ATIVIDADES - Processo de formação de palavras, crase e pontuação
1. ASSINALE O ITEM QUE CONTÉM SOMENTE PALAVRAS FORMADAS POR JUSTAPOSIÇÃO.
a) desagradável - complemente
b) vaga-lume - pé-de-cabra
c) encruzilhada - estremeceu
d) supersticiosa - valiosas
e) desatarraxou - estremeceu
2. RELACIONE AS COLUNAS DE ACORDO COM O SIGNIFICADO DOS RADICAIS FORMADORES DAS PALAVRAS DA 1ª COLUNA
(a) Ortografia ( ) água / horror
(b) Sonoterapia ( ) coração / escrita
(c) cronômetro ( ) amigo / sabedoria
(d) filósofo ( ) tempo / o que mede
(e) hidrofobia ( ) terra / descrição
(f) televisão ( ) vida / escrita
(g) biografia ( ) longe / visão
(h) geografia ( ) correto / escrever
(i) cardiograma ( ) alma / estudo
(j) psicologia ( ) sono / cura
3. IDENTIFIQUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO QUE ORIGINOU AS PALAVRAS ABAIXO:
a) pontiagudo: ___________________________
b) despedaçar: __________________________
c) relembrar: ____________________________
d) lealmente: ____________________________
e) pernilongo: ___________________________
f) couve-flor: ____________________________
4. CONSIDERE AS PALAVRAS ARBORIZADO, MARINHA E LUMINOSA.
a) De que palavras elas são derivadas? _____________________________________________
b) Elas se formam pelo mesmo processo? Que processo? __________________________________________
5. EM QUE ALTERNATIVA A PALAVRA SUBLINHADA RESULTA DE DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA?
a) Às sete horas da manhã começou o trabalho principal: a votação.
b) Pereirinha estava mesmo com a razão. Sigilo... Voto secreto ... Bobagens, bobagens!
c) Sem radical reforma da lei eleitoral, as eleições continuariam sendo uma farsa!
d) Não chegaram a trocar um isto de prosa, e se entenderam.
e) Dr. Osmório andaria desorientado, senão bufando de raiva.
6. PROCURE NA LISTA DE RADICAIS GREGOS E LATINOS OS RADICAIS REFERENTES AOS SIGNIFICADOS ABAIXO E FORME A PALAVRA CORRESPONDENTE. OBSERVE O EXEMPLO:
EX. Que cultiva vinho = vinícola
a) estudo das doenças:_ ___________________
b) que come plantas: ______________________
c) xenocracia: ____________________________
d) estudo dos mortos: ______________________
e) governo do povo: _______________________
7. COMPLETE AS FRASES COM a, as, à, às, ao, aos.
a) Estes remédios destinam-se ____ crianças pobres.
b) ____ menina chegou _____ colégio atrasada.
c) Muitos artistas chegaram _____ cidade.
d) Você deve prestar assistência ____ velhos.
e) Você deve prestar assistência ______ classes menos favorecidas.
f) Vamos ____ Europa e, em seguida, ____ América do Sul.
g) Graças ____ Deus, pudemos chegar ____ Santos.
h) Fui _____ casa de meus pais no domingo.
i) Voltaram para ____ casa ____ 12 horas.
8. EMPREGUE CORRETAMENTE A VÍRGULA E APÓS, JUSTIFIQUE O EMPREGO UTILIZANDO O SEGUINTE CÓDIGO:
(a) Separar termos com a mesma função sintática. (d) Separar expressões explicativas ou corretivas.
(b) Isolar o vocativo. (e) Separar o nome de lugar na indicação de datas
(c) Marcar a omissão do verbo. (f) Separar o adjunto adverbial deslocado.
( ) Naquele dia ninguém compareceu à reunião.
( ) Acelera, Ayrton.
( ) Estudaram Matemática História Geografia Ciências e Português.
( ) Amanhã ou melhor depois de amanhã não haverá aula.
( ) Taquara 08 de dezembro de 2006.
( ) Márcia prefere cinema e Lucia teatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário