COMO A ZEBRA FICOU LISTRADA - Trabalhando com substantivos e adjetivos no ensino fundamental
Trago esta atividade como sugestão para trabalhar, além da interpretação textual, com substantivos e adjetivos para turmas de 5ª ou 6ª série.
COMO A ZEBRA FICOU LISTRADA
Há muito tempo atrás, mas há muito tempo mesmo, tanto que nem poeira ou lembrança existem mais, a terra era bem jovem e tudo estava por ser feito. Naqueles tempos, muitos animais tinham aparência bem diferente da que conhecemos hoje em dia. A zebra, por exemplo, era branca como a neve que cobre o topo das montanhas e o babuíno tinha pêlos que lhe cobriam o corpo inteiro, da cabeça até o rabo. A brilhante zebra branca era por demais vaidosa e costumava passar horas e mais horas admirando o belo reflexo no espelho d’água de rios e lagos.
- Como sou bonita! – costumava dizer, toda cheia de si, sacudindo orgulhosamente a cabeça e balançando o rabo.
Um dia, ao avistar um babuíno muito feio na outra margem do rio, pôs-se a dizer:
- Olhe como sou bonita, macaco feio! Zombava cruelmente do pobre babuíno, a voz e a maldade ecoando em todas as direções e indo muito além das montanhas ecoando em todas as direções e indo muito além das montanhas.
- Zebra imbecil! – reagiu o babuíno, raivoso, erguendo a cabeça e cravejando os olhos flamejantes.
- Você pode ser mais bonita e certamente o é, mas eu sou bem mais forte!
Dito isso, a desafiou para um duelo. Na noite seguinte, sob a luz de uma grande fogueira, toda a tribo zulu veio assistir à briga da zebra com o babuíno.
Este, muito esperto, cercara antecipadamente a fogueira com pedras. Usando de toda a sua habilidade, já que a beleza não põe mesa e inteligência é jóia rara, ferramenta para as grandes construções da vida, rapidamente conseguiu encurralar a zebra cada vez mais perto do fogo.
Quando já se encontravam bem próximos, a zebra descuidou-se, tropeçou nas pedras e caiu de costas sobre as toras incandescentes da fogueira.
Da dor à surpresa não se passou muito tempo e logo a zebra corria de um lado para o outro, gritando, saltando e escoiceando feito louca, o fogo e a fumaça desprendendo-se do rabo, a pele branquinha marcada por grandes listras negras feitas pela madeira queimada.
A pobre zebra relinchava e a dor era tamanha que lá pelas tantas, entre coices e relinchos mais e mais furiosos e incontroláveis, acabou acertando o babuíno no traseiro.
Nossa, ela bateu com tanta força que até hoje, onde atingiu, não nasce mais pêlo, você nunca viu?
É por isso, que a zebra tem listras negras e o babuíno possui o traseiro rosado e sem pêlo até os dias de hoje.
Adaptado por Júlio Emílio Braz
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
a) O texto diz que “há muito tempo atrás, mas há muito tempo mesmo”, a zebra era diferente de como ela é hoje. Descreva-a.
b) Nesse tempo, qual era a principal característica da zebra?
c) O macaco tinha muito orgulho de uma característica sua. Qual?
d) Quem fez o desafio para o duelo e por quê?
e) Por que o babuíno cercou a fogueira com pedras?
f) Por que a pele da zebra, que era branquinha, ficou marcada por grandes listras negras?
g) O que fez a zebra para se vingar do babuíno?
h) Como você explicaria as expressões:
* a beleza não põe mesa:
* inteligência é jóia rara:
ATIVIDADES GRAMATICAIS
1) CIRCULE OS ADJETIVOS NAS FRASES ABAIXO:
a) A terra era bem jovem e tudo estava por ser feito.
b) A brilhante zebra branca era por demais vaidosa.
c) A zebra passava horas admirando o belo reflexo no espelho d’água de rios e lagos.
d) Como sou bonita.
e) A zebra avistou um babuíno muito feio na margem do rio.
f) Zombava cruelmente do pobre babuíno.
g) O babuíno possui o traseiro rosado até os dias de hoje.
2) CLASSIFIQUE OS SUBSTANTIVOS ABAIXO, CONFORME O EXEMPLO: (lembre-se que sempre serão quatro quadrinhos)
3) TRANSFORME OS ADJETIVOS EM SUBSTANTIVOS, CONFORME O EXEMPLO:
a) Babuíno inteligente: A inteligência do babuíno
b) Zebra imbecil: ____________________________
c) Duelo difícil: _____________________________
d) Animais espertos: _________________________
e) Pêlo branco: ______________________________
4) LIGUE OS ADJETIVOS ABAIXO AO SEU GRAU SUPERLATIVO:
5) MARQUE A COLUNA CORRESPONDENTE AO GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS ABAIXO:
SUBSTANTIVO
|
EPICENO
|
COMUM-DE-DOIS
|
SOBRECOMUM
|
Cientista
| |||
Zebra
| |||
Criança
| |||
Repórter
| |||
Babuíno
| |||
Pessoa
| |||
Estudante
|
6) DÊ O SUBSTANTIVO COLETIVO DE:
a) animais: _________________________________________
b) plantas: __________________________________________
c) estrelas: _________________________________________
7) SUBSTITUA AS LOCUÇÕES ADJETIVAS POR UM ADJETIVO CORRESPONDENTE:
a) pêlo com listras: _______________________
b) parte de trás: ___________________________
8) RETIRE DO TEXTO UM ADJETIVO NO GRAU DIMINUTIVO: _____________________________________
9) PASSE AS FRASES PARA O PLURAL:
a) Olhe como sou bonita, macaco feio! _________________________________________________________________
b) A zebra avistou um babuíno muito feito. ______________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário