Responda
colocando um X nas alternativas corretas:
CUIDADOS
AO BRINCAR DE PIPA
1. Não
empine perto da rede elétrica, em cima de lajes e telhados e em lugares
movimentados;
2.
Nunca use cerol: machuca os motociclistas e corta a camada de borracha dos fios
de eletricidade;
3. Não
use fios metálicos para empiná-las nem faça rabiolas de fita cassete: são
condutores de energia e dão choques terríveis;
4. Não
tente pegar nenhuma pipa que esteja enroscada em um fio elétrico;
5.
Também não tente recuperá-las se tiverem caído em Estações Transformadoras de
Distribuição (ETDs) ou em subestações da rede elétrica.
Fonte: DICAS e
reportagens. Folha de S. Paulo
1- Além
de machucar motociclistas, o texto afirma que o uso de cerol pode ser
prejudicial quando ele:
(A) conduz energia a quem
empina pipa.
(B) dá choque em quem empina
pipa.
(C) ajuda a cortar a pipa do
outro.
(D) corta a borracha dos fios elétricos.
PÃO
DE QUEIJO
INGREDIENTES
·
2
½ XÍCARAS DE POLVILHO DOCE
·
½
XÍCARA DE POLVILHO AZEDO
·
1
XÍCARA DE LEITE
· ¾ XÍCARA DE ÓLEO
· 1 XÍCARA DE QUEIJO PARMESÃO OU MINAS
· 3 OVOS INTEIROS
· 1 COLHER DE CHÁ DE SAL
MODO DE PREPARO
· BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR, MENOS O
QUEIJO;
· DESPEJE TUDO EM UMA VASILHA E MISTURE
COM O QUEIJO JÁ RALADO;
· LEVE AO FORNO EM FORMINHAS DE EMPADA
UNTADA POR 20 MINUTOS.
2- Este tipo de texto é:
(A) uma notícia
(B) uma poesia
(C) uma fábula
(D) uma receita
3- Assinale os alimentos necessários para
fazer essa receita:
(A) farinha
(B) polvilho doce e azedo
(C) açúcar
(D) leite
(E) fubá
(F) óleo
(G) queijo parmesão
(H) ovos
( I )) azeite
(J) sal
Leia
com atenção:
Há alguns animais que se
fingem de mortos. Em vez de correr ou lutar contra o inimigo, eles se deitam
imóveis, parecendo mortos. Isso confunde muitos predadores, que preferem se alimentar
de animais vivos. Esse tipo de comportamento dos gambás norte-americanos deu
origem à expressão “brincar de morrer”. Quando atacados, eles mancam, caem e
rolam no chão, fecham os olhos e ficam com a língua para fora o tempo
suficiente para afugentar a maioria de seus inimigos!
O mundo
da natureza – fatos incríveis.. São Paulo, Melhoramentos
4- Os gambás norte-americanos quando atacados:
(A) correm, lutam e rolam no
chão
(B) brincam, rolam e caem no
chão
(C) rolam, pulam e lutam no
chão
(D) mancam,
caem e rolam no chão
A Boneca Guilhermina
Esta é a minha boneca, a
Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita. Ela é muito boazinha também. Faz
tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois pega no
sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que
está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda
dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando
ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A
Guilhermina é a boneca mais linda da rua.
MUILAERT, A. A boneca
Guilhermina
5- O texto trata, principalmente:
(A) Das
aventuras de uma menina.
(B) Das
brincadeiras de uma boneca.
(C) De uma
boneca muito especial.
(D) Do
dia-a-dia de uma menina com sua boneca
LISTA DE COMPRAS
Café da manhã
|
achocolatado
|
açúcar
|
adoçante
|
café (pó)
|
leite longa vida
|
manteiga e/ou
|
margarina
|
pão
|
geléia
|
Almoço e jantar
|
arroz
|
feijão
|
ovos
|
carnes
|
macarrão
|
macarrão instantâneo
|
legumes
|
verduras
|
alho
|
óleo
|
vinagre
|
sal
|
azeite
|
6- A finalidade desta lista é indicar:
(A) os produtos necessários para serem
comprados no supermercado.
(B) os produtos que constam na
dispensa de uma casa.
(C) os gastos excessivos com compras
de supermercado.
(D) os artigos que são mais usados na
alimentação de uma família.
7- O personagem da história ficou
muito bravo com a Mafalda por que:
(A) Ela zombou dele.
(B) Porque ela o chamou de pirambaba e
ele achou que era algo ruim, mesmo não sabendo o significado da palavra.
(C)
Ele estava triste que foi mal na prova.
(D) Estava passando mal
Leia o texto
O que disse o
passarinho
(...)
Um passarinho
me contou
Que a ostra é
muito fechada,
Que a cobra é
muito enrolada
Que a arara é
uma cabeça oca,
E que o
leão-marinho e a foca...
Xô xô,
passarinho, chega de fofoca!
PAES, José Paulo. O que
disse o passarinho.
8- A pontuação usada no final do verso “e
que o leão-marinho e a foca...” sugere que o passarinho:
(A) Está
cansado.
(B) Está
confuso.
(C) Não tem
mais fofocas para contar.
(D) Ainda tem
fofocas para contar.
O porco e os espinhos
Tem sempre uma pedra
no caminho
do amigo porco-espinho.
Ele corre no mato,
até se diverte,
dá susto nos outros
e tem namorada.
Mas, coitadinho,
não pode dar
abraço apertadinho.
PIMENTEL,
Luís. Novas idéias. São Paulo: Brasil.
9- O porquinho não pode
dar um abraço apertado porque ele:
(A)) corre no mato.
(B) dá susto nos outros.
(C) tem namorada.
(D) tem espinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário