segunda-feira, 7 de abril de 2014


SINTOMAS DA DISLEXIA

Sempre

- Dificuldades com a linguagem;

- Problemas com a escrita;

- Dificuldades com a ortografia;

- Lentidão na aprendizagem da leitura.
Normalmente

- Disgrafia (letra feia);

- Discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;

- Dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização;

- Dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar sequências de tarefas complexas;

- Dificuldades para compreender textos escritos;

- Dificuldades em aprender uma segunda língua. 

Algumas vezes

- Dificuldades com a linguagem falada;

- Dificuldade com a percepção espacial;

- Confusão entre direita e esquerda. 

Pré -Escola

- Dispersão;

- Fraco desenvolvimento da atenção;

- Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem;

- Dificuldade em aprender rimas e canções;

- Fraco desenvolvimento da coordenação motora;

- Dificuldade com quebra cabeça;

- Falta de interesse por livros impressos.

-Idade Escolar (a falta de acompanhamento adequado nesta fase pode acarretar prejuízos emocionais, sociais e profissionais)

- Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita;

- Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);

- Desatenção e dispersão;

- Dificuldade em copiar de livros e da lousa;

- Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);

- Desorganização geral, como constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais escolares;

- Confusão entre esquerda e direita;

- Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc;

- Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas;

- Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções e recados;

- Dificuldades em decorar sequências, como meses do ano, alfabeto e tabuada;

- Dificuldade na matemática e desenho geométrico;

- Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias);

- Troca de letras na escrita;

- Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;

- Problemas de conduta como: depressão, timidez excessiva ou o 'palhaço' da turma;

- Bom desempenho em provas orais.
 

Adultos (caso não tenham passado por um acompanhamento adequado na infância)

- Continuada dificuldade na leitura e escrita;

- Memória imediata prejudicada;

- Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua;

- Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia);

- Dificuldade com direita e esquerda;

- Dificuldade em organização;

- Aspectos afetivos emocionais prejudicados, trazendo como consequência: depressão, ansiedade, baixa autoestima e, algumas vezes, o ingresso para as drogas e o álcool.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário