domingo, 1 de maio de 2016

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

REVISÃO 6º ANO - VERBOS - SUBSTANTIVOS - ADJETIVOS


Atividades de Revisão para a Prova

1) Leia e responda:
Cada grupo humano se comporta, pensa, trabalha e se distrai de maneira toda sua: as maneiras de preparar os alimentos, de plantar, as roupas que as pessoas vestem, os ornamentos que usam, tudo isso faz parte de sua maneira de viver, de sua cultura.

a) O que cada grupo humano faz à sua maneira?
b) O que essas palavras indicam? 
(   ) características, qualidades  
(   ) nomes de seres 
(   ) processos, ações
c) Há, no texto, um substantivo sobrecomum. Transcreva-o:

2) Observe este outro fragmento.
“O Brasil era na época um reino da natureza...”
a) A palavra destacada também é verbo. O que o verbo destacado está indicando nesse caso?
(   ) características, qualidades 
(   ) nomes de seres 
(   ) estado

3) Observe a letra da música abaixo:
"Minha jangada vai sair pro mar,
Vou trabalhar, meu bem querer.
Se Deus quiser, quando eu voltar do mar, 
Um peixe bom eu vou trazer.
Meus companheiros também vão voltar
E a Deus do céu vamos agradecer."


a) A quem se referem os verbos destacados?

b) Substitua as expressões destacadas, pelo pronome pessoal adequado: 
* Minha jangada vai sair pro mar.
* Meus companheiros também vão voltar.

 c) Se substituíssemos a locução verbal destacada, nos versos abaixo, qual seria o verbo adequado?
* Vou trabalhar, meu bem querer.
(   ) Trabalho, meu bem querer. 

(   ) Trabalharei, meu bem querer. 
(   ) Trabalhei, meu bem querer.

* Meus companheiros também vão voltar.
(   ) Meus companheiros também voltarão. 

(   ) Meus companheiros também voltaram.
(   ) Meus companehiros também voltam.

d) O que indicam, na canção, as ações de sair para o mar, trazer peixe, voltar e agradecer?
(   ) Algo que vai ser feito. 

(   ) Algo que já foi feito.

4) Complete as frases abaixo, com os verbos entre parênteses.
a) Quando um não quer, dois não _____________. (BRIGAR)
b) Agora o som das cornetas e clarins _______________ as tropas. (ENTUSIASMAR)
c) Ontem, da minha gaveta, _______________________ vários envelopes. (SUMIR)
d) O rebanho ___________________vacinado ontem. (SER) 



5) Leia o poema.
CONJUGAÇÃO 

(Affonso Romano de Sant’Anna)

Eu falo
Tu ouves
Ele cala.

Eu procuro
Tu indagas
Ele esconde.

Eu planto
Tu adubas
Ele colhe.

Eu ajunto
Tu conservas
Ele rouba.

Eu defendo
Tu combates
Ele entrega.

Eu canto
Tu calas
Ele vaia.

Eu escrevo
Tu me lês
Ele apaga

a) As ideias que o poema transmite estão centradas.
(   ) Em uma pessoa, no que ela faz e como ela é. 

(   ) Em duas pessoas diferentes e como elas são.
(   ) Em três pessoas diferentes e o que cada uma delas faz.

b) Distribua na tabela abaixo, os verbos do poema, de acordo com a sua conjugação.



1ª conjugação
2ª conjugação
3ª conjugação












6) Leia o texto.

Abelhas
Uma abelha visita dez flores por minuto em busca do pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta vôos diários, tocando em 40 mil flores. Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e o guardam numa bolsa localizada na garganta. [...]

a) Quais são as ações realizadas pela abelha?
b) Em que tempo estão conjugados os verbos do texto?
c) Qual a conjugação de cada um dos verbos presentes no texto?
d) “Abelha” é um substantivo comum-de-dois gêneros, sobrecomum ou epiceno? Explique:
e) Assinale a alternativa que substitui a forma nominal do verbo, destacada na frase abaixo.

Tocando em 40 mil flores. 

(   ) Toca em 40 mil flores. 
(   ) Tocou em 40 mil flores. 
(   ) Tocará em 40 mil flores.
f) Se substituíssemos a locução verbal destacada, na frase abaixo, qual seria o verbo adequado?
O néctar vai passando de abelha para abelha.
(   ) O néctar passará de abelha para abelha. 

(   ) O néctar passa de abelha para abelha.
(   ) O néctar passou de abelha para abelha

7) Leia com atenção o trecho abaixo:
 
“Ela subiu sem pressa a tortuosa ladeira. À medida que avançava, as casas iam rareando, modestas casas espalhadas sem simetria e ilhadas em terrenos baldios. No meio da rua sem calçamento, coberta aqui e ali por um mato rasteiro, algumas crianças brincavam de roda. A débil cantiga era a única nota viva na quietude da tarde. [...]

- Podia ter escolhido um outro lugar, não? – Abrandara a voz. – E que é isso aí? Um cemitério?

Ele voltou-se para o velho muro arruinado. Indicou com o olhar o portão de ferro, carcomido pela ferrugem.

a) Nesse fragmento, como o narrador caracteriza:
A ladeira:
Os terrenos:
A rua:
O mato:
A cantiga:
O muro do cemitério:
O portão de ferro:
 

b) Retire, do texto, um sinônimo de “simples”, “humilde”.
c) Retire, do texto, um sinônimo para a palavra “abandonados”.
d) Substitua as locuções a adjetivas destacadas pelo adjetivo correspondente:
“Ela subiu a ladeira com pressa.”
“Naquele belo dia de sol.”

e) Distribua os verbos destacados no texto, na tabela abaixo, de acordo com o tempo em que estão conjugados. Em seguida indique a que conjugação pertencem.

Pretérito Perfeito
Pretérito Imperfeito
Pretérito Mais-que-Perfeito


















8) Eu Juro que Vi 

(Sérgio Capparelli)
 

Eu vi uma arara vermelha
Com pitangas nas orelhas.

Eu vi uma cobra jararaca
Engolindo inteira uma jaca.

Eu vi uma onça pintada
Se coçando com a espingarda.

Eu vi o senhor Juvenal
Comendo açúcar com sal.

Eu vi um dromedário
Fazendo tricô no armário.

Eu vi no mar a baleia
Dançando com a lua cheia.

Eu vi uma cabra braba
Dizendo abracadabra.

a) Quais as palavras que o autor utiliza para caracterizar:
A arara:
A cobra:
A onça:
A lua:
A cabra:
b) Os substantivos arara, cobra, onça, dromedário e baleia, quanto ao gênero, são sobrecomuns, comuns-de-dois gêneros ou epicenos? Por quê?
c) Qual é o masculino de cabra?
d) Substitua a locução adjetiva destacada pelo adjetivo correspondente:

“Eu vi o senhor Juvenal
Comendo açúcar com sal.

e) O verbo destacado no texto é de que conjugação?
f) Em que tempo ele está conjugado?
g) Reescreva o primeiro verso do poema, empregando o verbo no Presente do indicativo.
h) Reescreva o terceiro verso do poema, empregando o verbo no Futuro do Presente do Indicativo.
i) Reescreva o quinto verso do poema, empregando o verbo no Presente do Indicativo e a primeira pessoa do plural.

j) Reescreva o 7ª verso do poema, empregando o verbo no Futuro do Pretérito do Indicativo e a terceira pessoa do plural.
k) Indique a que conjugação pertencem as formas nominais dos verbos abaixo:

engolindo:
coçando:
comendo:
fazendo:
dizendo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário