Doença rara impede menino de sorrir
(Autores: Andreia Dequinha, Sandra Vitezi, Sonia Henriques, Lourdes Galhardo, Maria Regina, Nalva Kássia, Zizi Cassemiro, Fabi Behling, Ruth Barbosa, Vânia Oliveira)
(Se ele ficar eufórico, pode ter ataque fatal)
Rio - Um menino inglês de 7 anos sofre com rara condição cardíaca que o impede de fazer qualquer esforço, até mesmo um sorriso. Bradley Burhouse foi diagnosticado com taquicardia ventricular, após passar mal no início do ano quando brincava.
O menino tem frequência cardíaca alta, de 120 a 200 batimentos por minuto, duas vezes superior a de um adulto em repouso. Assim, um pequeno esforço faz com que seu coração desenvolva um ritmo cardíaco grave que pode levá-lo à morte súbita. Por isso, ele não pode brincar ao ar livre com os três irmãos nem se exercitar.
A doença tem como sintomas dor no peito, tonturas e desmaios, e pode ser corrigida com remédios ou cirurgia. No entanto, a operação pode ser fatal em crianças. Nas próximas semanas, ele fará exames para os médicos decidirem qual caminho a seguir no tratamento.
01) Você já tinha escutado falar desta doença? Justifique sua resposta, dizendo que outras doenças raras você já ouviu falar:
02) Como você imagina ser o cotidiano deste garoto da notícia?Comente:
03) Crie uma outra manchete para essa mesma notícia:
04) Pesquise no dicionário o significado das seguintes palavras: eufórico, súbita e fatal:
05) Justifique a acentuação das palavras cardíaca, súbita e próximas:
06) Identifique a função sintática do termo em destaque: “Nas próximas semanas, ele fará exames para os médicos decidirem qual caminho seguir no tratamento”:
07) Encontre todos os advérbios presentes no texto e indique as circunstâncias de cada um:
08) Ao escolher a voz passiva na construção da frase “Bradley Burhouse foi diagnosticado com taquicardia ventricular, após passar mal no início do ano quando brincava”, o que o jornalista quis ressaltar? Explique:
09) Passe a frase da questão anterior para a voz ativa e veja que trecho agora se encontra em evidência, explicando seu raciocínio:
10) Acrescente um depoimento à notícia:
11) Você alguma vez já imaginou que sorrir pudesse matar alguém? O que você pensa a respeito disso?
12) Atualmente, muitas pessoas não sorriem, são chamadas de "carrancudas", "mal humoradas". Não por terem uma doença como a do garoto da reportagem, o que pode acontecer com quem tem uma depressão, por exemplo. Mas por estarem em constante descontentamento com algo em suas vidas. Após ler esta notícia, que mensagem deixaria a essas pessoas?
13) Faça a análise morfossintática do título da notícia:
14) Você acredita na cura da doença do menino? Comente:
15) Observando a imagem, como você descreve a expressão do rosto do menino?
16) Que suposições são possíveis a partir da imagem e da leitura do título da notícia?
17) Localize o subtítulo e comente sobre sua função na notícia:
18) Que sugestões você daria aos pais e ao garoto para que pudessem lidar melhor com esse problema?
19) Em quais outras situações a criança fica impossibilitada de brincar? Comente cada uma:
20) Observe a expressão no rosto do menino. Na sua opinião, qual o maior sonho da vida dele? E qual é o seu?
21) Qual o significado dos radicais formadores da palavra TAQUICARDIA?
22) Quais as restrições impostas pela doença do menino? O que você pensa a respeito disso?
23) Marque V ou F:
( ) O menino sofre de uma doença rara.
( ) O menino pode se exercitar.
( ) Ainda não se sabe qual o tratamento ele deve seguir.
( ) O menino, por sofrer deste problema cardíaco, nem pode brincar com seus dois irmãos.
( ) O batimento do coração do garoto é acelerado.
( ) O menino sofre de uma doença rara.
( ) O menino pode se exercitar.
( ) Ainda não se sabe qual o tratamento ele deve seguir.
( ) O menino, por sofrer deste problema cardíaco, nem pode brincar com seus dois irmãos.
( ) O batimento do coração do garoto é acelerado.
24) O que a historia desse garoto pode nos ensinar? Comente:
25) São características do gênero textual Manchete:
( ) Chama a atenção do leitor para o conteúdo informacional da notícia
( ) Quase sempre o texto verbal vem acompanhado de imagem
( ) É um texto que amplia o argumento do texto
( ) É acompanhada do lead: resumo da notícia com todos os elementos essenciais à compreensão da matéria
( ) Deve apresentar as seguintes qualidades: ser verdadeira, atual, interessante.
26) Diante desses conhecimentos, faça o que se pede:
a) Identifique a manchete do texto.
b) Responda: Ela apresenta todas as características citadas acima? Justifique sua resposta:
27) Considerando o coração metafórico e o coração científico, qual a relação que existe entre ambos no caso da doença desse menino?
Nenhum comentário:
Postar um comentário