GÊNEROS ORAIS E ESCRITOS NA ESCOLA
Domínios sociais de comunicação
|
Aspectos tipológicos
|
Capacidade de linguagem dominante
|
Exemplo de gêneros orais e escritos
|
Cultura Literária Ficcional
|
Narrar
|
Mimeses de ação através da criação da intriga no domínio do verossímil
|
[Conto Maravilhoso], Conto de Fadas, fábula, lenda, narrativa de
aventura, narrativa de ficção cientifica, narrativa de enigma, narrativa
mítica, sketch ou história engraçada, biografia romanceada, romance, romance
histórico, novela fantástica, conto, crônica literária, adivinha, piada
|
Documentação e memorização das ações humanas
|
Relatar
|
Representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo
|
Relato de experiência vivida, relato de viagem, diário íntimo,
testemunho, anedota ou caso, autobiografia, curriculum
vitae, noticia, reportagem, crônica social, crônica esportiva, histórico,
relato histórico, ensaio ou perfil biográfico, biografia
|
Discussão de problemas sociais controversos
|
Argumentar
|
Sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição
|
Textos de opinião, diálogo argumentativo, carta de leitor, carta de
solicitação, deliberação informal, debate regrado, assembleia, discurso de
defesa (advocacia), discurso de acusação (advocacia), resenha crítica,
artigos de opinião ou assinados, editorial, ensaio
|
Transmissão e construção de saberes
|
Expor
|
Apresentação textual de diferentes formas dos saberes
|
Texto expositivo, exposição oral, seminário, conferência, comunicação
oral, palestra, entrevista de especialista, verbete, artigo enciclopédico,
texto explicativo, tomada de notas, resumo de textos expositivos e
explicativos, resenha, relatório científico, relatório oral de experiência
|
Instruções e prescrições
|
Descrever ações
|
Regulação mútua de comportamentos
|
Instruções de montagem, receita, regulamento, regras de jogo,
instruções de uso, comandos diversos, textos prescritivos
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário