibus?
2. O poema, desde o início, apresenta diversos numerais.
a) Quais os dois tipos de numerais que foram empregados?
b) Desses tipos, qual foi o mais utilizado?
c) O ônibus faz uma viagem, e os passageiros descem em pontos diferentes. Ao empregar predominantemente esse tipo de numeral, o que o autor pretende indicar, quanto à descida de cada passageiro?
Você já tomou um “vampiro enganado”? Essa é uma receita que o Menino Maluquinho inventou. Veja
Vampiro enganado
Ingredientes
1 copo de suco de uva
1 cenoura raspada e cortada em pedaços
1 tomate maduro
1 laranja descascada e cortada em pedaços, sem semente
Modo de fazer
1 — Coloque no liquidificador a laranja e a cenoura e triture bem.
2 — Acrescente o tomate e o suco de uva.
3 — Junte dois ou três cubos de gelo e uma colher de sopa de açúcar.
4 — Desligue o aparelho e passe a bebida por um coador para retirar as fibras que tenham
ficado. Sirva em copos altos.
(Ziraldo. O livro de receitas do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2002. p. 18.)
3. A receita é organizada em duas partes: a dos ingredientes e a do modo de fazer.
a) Que tipo de informação encontramos na primeira parte?
b) E na segunda?
4. Na primeira parte da receita, encontramos vários algarismos. Na sua opinião, por que foram empregados algarismos em vez de numerais?
5. Num dos itens do Modo de fazer, encontramos alguns numerais.
a) Identifique-os.
b) Por que você acha que o gelo e o açúcar não foram mencionados na parte Ingredientes?
6. Compare a palavra uma de “uma colher de sopa de açúcar” à palavra um de “um coador”.
a) Qual dessas palavras é numeral? Como você sabe isso?
b) Qual dessas palavras é artigo indefinido? Por quê?
7. As receitas em geral são textos que apresentam muitos algarismos ou numerais. Por que você acha que isso acontece?
Fonte: Português: Linguagens — William Roberto Cereja e Thereza Cochar
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