domingo, 1 de maio de 2016

 

Trabalhando com a música - a representação dos sons

Antes de iniciar essa atividade, pesquisou-se na Internet algumas coisas a respeito dos sons e de suas representações para fazer uma introdução da atividade com os alunos. No site http://hypescience.com/index.php/mp3-ilusoes-sonoras-incriveis/, há uma série de ilusões sonoras, às quais foram baixadas e passadas para um cd, para em seguida, serem apresentadas aos alunos, através do rádio. Foi uma atividade interessantíssima, pois após ouvirem os sons, houve um debate sobre os efeitos que os sons tiveram em cada um. Após essa experiência, propôs-se que escolhessem um ritmo musical para, posteriormente, ilustrá-lo. Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável em representar um tipo de batida sonora. Eles optaram pelo samba, funk e  rock.
Na aula seguinte, cada grupo trouxe uma música, na qual, procuraram observar apenas o ritmo e, a partir dele, criar uma ilustração usando linhas, cores e traços. Os alunos representaram os sons dos instrumentos envolvidos em cada ritmo. Destacaram guitarras, pandeiros, baterias, chocalhos, mesas de som e outros e fizeram a ilustração. O resultado foi bem interessante. Os ritmos e instrumentos ficaram muito distintos na representação final de cada som. Os alunos adoraram a experiência e relembraram que, em alguns desenhos animados, histórias em quadrinhos ou até em alguns filmes, os sons são representados também, com ondas, círculos e outros traçados. Com esta afirmação, partiu-se para um trabalho com vídeo e histórias em quadrinhos onde os alunos observaram e pesquisaram estas representações.  O rádio, a televisão e as revistas foram itens importantíssimos neste processo, pois serviram como ferramenta para a introdução, desenvolvimento e conclusão do trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário