PROGRAMA SALAS DE APOIO À APRENDIZAGEM
ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA
ATIVIDADE 1
A casa
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Numero Zero
Vinicius de Moraes
O professor, após selecionar no poema “a casa” as palavras casa e zero, ira
trabalhar o fonema /z/, através da percepção do aluno que as duas palavras são escritas
com letras distintas (s e z), porem tem o mesmo fonema. Após essa reflexão propor a
montagem de um painel com duas colunas que tenham palavras recortadas de jornais e
revistas com a mesma grafia e fonema.
ATIVIDADE 2
A CIGARRA E A FORMIGA
Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se
preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada,
perguntou:
-Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para se aproveitar! O
verão é para se divertir!
-Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar
agora para guardar comida para o inverno.
Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque
e quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha.
A cigarra então aconselhou:
-Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha,
vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e
ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo,
olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
-Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar
fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:
-Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Para a cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem
pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura
perda de tempo!
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo
gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.
Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.
Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra:
-No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra
o seu dever: toque e cante para nós.
Para a cigarra e para as formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.
(Fonte: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9. Acesso em maio/2009)
1.
Observe que as falas da formiga geralmente vêm acompanhas de ponto de
exclamação. O que isso significa?
2. Releia o penúltimo parágrafo do texto. Qual a função dos dois pontos nesse trecho?
3. Observe as palavras a seguir, retiradas do texto: vez, que, e, sem, não. Essas palavras
possuem uma única sílaba. Copie outras palavras do texto que possuam apenas uma
sílaba.
4. Observe como ocorre a separação silábica das palavras a seguir:
ESBARRANDO: ES-BAR-RAN-DO
CARREGAVA: CAR-RE-GA-VA
Quando temos RR, na separação silábica essas letras separam-se. Agora, separe
em sílabas as palavras a seguir:
CIGARRA:_____________
ARREPENDER:_______________
O mesmo acontece quando temos SS. Observando isso, separe as palavras a
seguir:
ESSE:___________
PASSEANDO:________________
ATIVIDADE 3
ORTOGRAFIA APLICADA: sons do x
1.Leia em voz alta as seguintes palavras: xícaras, exigente, máximo, oxigênio, extrato.
a) O que você notou sobre o som do x?
b) Em qual das palavras acima o x tem som de ch?
c)Em qual delas o x tem som de ss?
d) Qual o som do x na palavra exigente?
e) Em qual das palavras o x tem som de cs?
ATIVIDADE 4
Miados
O seu miado alvoroçado,
Meu gato Marquês
Traz um alto recado
Muito almejado,
Mas danado de se alcançar.
Não sei se é malvado,
Se é falso o seu miado,
às vezes tão alterado,
Meu gato Marquês.
Só sei que meu alvoroçado
É penetrar em sua alma,
Ó meu felino cor de algodão,
Sempre dormindo
Nas almofadas de feltro
Lá no alçapão.
Será um miado de amor?
Será de alegria ou dor?
Será de saudade da amada?
Será só maldade danada?
Tenho medo, muito medo
Do segredo guardado
No seu miado alternado
Que parece até bem calculado.
Porém seu miado
Algo de bom m faz,
Quando, às voltas e reviravoltas
Na relva acolchoada de verde
Você se volta,
Então só calma me traz.
Depois de ler um texto adaptado de Elias José, procure no caça-palavras os
vocábulos com as sílabas AL – EL- IL-OL-UL.
A A L V O R O Ç A D O C C N
A A L T O P P V O L T A S M
X T P A L M E J A D O L O Q
A A L C A N Ç A D O A C L S
M A L V A D O L D D A U T C
F A L S O T T Ç P S L L A A
A A L T E R A D O X Ç A X L
A T D L M Q Q P L V A D X G
A A L M A T P Ã S A P O X O
A T D S U V X O T L Ã B T D
A L M O F A D A A V O N P Ã
F E L T R O D L N O O Q R O
ATIVIDADE 5
Jogo: Morto Vivo (troca de letras)
Material: Tiras pequenas com palavras.
Preparação: Crianças dispostas em fileira. Cada criança recebe uma palavra referente a
alguma questão de ortografia (f/v, p/b, m/n, t/d). Neste exemplo usaremos as palavras
vaca e faca.
Como se joga: Cada criança lê a sua palavra mas não conta para o colega. A professora
dará a seguinte voz de comando: Quem tem a palavra que se encaixa na frase ficará em
pé (vivo).
“ A .................. da fazenda da minha vó deu cria.”
As crianças mostram as palavras que tem. Quem ficou em pé com a palavra “faca” sai do
jogo e quem abaixou com a palavra “vaca” também.
O jogo segue com novas frases e palavras até que sobre um só jogador.
Obs1.: A cada nova frase a voz de comando poderá ser mudada, passando a abaixar-se
(morto) a pessoa que está com a palavra adequada.
Obs2.: Esse jogo tem por finalidade trabalhar questões ortográficas referente às trocas
entre consoantes surdas e sonoras. (f/v, t/d, p/b, m/n).
Após a brincadeira poderão ser feitos alguns questionamentos como:
1. Por que nos confundimos?
2. Quais são as letras que têm sons parecidos?
Falar sobre as vibrações ou não das cordas vocais.
ATIVIDADE 6
RESPONDA AS PERGUNTAS:
1- Uso para me enxugar (6 letras)
2- Se ganha em campeonatos esportivos (7 letras)
3- Reflete nossa imagem (7 letras)
4- Nos dá o mel (6 letras)
5- Usamos para costurar (6 letras)
6- Cobre a casa (7 letras)
7- Assusta os pássaros na horta (10 letras)
8- Faz parte da árvore (5 letras)
9- Se faz com água e sabão (5 letras)
10-Onde coloco a joelheira (6 letras)
ATIVIDADE 7
ATIVIDADE 8
Leia com atenção o texto a seguir:
IRACEMA MEDROSA
-Iracema é uma medrosa!...
-Iracema é uma medrosa!...
-Iracema é uma medrosa!...
A gente ficava em bando, voando à sua volta e gritando sempre:
-Iracema é uma medrosa!...
Seus olhinhos castanhos se enchiam d'água.
-Não façam assim _ murmurava.
A gente pousava na rama e comentava:
-Ora, Iracema, o que é que tem? Vamos até lá. A gente fica pendurado nos fios
elétricos e é uma delícia. Balança-se que não se acaba mais. Pra lá... pra cá...
-Não. Não. Eu não vou. Tenho medo. Vocês nunca deviam ir. Nunca deviam sair da
floresta.
-Bobagens! Que é que tem?
-Tem sim. E se vocês encontram um alçapão?_ indagava Iracema nervosa._E se tem
uma gaiola?
-Gaiola?_ perguntei espantado. _Que é isso? Mamãe nunca falou pra gente sobre
gaiola.
-É porque vocês são crianças.
-Então, Iracema, fale. Conte para a gente o que é gaiola.
Iracema arrepiou-se e sua vozinha saiu trêmula.
-Gaiola é uma coisa horrível. Uma coisa muito feia. Uma floresta de árvores fininhas,
amarradas por um cipó chamado arame. Tem uma porta. Botam a gente lá dentro, e
pronto. Nunca mais se sai de lá.
-Ah! Isso não existe. Você está imaginando coisas. Vamos balançar nos fios.
Ela torceu nervosamente as pontas das asas.
-Vocês me desculpem, mas eu não vou.
Dizendo isso, levantou voo e fugiu para o coração da mata que nesse momento era
quente e acolhedor. A gente ficou caçoando dela aos berros.
-Iracema é uma medrosa!... _Iracema é uma medrosa!...
Como ficou longe aquele vozerio:
-Iracema é uma medrosa.
Agora meus olhos se enchem d'água e eu vejo a gaiola em volta do meu corpo moço.
Iracema tinha razão: A gaiola é uma coisa horrível! Já não tenho vontade de me mover.
Nem sei mesmo se me acostumei em dar pulos de um poleiro para outro. Tudo tão triste.
Triste. Triste.
-Rapaz, que tristeza é essa?_ perguntava da outra gaiola, seu Pedro, um velho tiêsangue.
-Isso passa. No começo é sempre assim. Daqui a pouco você começará a
cantar e cantando a vida fica bonita até dentro de uma gaiola.
-Não. Eu nunca cantarei. Eu nunca cantarei.
E me lembrava de Iracema que jamais passaria por tudo que eu já passara. Iracema
teria ninhadas e ninhadas de filhotes e continuaria com medo, mas vivendo livre dentro da
mata.
José Mauro de Vasconcelos
Sugestões de atividades para trabalho com a ortografia
*Após a leitura e interpretação oral e escrita do texto foram desenvolvidas algumas
atividades de ortografia para trabalhar o uso da letra C e Ç tendo em vista que muitosalunos usam a cedilha em palavras como ”VOÇÊ, AÇIDENTE, NASÇER.
* Reler trechos do texto nos quais aparecem palavras com a letra C e analisar
coletivamente Ao escrever certas palavras, as vezes temos dúvidas quanto ao uso
adequado de determinadas letras, isso ocorre porque na língua portuguesa há diferenças
entre a fala ( sons ) e a escrita (representação gráfica dos sons).
Conheça uma letra de música do cantor e compositor Luiz Gonzaga Júnior, o
Gonzaguinha. Leia e complete os espaços com c, ss, s ou sç.
Sementes do amanhã
Ontem, o menino
Que brincava me falou
Que hoje é __emente do amanhã
Para não ter medo
Que este tempo vai pa__ar
Não se desespere, não
Nem pare de __onhar
Nunca se entregue
Na__a __empre com as manhãs
Deixe a luz do __ol brilhar
No __éu do __eu olhar
Fé na vida,
Fé no homem,
Fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que __erá!os sons apresentados por ela como em “castanhos, Iracema
e crianças”.
* Localizar no texto as palavras que tem o C com som de /s/.
*Questionar quando usamos a cedilha e perceber que ela é colocada sob a letra C antes
de A, O, U, para indicar quando tem o som do fonema /s/.
* Junto com os alunos escrever palavras que eles conheçam que possuem as seguintes
sílabas. Quando houver dúvidas consultar um dicionário. As palavras podem ser
pesquisadas em jornais, livros e revistas.
CA CU CO CE CI ÇA ÇU ÇO
* Ditado de palavras apresentadas no texto como:
Façam, delícia, vocês, crianças, alçapão, cipó, balançar, torceu, coração, caçoando,
moço, começo, começará, Iracema .
* Depois do ditado os alunos procuram as palavras no texto e sublinham-nas para
fazerem a correção. Em seguida, fazem o ditado para o professor escrever as palavras no
quadro e para que eles possam conferir a sua escrita. Caso preferir, o professor poderá
fazer a conferência dos acertos pedindo que o aluno atribua um ponto a cada palavra que
ele acertou. No final do ditado o próprio aluno conta quantos pontos fez, não com o
objetivo de competir com um colega, mas com o de ele mesmo avaliar sua escrita,
observando-a e analisando os avanços a cada ditado.
Obs. Para atribuir pontuação à palavra, o aluno deve ler com atenção o que escreveu; a
falta disso, muitas vezes, justifica muitas dificuldades apresentadas na escrita.
Obs.: O professor, se preferir, poderá fazer o ditado da frase onde está a palavra que
pretende analisar com os alunos.
ATIVIDADE 9
Cruzadinha com Ç
1 2 4
A A 3 C
L E N Ç O C A
I Ú B A B R A Ç A R
A C Ç R
N C A Ç O U G U E 6 O
Ç R L 5 C Ç
A D C A B E Ç A A
E R
E E N D E R E Ç O
Ç Ç
F M A R Ç O O
VERTICAIS
1 – Anel de casamento ou noivado.
2 – Serve para adoçar.
3 – O irmão mais novo.
4 – Veículo puxado por cavalos.
5 – A cama do bebê.
6 – A semente do abacate.
HORIZONTAIS
A – Usamos para limpar o nariz.
B – Dar um abraço.
C – Lugar onde se compra carne.
D – Parte do corpo onde fica o cérebro.
E – Dados de uma residência.
F – Terceiro mês do ano.
*Oralmente pedir para criarem frases com algumas das palavras da cruzadinha.
* Em seguida fazer a atividade por escrito.
ATIVIDADE 10
Leia o texto a seguir e responda as questões:
A chácara do Chico Bolacha
Na chácara do Chico Bolacha
o que se procura
nunca se acha.
Quando chove muito
O Chico brinca de barco,
porque a chácara vira charco.
Quando não chove nada,
Chico trabalha com a enxada
e logo se machuca
e fica de mão inchada.
Por isso, com o Chico Bolacha,
o que se procura
nunca se acha.
Dizem que a chácara do Chico
só tem mesmo chuchu
e um cachorrinho coxo
que se chama Caxambú.
Outras coisas, ninguém procura,
porque não acha.
Coitado do Chico Bolacha.
(Cecília Meireles. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.)
1) No texto existem várias palavras escritas com X e CH. Observe que apesar de
serem letras diferentes, na hora da leitura, elas possuem o mesmo som. Sendo
assim, escolha no texto três palavras nas quais acontece essa mesma situação e
compete o quadro abaixo.
X CH
2) A letra maiúscula é utilizada para expressar nomes próprios ou no inicio de frases.
Retire do texto 3 situações em que a letra maiúscula foi empregada e explique porque ela
foi utilizada.
1-___________________________________________________________________
2-___________________________________________________________________
3-___________________________________________________________________
3) Leia as palavras retiradas do texto:
BARCO
CACHORRINHO
TRABALHA
POR
Agora escreva outras palavras grafadas com a letra R, separando-as conforme o
que se pede no quadro abaixo.
R no final da sílaba RR R acompanhado
de uma
consoante
R no final da palavra
4)
Releia as palavras retiradas do texto: quando, enxada, inchada e nunca. Observe
que todas as palavras são grafadas com N no final da sílaba. Vamos realizar o
Jogo do Stop utilizando casos semelhantes.
FRUTA CARRO CIDADE PESSOA BRINQUEDO ROUPA
5) CAXAMBU é o nome do cachorrinho do Chico Bolacha. Diferentemente das
palavras do exercício anterior, Caxambu está escrito com M ao invés de N.
Explique porque isso acontece e pesquise em jornais e revistas outras palavras
que acontece a mesma situação para que seja montado um mural em sala de aula.
ATIVIDADE 11
Ao escrever certas palavras, as vezes temos dúvidas quanto ao uso adequado de
determinadas letras, isso ocorre porque na língua portuguesa há diferenças entre a fala
( sons ) e a escrita (representação gráfica dos sons).
Conheça uma letra de música do cantor e compositor Luiz Gonzaga Júnior, o
Gonzaguinha. Leia e complete os espaços com c, ss, s ou sç.
Sementes do amanhã
Ontem, o menino
Que brincava me falou
Que hoje é __emente do amanhã
Para não ter medo
Que este tempo vai pa__ar
Não se desespere, não
Nem pare de __onhar
Nunca se entregue
Na__a __empre com as manhãs
Deixe a luz do __ol brilhar
No __éu do __eu olhar
Fé na vida,
Fé no homem,
Fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que __erá!
ATIVIDADE 12
Emprego do “S” e do “Z”
1-Leia o seguinte e-mail.
Marcelo,
Eu odeio essa MANIA de você consertar meu Português. Tá bom, eu sei que escrevi que
meu sanduíche estava “gostoso” com Z, mas precisava pegar tanto no meu pé?????!!!!!
Dudu.
2-Pegaram no pé do Dudu porque ele escreveu gostoso com z.
a) Por que foi possível trocar a letra “s” pela “z’ nessa palavra?
b) Que outras palavras escritas com s apresentam o mesmo som z ? Escreva cinco em
seu caderno.
A letra s entre vogais tem o mesmo som que a letra z.
3-Reescreva as frases a seguir substituindo cada ............ pela palavra indicada nos
parênteses, acrescida de oso ou osa, conforme o caso. Faça as adaptações necessárias.
a) Mamãe é muito.............. (carinho).
b) Dudu é um menino muito............... (dengo).
c) Detesto pessoas ............... (mentira).
d) Marcelo é muito ................ (cuidado).
Os adjetivos terminados em oso / osa são escritos com s.
4-Ajude o Marcelo a responder à mensagem do Dudu. Copie o e-mail substituindo as
palavras dos colchetes de acordo com a regra acima.
Dudu,
Você é um grande amigo, por isso pego no seu pé. Eu sei que você é [gula] e que o
sanduíche estava muito [gosto] e [apetite], mas não quero ser [veneno]. É melhor
começar a escrever certo.
Do seu [fama] amigo!!!!!!!!!
Marcelo.
5-Copie as palavras a seguir no caderno e acrescente outras duas da mesma família de
cada uma delas.
Análise – casa – cruz – azar – aviso – pesquisa – juiz – azedo.
Escrevem-se com s ou com z as palavras derivadas de outras que já possuem a letra sou
z, respectivamente, em sua grafia.
6- Copie as palavras a seguir no caderno, completando-as adequadamente com s ou z.
a) lapi......eira – cicatri.....ar – despre.......ível
b) fal........ário -co........inheiro -anali.........ar
7-Pegue um dicionário e certifique-se de que escreveu corretamente as palavras do item
anterior. Depois escreva mais duas palavras da mesma família de cada uma delas.
8-Recorte, de jornais e revistas, 15 (quinze) palavras escritas com s ou com z que
estejam de acordo com as regras aprendidas nesta aula. Cole-as em seu caderno e dê
um título a cada grupo.
ATIVIDADE 13
c) Leia.
ENSINO FUNDAMENTAL
NÚMERO NOME DO ALUNO
1 ALINE BRAGA CARVALHO
2 BRUNO ALMEIDA LACERDA
3 CARLOS EDUARDO RAMOS
4 DANIELA YAMAMOTO SOARES
5 DENISE MELO
6 FÁBIO DE ANDRADE SILVA
7 GUSTAVO BORGES PETTINI
8 HAROLDO PEIXOTO
9
ISABEL LEME
10
ISABEL SANCHES
11
JANAÍNA MILÃO RODRIGUES
12
JEFFERSON DOS REIS ANDRADE
13
JUVENAL DA CONCEIÇÃO FILHO
14
LAILA CAMPOS
15 MARCOS FERREIRA DA CUNHA
16 MARIA ELVIRA DUMONT
17 NÁDIA SANTOS
18 NATÁLIA ROMÃO
19 NAZARÉ FERREIRA LIMA
20 OTÁVIO MEIRELLES SOBRINHO
21 PATRÍCIA MARQUES
22 RENATA BRAGA ALVES
23 TATIANA MARIA MENDES
24 VIVIANE ARAÚJO
25 ZANAIDE AMARAL RODRIGUES
Agora responda:
a) De onde você acha que foi retirada essa página?
b) Os nomes dos alunos foram organizados seguindo uma ordem. Você sabe como se
chama essa ordem?
c) Dê alguns exemplos de utilização da ordem alfabética.
d) Responda oralmente: Por que as coisas são organizadas em ordem alfabética?
1 ALINE
2 BRUNO
3 CARLOS
· Responda:
Esses nomes começam com a mesma letra?
O que foi considerado para escrever esses nomes em ordem alfabética?
4
DANIELA
5 DENISE
· Responda:
A primeira letra desses nomes é igual. Que letra foi a considerada para escrevê-los em
ordem alfabética?
17 NÁDIA
18 NATÁLIA
19 NAZARÉ
Que letra foi considerada para escrever esses nomes em ordem alfabética?
Nessa turma existem duas alunas com o mesmo nome. Veja.
ISABEL LEME
10 ISABEL SANCHES
Que critério foi usado para escrever o nome dessas alunas na lista?
Qual o motivo de o nome Isabel Leme vir antes do nome Isabel Sanches?
Leia:
ISABEL LEME
10 ISABEL SANCHES
Que critério foi usado para escrever o nome dessas alunas na lista?
Qual o motivo de o nome Isabel Leme vir antes do nome Isabel Sanches?
Leia:
· Responda:
O que torna a tirinha engraçada?
Para que as pessoas consultam uma lista telefônica?
Leia:
Na lista telefônica, os nomes das pessoas estão organizados em ordem alfabética
pelo último sobrenome. Assim, se você deseja o telefone de Miguel Pereira de Assis,
deverá primeiro, procurar pelo sobrenome Assis e, depois pelo nome Miguel. Desta
forma, você encontrará: Assis, Miguel Pereira de.
· Como os nomes abaixo estariam registrados na lista telefônica? Escreva no caderno.
a) Paulo Roberto de Abreu Sodré
b) Gustavo de Lima Silva
c) Selma de Alcântara Machado
d) Pedro Henrique Salomão
e) Lúcio de Goes Brandão
f) Flávio Magalhães Salgado
· Agora escreva esses nomes em ordem alfabética.
Que tal montar uma agenda com os nomes, os telefones e as datas de aniversário dos
colegas da classe? Assim vocês vão poder se comunicar para marcar um passeio, tirar
alguma dúvida, cumprimentar o aniversariante ou mesmo bater papo.
ATIVIDADE 14
Encaminhamento Metodológico
Leitura de algumas regras ortográficas relacionadas ao uso do fonema /S/,
ampliação dos exemplos, de acordo com cada regra, através de pesquisas em revistas e
colagem na folha específica.
Ortografia - Fonema /S/
Qual letra usar na hora de escrever o fonema /S/? O fonema(som) /S/ pode ser
representado na escrita por diversas letras ou grafemas.
Após observar as regras gerais, recorte outros exemplos de revistas e cole-as abaixo
de cada item:
S - No início das palavras e depois de consoantes.
Ex.: Saboroso, Seresta, penSativo, anSeio.
C - Antes de e ou i.
Ex.: Cidadania, Celeiro, Ciência, aCima, paCífico, paCiente, Cinema.
Ç - Antes do a, o e u (jamais no começo dos vocábulos, palavras).
Ex.: aÇúcar, aÇude, paÇoca, peÇa.
X - Antes do e e i (raramente), ou no final de sílabas.
Ex.: êXito,trouXe, peiXe, proXimidade, teXto, eXplicação, eXperiente.
Z - no final de palavra.
Ex.: paZ, faZ, atriZ, motriZ, feliZ.
O fonema /S/ também pode ser representado graficamente pelos dígrafos:
SS - Entre vogais.
Ex.: paSSado, paSSeio, poSSível, aSSar, paSSada, maSSa.
SC, SÇ - sempre dentro da palavra, jamais em início de vocábulo.
Ex.: naSCimento, creSCer, creSÇa, adoleSCente, piSCina.
XC -Só é usado em palavras iniciadas pela letra e.
Ex.: eXCelente, eXCesso, eXCeto, eXCipiente.
Escolha alguns dos exemplos que recortou e explique por que você acredita que essas
palavras têm essa grafia.
ATIVIDADE 15
A letra x apresenta vários sons, dependendo da palavra onde ela está. Até parece
um camaleão.
Veja alguns exemplos:
X = S explicar / texto
X = Z exigiu
X = CH enxada
X = CS fixo
Pesquise, junto com um amigo, cinco palavras escritas com x que apresentam sons
diversos:
X = S X = Z X = CH X =CS X = SS
Agora leia as palavras com a ajuda da professora.
Pesquise o significado das palavras que você não conhece ainda.
Escolha, com a ajuda da professora, quatro palavras da tabela para encontrar as palavras
cognatas, como foi feito com a palavra experimento:
-Experimento – experimentar, experimental, experimentei, experimentou,
experimentamos, experimentados.
Leia com atenção e observe que todas as palavras encontradas da mesma família de
experimento são escritas com x. Agora faça você com palavras da tabela.
ATIVIDADE 16
1. Complete as frases com as palavras abaixo:
faxina -churrasco - lixo - caixote -engraxate -chácara
Chumaço -chá – caxumba -chaleira -chuva -encharca
a) No domingo, iremos a um ______________ na ______________ .
b) Preciso fazer uma _____________ no __________________ .
c) Jogue o ______________ de algodão no _______________ .
d) A ______________ ferve água para o _______________ .
e) O ______________ está com o___________________ .
f) A ____________ ________________ as roupas no varal.
2. Pesquise e escreva dez palavras com j e dez com g, em seguida, dê o significado.
( Consulte o dicionário)
ATIVIDADE 17
1- Que confusão! Veja tudo o que existe na casa de uma certa bruxa e leia:
Agora, escreva as palavras com x nos quadros adequados.
xa
xe
xi
xo
xu
2-Mais bruxaria! Caxuxa mexeu no caldeirão. Veja o que saiu, leia e pinte as palavras
escritas com x.
3 - Professor: se achar interessante, confeccione um fantoche de bruxa com os alunos.
Material:
a) canudo de papelão de um rolo de papel higiênico;
b) palitos de dente;
c) retalhos, pedaços de papel colorido, restos de lã, rendas, fitas, etc.;
d) tesoura, cola, canetas hidrográficas. Modo de fazer:
Se achar interessante, faça teatro de fantoche com os alunos.
ATIVIDADE 18
**
ATIVIDADE 19
Ao verificar nas produções escritas dos alunos que os mesmos possuíam dificuldades
ortográficas no uso do “ r” , foi proposta a atividade a seguir, com o objetivo de perceber
os diferentes empregos dessa letra.
1.
Entreguei uma lista de palavras com os diferentes empregos do “r”, disse a eles
que aquelas palavras precisavam ser separadas em seis grupos e que os critérios
para a classificação delas, seriam determinados por eles.
prato, sogra, carta, rua, porta, certo, carinho, carrossel,
barata, corrida, ator, caro, marido, rato, rede, cantor,
lar, falar, carro, cachorro, cravo, braço, robô, morto.
2. A seguir, pedi que escrevessem em cada grupo o critério que utilizaram para que
aquelas palavras ficassem juntas (regra).
3. Os alunos foram divididos em equipes (três alunos) para que comparassem os
seus grupos de palavras com os demais e que fizessem as mudanças percebidas.
4. Então, um aluno de cada equipe apresentou o resultado final e as regras a que
chegaram. Durante as apresentações, questionei os resultados apresentados a fim de
que todos compreendessem as diferentes situações do uso do “r”.
O resultado foi o seguinte:
R inicial
Rato
Rede
Robô
Rua
R fina
Cantor
Lar
Ator
Falar
RR (entre
vogais)
Carro
Carrossel
Cachorro
Corrida
R (entre uma
consoante e
uma vogal)
Cravo
Prato
Braço
Sogra
R (entre uma
vogal e uma
consoante)
Carta
Morto
Porta
Certo
R (entre duas
vogais)
Carinho
Barata
Caro
Marido
Em seguida, entreguei aos alunos o texto do Sirigaita, já trabalhado em sala, e pedi
que lessem em duplas, que encontrassem palavras que pudessem ser acrescentadas em
cada lista.
O SIRIGAITA
Era uma vez um jovem siri muito sensível. Ele tinha uma grande vocação artística. O
problema é que não sabia onde aplicar os seus talentos. Tentou tudo: pintura, escultura
na areia e até mesmo escrever versinhos na beira-mar.
Infelizmente, suas garras desajeitadas não conseguiam segurar nem pincel, nem
caneta. Então o siri resolveu experimentar a música. Achou que poderia tocar qualquer
instrumento. Começou pelo violão. Suas pinças enroscaram nas cordas. Tentou o piano.
Não alcançou o teclado. Quando caiu do trombone teve uma ideia de gênio. Descobriu
que tinha nascido para tocar gaita. As duas patinhas seguravam o instrumento bem em
frente a sua boca.
O sucesso foi tamanho que ele até mudou de nome. Ficou sendo o Sirigaita. Virou um
grande concertista e já tocou em muitos países do mundo, entre os quais a Síria e o
Sirianca. Ficou tão famoso que acabou se casando com uma talentosa cantora lírica
chamada Siriema. Os dois formam um belo casal, que se apresenta em sensacionais
duetos. O siri com a gaita e a Siriema com o gogó. Ambos bem afinados pela nota SI.
No dia seguinte, entreguei aos alunos uma atividade de palavras cruzadas na qual
só poderiam utilizar palavras com o “r” nas diferentes situações de uso. Corrigimos juntos,
tiramos dúvidas sobre as regras. Então, em folha a parte, com o caderno fechado, fiz um
ditado com as palavras estudadas e outras. Recolhi, corrigi, mostrei os erros a cada um,
individualmente, enquanto os demais realizavam leitura.
ATIVIDADE 20
Levar para sala de aula textos diversos (jornais, revistas, catálogos, etc.) para uma
leitura de reflexão ortográfica, a fim de promover no aprendiz uma capacidade de olhar
para o interior das palavras, tomando sua forma escrita não só como veículo de
significado, mas como um objeto de conhecimento em si. A partir das leituras, realizar um
ditado musical, um bingo ortográfico e a atividade lúdica: Soletrando.
Ditado musical
Nesta primeira atividade o professor coloca uma música para os alunos ouvirem
fazendo pausas diversas, de modo que os alunos escrevam a última palavra ouvida,
posteriormente são estimulados a discutir certas dificuldades ortográficas. Os alunos
sabem que o ditado é para sanar as dúvidas e buscar as devidas regras de nossa língua
materna, tendo em vista que é uma língua irregular e que precisamos ter atenção no
momento da escrita.
Bingo ortográfico
Nesta segunda atividade a intenção é desenvolver no aluno a percepção visual e a
escrita correta das palavras.
Os alunos, em grupos, deverão recortar figuras coloridas de objetos variados de
revistas como, por exemplo, roupas, sapatos, óculos, frutas, animais, etc. Colar essas
figuras em cartolina, formando trinta e seis fichas. Em uma caixa, papeizinhos dobrados
com os nomes das figuras.
Distribuir as figuras entre os participantes e sortear os papéis com seus nomes. O
aluno que estiver com a figura deve apresentá-la escrevendo a palavra no quadro e o
aluno que estiver com a escrita da palavra fará a correção, marca ponto quem não errar a
escrita.
