sexta-feira, 12 de junho de 2015



Você vai ler um texto intitulado “Receita de espantar a tristeza”. Antes de lê-lo, responda:


1. O que é receita? Sobre o que poderia tratar um texto com esse título?
Resposta pessoal. Caso se atenham à ideia de receita, a receita de alguma comida ou bebida poderosa, ou ainda dicas para melhorar o humor. Podem ainda achar que o texto aborda sentimentos positivos, como alegria, paz etc.

Agora, acompanhe a leitura do poema.

Receita de espantar a tristeza
faça uma careta
e mande a tristeza
pra longe pro outro lado
do mar ou da Lua

vá para o meio da rua
e plante bananeira
faça alguma besteira

depois estique os braços
apanhe a primeira estrela
e procure o melhor amigo
para um longo e apertado abraço
MURRAY, Roseana. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1999, p. 42.

2. Compare o poema com o que você imaginou. Houve alguma semelhança? Foi muito diferente?
Resposta pessoal, dependendo da resposta anterior. O texto não é a receita de um prato, e sim um poema que traz maneiras de deixar a tristeza.
3. O texto lido é uma receita? Por que esse título foi dado ao poema?
O texto não é do gênero receita, mas um poema. Esse título foi dado ao poema porque as ações sugeridas ao leitor seriam maneiras de espantar a tristeza. Essas ações estão expressas por verbos no imperativo, dando instruções ao leitor.
4. Você se lembra do que é verso? E estrofe? Verso é cada linha do poema, e estrofe, cada conjunto de versos.
a) Quantas estrofes tem o poema? Três.
b) Quantos versos há em cada estrofe? A primeira estrofe tem quatro versos; a segunda, três; e a terceira, quatro.

5. Vamos comparar o poema lido com uma receita gastronômica? Para isso, leia uma receita de chantili.

Chantili
Ingredientes
500 mL de creme de leite fresco (um frasco)
3 ou 4 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo
Coloque o creme de leite e o açúcar na batedeira e bata.
Quando o creme começar a engrossar, diminua a velocidade da batedeira.
Bata mais um pouquinho até chegar ao ponto (quando o creme não cai das pás da batedeira).
O creme está pronto para cobrir e rechear bolos ou para acompanhar frutas ou sorvetes.

a) Que parte da receita de chantili se aproxima da “Receita de espantar a tristeza”?
O modo de preparo.
b) Sublinhe os verbos que aparecem no poema e os que aparecem na receita de chantili. O que você observou?
Nos dois textos, todos os verbos estão no modo imperativo; são usados para dar ordem, para aconselhar como fazer, o que aproxima o poema do gênero receita.
c) Relacione a receita de chantili com o poema “Receita de espantar a tristeza”. O que as estrofes do poema podem simbolizar?
Elas podem simbolizar as etapas do modo de preparo. Como na receita de chantili e em qualquer outra, o modo de espantar a tristeza é apresentado passo a passo.
d) Vimos semelhanças entre os dois textos de gêneros diferentes – poema e receita – que justificam o título do poema. Mas em que os textos se diferenciam? Complete as informações sobre cada um dos textos lidos.
I) Função do texto: para que lemos cada um deles?
Receita de espantar a tristeza: Para apreciarmos o poema, nos divertirmos ou admirarmos o uso das palavras, como fruição estética.
Receita de chantili: Para prepararmos um doce, o chantili.
II) Suporte: onde podemos encontrar cada um dos textos?
Receita de espantar a tristeza: Em um livro de poesias.
Receita de chantili: Em um livro de receitas.
II) Organização: como o texto se apresenta? Que partes ele tem?
Receita de espantar a tristeza: O poema costuma ser dividido em estrofes, que são formadas por versos.
Receita de chantili: Em duas partes principais: “Ingredientes” e “Modo de preparo”.

6. Escolha lápis de cores diferentes e pinte, no poema, as palavras que têm sonoridade semelhante, que apresentam terminações com sons que se parecem, ou seja, palavras que rimam. Para cada grupo de palavras com sonoridade semelhante, escolha uma cor diferente. Há alguma regularidade nas rimas dos versos, isto é, a distribuição das rimas nos versos se repete nas três estrofes?
Percebe-se que há muitos versos sem rima e as rimas que acontecem não seguem um padrão regular. A primeira estrofe não tem nenhuma rima, mas seu último verso rima com o primeiro da terceira. Na segunda estrofe, rimam o segundo e o terceiro versos; na terceira, o primeiro e o último.
Atividade adaptada do "Caderno de Apoio e Aprendizagem" da Prefeitura de São Paulo.


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