TEXTOS CURTOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO
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Texto 01 : A boneca Guilhermina
Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que
faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora
de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite
inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu
dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a
Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não
aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca
mais bonita da rua.
MUILAERT, A. A boneca
Guilhermina. In: As reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das
Letrinhas, 1997, p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum – Vol. 8.
1.1 O trecho “A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua”expressa:
(A)
uma opinião da dona sobre a sua boneca.
(B) um comentário das amigas da dona da boneca.
(C) um desejo da dona de Guilhermina.
(D) um fato acontecido com a boneca e a sua dona.
1.2 No trecho “Mas quando ela chora, eu não aguento”, a
expressão sublinhada significa, em relação à dona da boneca, sentimento de,
(A) paciência.
(B)
pena.
(C) raiva.
(D) solidão.
1.3 Guilhermina é
(A) autora do texto.
(B)
a boneca.
(C) babá da boneca.
(D) a dona da boneca.
(fragmento)
As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem
tanto no deserto como nos polos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai
encarar?
Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada
do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente serio, se não
fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem
animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos
para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos
os cômodos de nossas casas.
Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante
indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são
três vezes maiores.
Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.
No trecho “Vai encarar?”, o ponto de interrogação tem o efeito de
(A) apresentar.
(B) avisar.
(C)
desafiar.
(D) questionar.
A expressão “Vai encarar?”, é marca de linguagem
(A) científica.
(B) formal.
(C)
informal.
(D) regional.
No trecho “...as baratas. Assim como nós, elas também ficam
bem animadas com o calor.”, a palavra destacada refere-se
(A) as
baratas.
(B) as
pessoas.
(C) a férias, sol e praia.
(D) as casas.
Texto 03:Qualquer vida é muita dentro da floresta
Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente.
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair as sementes.
Das sementes nascem novas árvores.
As luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.
ÍNDIOS TICUNA. Qualquer vida é muita dentro da floresta. In: O livro das
árvores. 2. ed. Organização Geral dos Professores TicunaBilíngües, 1998. p. 48.
A ideia central do texto é
(A) a chuva na floresta.
(B) a importância do sol.
(C)
a vida na floresta.
(D) o movimento das águas.
O que diz o trecho
“Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.” Acontece porque
(A) aparecem estrelas.
(B) brotam flores.
(C)
chega o Sol.
(D) vem o vento.
No trecho “Há uma vida dentro dela que se transforma
sem parar.” , a palavra sublinhada refere-se à
(A)
floresta.
(B) chuva.
(C) terra.
(D) cor.
Texto 04: EVA FURNARI
EVA FURNARI – Uma das principais figuras da literatura para crianças.
Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950,
radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de
estampas – e não causa estranhamento algum imaginá-la envolvida com cores,
lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-los...
Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo
das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos
Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente,
cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de
1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a
experiência das narrativas visuais.
Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem
texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi
lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo,
premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil –FNLlJ.
Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles
contam o Jabuti de "Melhor Ilustração" –Trucks (Ática, 1991), A bruxa
Zelda e os 80 docinhos (1986) e Anjinho (1998) –setes láureas concedidas pela
FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.
http:llcaracal. imaginaria. cam/autog rafas/evafurnari/index. html
No trecho “Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu prêmios,
entre eles contam o Jabuti” , a palavra destacada refere-se a
(A) lápis.
(B) livros.
(C) pincéis.
(D)
prêmios.
O trecho que contém uma ideia de tempo é
(A) “Eva Furnari nasceu em Roma.”
(B) “radicando-se em São Paulo.”
(C)
“formando-se no ano de 1976.”
(D) “seu primeiro livro foi lançado pela Ática.”
EVA FURNARI, iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando
histórias
(A) sem texto verbal, isto é, contadas sem imagens.
(B)
sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens.
(A) com texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens.
(D) texto verbal, isto é, contadas apenas por texto escrito.
Texto 05:MEU DIÁRIO
7 de julho
Pai é um negócio fogo, o meu, o do Toninho, do Mauro, do Joca, do Zé
Luís e do Beto são mais ou menos. O meu deixa jogar na rua, mas nada de chegar
perto da avenida. O Toninho está terminantemente proibido de ir ao bar do Seu
Porfírio. O do Beto é bem bravo, só que nunca está em casa: por isso, o Beto é
o maior folgado e faz o que quer. Também, quando o pai chega, mixou a
brincadeira. O do Joca é que nem o meu. O do Zé Luís deixa, mas é obrigatório
voltar às seis em ponto e o do Mauro às vezes deixa tudo, outras dá bronca que
Deus me livre, tudo na tal língua estrangeira que ele inventou.
AZEVEDO, Ricardo. Nossa rua tem um problema. São Paulo: Paulinas, 1986.
No texto “MEU DIÁRIO”, frases como:
‘’Pai é um negócio fogo...’
‘...o Beto é o maior folgado...’
‘...mixou a brincadeira.’
indicam um tipo de linguagem utilizada mais por
(A) idosos.
(B) professores.
(C)
crianças.
(D) cientistas.
Quantos pais são mencionado no texto?
(A) 5
(B)
6
(C) 7
(D) 8
O trecho “Pai é um negócio fogo, o meu, o do
Toninho...”, a palavra destacada está referindo-se ao
(A ) pai do Toninho,
(
B) pai do garoto que narra o fato.
(C ) pai do Beto
(D ) pai do Mauro,
Texto 06: O menino que mentia
Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia
resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
_ Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os vizinhos
largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas
encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum.
Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar; e ele
caçoou de todos.
Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas.
Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
_Um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o
pastor perdeu todo o rebanho.
Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.
BENNETT, William J. O livro das virtudes para crianças. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 1997.
O texto tem a finalidade de
(A) dar uma informação.
(B) fazer uma propaganda.
(C) registrar um acontecimento.
(D)
transmitir um ensinamento.
No final da história, pode-se entender que
(A) as ovelhas fugiram do pastor.
(B) os vizinhos assustaram o rebanho.
(C)
o lobo comeu todo o rebanho.
(D) o jovem pastor pediu socorro.
No trecho “_ Um lobo! Um lobo! Socorro!”, a palavra
sublinhada é um
( A) nome de pessoa.
( B) solicitação de ajuda
( C) nome de uma ovelha.
( D) nome do lobo.
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Texto 07 :Sobrenome
Como vocês sabem
Frankenstein foi feito
com pedaços de pessoas diferentes:
a perna era de uma, o braço de outra
a cabeça de uma terceira
e assim por diante.
Além de o resultado
ter sido um desastre
houve um grave problema
na hora em que Frankenstein
foi tirar carteira de identidade.
Como dar identidade
a quem era uma mistura
de várias pessoas?
A coisa só se resolveu
quando alguém lembrou
que num condomínio
cada apartamento
é de um dono diferente.
Foi assim que Frankenstein Condomínio
ganhou nome e sobrenome como toda gente.
PAES, José Paulo. Lé com Crê. São Paulo: Ática, 1996.
O assunto do texto é como
(A) as pessoas resolvem seus problemas.
(B) as pessoas tiram carteira de identidade.
(C) o condomínio de um prédio é formado.
(D)
o Frankenstein ganhou um sobrenome.
Como ficou o nome do Frankenstein depois que tirou sua identidade?
( A) Frankenstein
Colombino.
( B) Frankenstein Condomínio.
(C ) Frankenstein Prédio.
( D) Frankenstein Misturinha.
O sinônimo da palavra diferente é
( A) igual.
(
B) desigual.
(C) duplo sentido.
(D) oposto.
Sou pelo combate
Sempre e em toda parte
Dos três ASSASSINOS:
A IGNORÂNCIA
O FANATISMO
E A TIRANIA.
Fernando Pessoa
Quais os três assuntos destruidores mencionado no poema?
( A) A ignorância, o fantástico e o combate.
(B ) O fanatismo, a tirania e o combate.
( C) O fanatismo, a tirania e o combate.
(D
) A ignorância, o fanatismo e a tirania.
A palavra “ASSASSINO”, tem quantas letras e quantos fonemas?
(A ) 09 letras e 06 fonemas.
(
B) 09 letras e 07 fonemas.
(C ) 09 letras e 08 fonemas.
(D ) 09 letras e 09 fonemas.
No trecho “Dos três ASSASSINOS”, a palavra grifada
refere-se um
( A) substantivo.
(
B) numeral.
( C) adjetivo.
( D) pronome.
Texto 09: A escolha de uma noiva
Era uma vez um rapaz que tinha a intenção de se casar e que conheceu
três moças, as três tão lindas que ele não conseguia escolher, nem decidir qual
preferia, atrapalhado foi pedir a opinião da avó que lhe disse:
Convide as três para almoçar, ofereça queijo e observe bem como elas
comem.
Foi o que fez o rapaz, a primeira engoliu o queijo com a casca; a
segunda, pelo contrário tirou a casca, mas com tanta impaciência que cortou
demais e jogou-o junto com a casca, a parte mais cremosa do queijo; a terceira
também tirou a casca, só que com toda calma, e exatamente o que era necessário
tirar nem de mais, nem de menos.E quando o rapaz foi contar tudo a avó ela lhe
disse:
- Case-se com a terceira.
E foi o que o rapaz fez, e foi muito feliz.
(Magna Diniz, Solange Assunpção)
Por que o rapaz teve dificuldade de escolher uma das moças?
(A ) Porque duas eram lindas e uma era feia.
(B ) Por serem todas três lindas.
(C ) Duas eram feias e uma era bonita.
(D
) As três eram feias.
A terceira moça foi a escolhida pelo rapaz porque ela
(A)
demonstrou que era cuidadosa e paciente.
(B) era mais rápida que as outras.
(C) provou que os últimos serão os primeiros.
(D) sabia como se comportar à mesa.
No texto, a primeira moça era
(A) bondosa.
(B) esperta.
(C)
gulosa e impaciente.
(D) impaciente.
Texto 10: João
João saiu cedo de carro.
Ele levou seu cachorro e seu gato ao veterinário.
A palavra “ELE” está substituindo
( A) cachorro.
( B)carro.
( C) gato
(D
) João.
João saiu de carro
(
A) de manhã.
( B) ao meio -dia.
(C ) à tarde.
( D)à noite
A palavra João é um substantivo
(
A) próprio.
(B ) comum.
(C ) simples.
(D) derivado.
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