Soletrando
O professor faz sorteio da palavra e os alunos, individualmente, devem soletrar. Os
alunos que não obtiverem erros ortográficos vencem a competição, sendo premiados com
brindes.
ATIVIDADE 21
BRINCANDO COM A LETRA
JUSTIFICATIVA:
Percebendo-se a dificuldade que o aluno tem para escrever , por falta de
empolgação, interesse, prática e gosto pela leitura, o professor de Língua Portuguesa
tem esgotado muitos meios como forma de despertar o interesse do educando por essas
atividades em sua prática pedagógica..
Acredita-se que é possível despertar o interesse no aluno pela escrita através debrincadeiras iguais ao do “Brincado com o P”, postada na Internet. À semelhança desta,
pode-se aplicar na ação pedagógica sugerindo além da letra “P”, outras letras tais como:
“F, H entre outras”.
Segundo Paulo Freire “...ninguém é superior a ninguém, muito menos em função
dos saberes que cada um possui, pois não existe um saber melhor que o outro e sim
saberes diferentes.”
OBJETIVO GERAL:
Estimular a prática da leitura e da escrita.
OBJETIVO ESPECÍFICO
O aluno deverá ser capaz de:
-Pesquisar as palavras de acordo com a letra sugerida.
-Anotar as palavras no caderno conforme a quantidade estipulada.
-Listá-las em colunas de acordo com a classe gramatical: substantivos, adjetivos, verbos
etc.
-Conhecer a estrutura textual: dissertação, narração, descrição.
-Produzir um texto de acordo com a sua escolha de estrutura textual.
-Fazer a leitura oral em sala.
-Explorar o significados das palavras
-Lembrar que ‘A escrita é para ser lida”.
-Refazer o texto quanta vezes forem necessárias para aprimorá-lo.
-Usar apenas as conjunções, artigos, advérbio de negação, verbo (ser), preposições na
produção do texto.
METODOLOGIA:
Primeiramente o professor lerá o texto BRINCANDO COM O P, para dar incentivo e
esclarecimento a cerca da proposta desejada. A partir das palavras encontradas e
listadas através da pesquisa, o aluno fará sua produção textual com o tema livre bem
como a estrutura desejada.
O professor deverá aproveitar todos os textos inclusive os pequenos e as histórias
de interesse do aluno.
MATERIAL DIDÁTICO:
O aluno deverá ter acesso a vários matérias de pesquisa, livros, revistas jornais,
caderno, lápis, borracha, caneta.
AVALIAÇÃO:
O professor avaliará por meio de produção de texto com leitura oral, onde todos os
alunos deverão participar da escolha e apreciação dos melhores textos.
As produções escolhidas deverão ser rescritas após correção, fixadas no mural da
escola ou encaminhadas ao jornal da cidade.
P. P. P. PARTIDO DA PROMOÇÃO PESSOAL
Pedro Paulo Pimentel Pereira, piauiense, professor, primeiro pesquisador e
promotor em Políticas Públicas do Piauí, Pernambuco e Paraíba, profissional partidário
do PPP (Partido da Promoção Pessoal), pessoa puramente prestativa, preocupado em
promoções públicas, partiu de Petrópolis para Província do Porto -Portugal para
participar do Planejamento das Propostas Políticas Pedagógicas do Pontifício Pio XXII, ao
perceber o programa das propostas puramente políticas e não pedagógicas, permitiu-lhe
parar, pensar nas possibilidades pertinentes à pedagogia. “Projetos de Parceria Pública à
Pedagogia” um programa que passe de pessoas para pessoas e que possibilite
proposta participativa periodicamente na prática pedagógica..
A palestra do parlamentar de Petrópolis provocou na Pátria Portuguesa, pouca
possibilidade nas parcerias do programa, pressupondo-se para os presentes que as
Propostas Políticas Pedagógicas passem à pesquisadores, pós-graduados, para
posteriormente ao público.
Os profissionais pesquisadores em políticas públicas possam perceber a porção
de paraplégicos que precisam participar dos Projetos Políticos Pedagógicos e Programas
Paraolímpicos. “As pessoas não podem pagar o preço das perdas públicas por
parlamentares não se permitirem participar de perto da pequena parcela que é posta
à prova”, diz o Parlamentar Pimentel Pereira.Principalmente a “princesa das piscinas”
Patrícia Pastori Pardinho de Paranaguá Paraná, psiquiatra, paraplégica por pandemia,
tem o prazer dos primeiros passos na participação do programa do Promotor e Professor
Pedro Paulo Pimentel Pereira que prevê para o próximo período, proteção aos
paraplégicos e premiações nas participações paraolímpícas.
Portanto, a população precisa parabenizar o Presidente do país, pois o projeto foi
primeiramente para o Planalto no papel e está pronto para pratica pedagógica.
Parceria da Petrobrás, PAC-Plataforma P52 (petróleo) e Pré-sal, com publicação no
POPULAR. Não é um projeto provisório ou parado, mas um projeto pronto para produzir
as principais promoções pessoais,possibilitando proximidade e permanência dessas
pessoas em sua pátria, seu país, sem perder o ponto de partida, promoção e proteção
pessoal..
