Observe a letra de música "Quando eu estiver cantando "de Cazuza.
Quando Eu Estiver Cantando - Cazuza
Tem gente que recebe Deus quando canta
Tem gente que canta procurando Deus
Eu sou assim com a minha voz desafinada
Peço a Deus que me perdoe no camarim
Eu sou assim com a minha voz desafinada
Peço a Deus que me perdoe no camarim
Eu sou assim
Canto pra me mostrar
De besta
Ah, de besta
De besta
Ah, de besta
Quando eu estiver cantando
Não se aproxime
Quando eu estiver cantando
Fique em silêncio
Quando eu estiver cantando
Não cante comigo
Não se aproxime
Quando eu estiver cantando
Fique em silêncio
Quando eu estiver cantando
Não cante comigo
Porque eu só canto só
E o meu canto é a minha solidão
É a minha salvação
E o meu canto é a minha solidão
É a minha salvação
Porque o meu canto redime o meu lado mau
Porque o meu canto é pra quem me ama
Me ama, me ama
Porque o meu canto é pra quem me ama
Me ama, me ama
Quando eu estiver cantando
Não se aproxime
Quando eu estiver cantando
Fique em silêncio
Quando eu estiver cantando
Não cante comigo
Não se aproxime
Quando eu estiver cantando
Fique em silêncio
Quando eu estiver cantando
Não cante comigo
Quando eu estiver cantando
Fique em silêncio
Fique em silêncio
Porque o meu canto é a minha solidão
É a minha salvação
Porque o meu canto é o que me mantém vivo
E o que me mantém vivo
É a minha salvação
Porque o meu canto é o que me mantém vivo
E o que me mantém vivo
1. Identifique na primeira estrofe uma oração subordinada adverbial temporal (ideia de tempo).
2. No verso “Tem gente que canta procurando Deus”, o texto destacado expressa circunstância de:
a) Tempo. b) Causa. c) Consequência. d) Finalidade.
3. Identifique na segunda estrofe uma oração subordinada adverbial final (ideia de finalidade).
4. Qual oração subordinadas adverbial se repete sete vezes na letra da música? Escreva a oração e classifique-a.
5. Agora leia a letra da musica “Sutilmente”, do grupo Skank.
5. Agora leia a letra da musica “Sutilmente”, do grupo Skank.
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
a) O que o autor do texto quis dizer no trecho: “Quando eu estiver morto, suplico que não me mate dentro de ti”?
b) Circule todas as orações subordinadas adverbiais temporais encontradas no texto.
c) Copie a oração adverbial concessiva que se repete no texto.
6. Considere os enunciados:
I. Nas provas, os professores propunham questões tão difíceis que os alunos mais fracos pediam transferência para outras escolas.
II. Nas provas, os professores propunham questões tão difíceis para que os alunos mais fracos pedissem transferência para outras escolas.
II. Nas provas, os professores propunham questões tão difíceis para que os alunos mais fracos pedissem transferência para outras escolas.
a) Identifique as orações subordinadas adverbiais presentes nesses dois períodos e indique as circunstâncias que elas expressam.
b) Em qual dos dois períodos fica evidenciada a intenção dos professores de provocar a saída dos alunos mais fracos? Explique.
“A única forma de chegar ao impossível, é acreditar que é possível.”
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