Professora Eloiza Helena de Paula Dario
ATIVIDADE 22
BINGO ORTOGRÁFICO do M antes de P e B e do N
Material: cartelas confeccionadas pelos alunos, seguindo as instruções dadas
pelas professoras.
Confecção das cartelas com 16 espaços em branco – através da dobradura do
sulfite (dobra, marcando bem, sempre ao meio 4 vezes até obter 1 retângulo no tamanho
aproximado de 7,5cm x 5cm); desdobra e, com o auxílio da régua, risca as marcas
deixadas pela dobradura, totalizando 16 retângulos.
1. Mostrar cada palavra em papel-cartão para que todos as visualizem e as leiam
coletivamente.
2. O professor irá fazer a leitura das palavras (sem mostrá-las) aleatoriamente e o aluno
deverá registrá-la na cartela no espaço que ele mesmo tenha escolhido. Observar que o
aluno não poderá escrever as palavras na sequência a fim de que as cartelas não fiquem
iguais.
3. Depois de preenchidos os 16 espaços da cartela, começará o jogo. O professor terá as
palavras escritas em cartões pequenos os quais irá embaralhar e iniciar o jogo.
4. Cada jogada se dará de uma maneira: horizontal, vertical, 4 cantos, em L, em U, em X,
cruzada, etc.
5. O aluno só ganhará o brinde surpresa se, além de acertar a colocação das palavras na
cartela, que também esteja correta a ortografia.
SONÂMBULO – DENTADURA – ASSOMBRAÇÃO – SEMPRE – DENTRO – TUMBA –
DE REPENTE – EMBORA – ENFEITE – EMBAIXO – OMBRO – PENTE – POMBA –
EMPADA – TEMPERO – IMPORTANTE
ATIVIDADE 23
Leia atentamente as piadas de malucos a seguir:
No hospício telefonaram para o Corpo de Bombeiros e avisaram:
–Tá pegando fogo no hospício!
Rapidamente os bombeiros chegaram ao local:
– Onde é o fogo?
O doido respondeu:
– Vocês vieram tão rápido que nem deu tempo de botar fogo.
O que está fazendo, amigo?
– Estou escrevendo uma carta para minha namorada. Não me atrapalhe que logo
os funcionários chegarão para pegá-la.
– Carta? Como assim, se você nem sabe escrever!?
– Não faz mal, ela também não sabe ler!
1. Observe os verbos que estão grifados nos textos acima.
a) Qual deles tem o tempo verbal no passado?
b) Qual deles tem o tempo verbal no futuro?
c) Como cada um é escrito? Eles terminam da mesma forma?
d) Que conclusão você chegou quanto à escrita dos verbos no futuro e no passado?
2. Recorte de jornais ou revistas verbos que apresentem terminações am ou ão,
classificando-os no quadro abaixo:
PRESENTE
PASSADO
ATIVIDADE 24
Atividades ortográficas
1. Ditado de um trecho de textos já lidos na sala. A seguir os alunos trocam o caderno e
fazem a correção, observando o texto original.
2. O professor deve ditar palavras já visualizadas durante as leituras e que possam
oferecer dificuldades quanto ao emprego de ss, x , sc, ç e outros. Os alunos digitam e
corrigem, com ajuda do professor e de dicionários, observando o texto original.
3. Pesquisa e cópias de palavras nas revistas que possam oferecer dificuldades
ortográficas (uso do x, ss, sc , ç).
4. Busca de textos na internet sobre os assuntos estudados. A seguir, fazer a leitura dos
mesmos e copiar algumas palavras que apresentam dificuldades ortográficas.
6- Palavra cruzadas.
7- Jogos da internet (caça-palavras).
ATIVIDADE 25
Todo dia era dia de índio
(Jorge Benjor)
Curumim, chama Cunhatã
Que eu vou contar
Todo dia era dia de índio
Curumim,Cunhatã
Cunhatã,Curumimno
Antes que o homem aqui chegasse
As Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de três milhões de índios
Proprietários felizes da Terra Brasilis
Pois todo dia era dia de índio
Mas agora eles só tem o dia 19 de
Abril
Amantes da natureza eles são incapazes com
certeza
de maltratar uma fêmea ou de poluir o rio e o mar
Preservando o equilíbrio ecológico
Da terra, fauna e flora
Pois em sua glória de índio
Era exemplo puro e perfeito
Próximo da harmonia da fraternidade e da alegria
Da alegria de viver!
Da alegria de viver!
E no entanto hoje
O seu canto triste
É o lamento de uma raça que já foi muito feliz
Pois antigamente
Todo dia era dia de índio.
1. Encontre no texto acima palavras com dígrafos CH, NH, LH, RR, SS.
2. Procure no dicionário outras palavras que tenham dígrafos.
3. Crie frases com algumas dessas palavras.
ATIVIDADE 26
Professor, após o preenchimento das cruzadas, verifique com os alunos as dificuldades e
dúvidas com relação à grafia das palavras, estimule-os a levantar hipóteses sobre suas
suposições.
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