LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - ATIVIDADE 9º ANO - REPORTAGEM MENINAS MÃES
MENINAS MÃES
Elas
trocaram escola, garotos e baladas por enjoos, fraldas e mamadeiras. E contam
como a gravidez transformou a vida delas.
Ficar
grávida na adolescência é mais do que um susto: é uma mudança radical de vida!
Tudo fica diferente: desde o corpo da garota até as relações com o namorado, os
pais, as amigas e, principalmente, com o seu futuro. Para ficar mais óbvio: seis
em cada dez garotas que ficam grávidas param de estudar. E, dessas, só 40%
voltam para a escola a escola após terem o filho! E isso é só o começo. Ainda
há o preconceito que a garota vai enfrentar e a frustração por deixar, ao menos
por um tempo, as festas, baladas e viagens com a galera para assumir um monte
de novas responsabilidades. [...]
PREVINA-SE SEMPRE
[...]
Ficar
grávida na adolescência significa pular ou, no mínimo, dificultar etapas
importantes da sua vida, como se dedicar 100% a passar na faculdade, ser livre
para sair e viajar com suas amigas e paquerar bastante sem muito compromisso.
Então, o melhor caminho é a prevenção. Consulte o seu ginecologista para saber
qual o método anticoncepcional mais adequado para você. E nunca transe sem
camisinha, que ajuda a prevenir a gravidez e ainda previne as doenças
sexualmente transmissíveis.
ESTOU GRÁVIDA! E
AGORA?
A
primeira medida é contar o que está rolando para alguém em quem você confia.
Essa pessoa vai ajudá-la a tomar decisões com mais calma. Pode ser uma amiga,
uma prima, sua tia... Seus pais precisam saber. [...] o mais comum é que eles
se sintam tristes ao receber a notícia, mas, depois, ficarão do seu lado. Também
é essencial que você dê a notícia para o pai da criança. Por mais medo que
tenha de que isso o afaste, o garoto tem o direito de saber, e você, de dividir
essa responsabilidade com ele. Juntos, mesmo que decidam não continuar
namorando. Vocês ficam mais fortes para enfrentar os desafios que virão e dar
ao bebê o carinho que ele merece. [...]
Capricho, São Paulo, n. 1097, p. 84-88, maio 2010.
GLOSSÁRIO
Prevenção: ação ou resultado de
prevenir-se, tomar precaução.
Ginecologista: médico que estuda a fisiologia
e a patologia do corpo feminino e trata das doenças e da patologia
correspondente ao aparelho genital.
Método
anticoncepcional:
método que evita a gravidez.
Doenças sexualmente transmissíveis: também conhecida pela sigla DST, são doenças
transmitidas principalmente
durante a relação sexual, como a AIDS, a hepatite B e muitas outras.
REFLETINDO SOBRE O
TEXTO
1.
De acordo com o texto, o que acontece com as meninas depois que engravidam, em
relação a:
a)
escola
b)
amizades
c)
família
2.
Releia este trecho.
[...]
seis em cada dez garotas que ficam grávidas param de estudar. E, dessas, só 40%
voltam para a escola após ter o filho!
Você
acha que quem opta por não voltar para a escola está garantindo um futuro
melhor para o filho ou não? Por quê?
3.
Segundo o texto, o que é preciso para evitar a gravidez?
4.
Que conselhos o texto apresenta para a leitora, caso ela esteja grávida?
O TEXTO EM
CONSTRUÇÃO
5.
Em qual veículo de comunicação foi publicada essa reportagem?
6.
Esse texto poderia ser publicado em uma revista de esportes? Justifique.
7.
Para quem o texto pode ter sido escrito, ou seja, quem pode ser o público-alvo
da reportagem? Cite partes do texto como justificativa.
8.
Algumas palavras citadas no texto fazem parte do vocabulário dos jovens. Cite
algumas dessas palavras?
9.
O uso dessas palavras (do vocabulário dos jovens) deixa o texto mais formal ou
informal? Justifique.
10.
O tema gravidez na adolescência poderia ser assunto de um texto para outro tipo
de leitor? Qual?
OPINANDO SOBRE O
ASSUNTO
11.
Este assunto “Gravidez na adolescência” é um tema de seu interesse? Por quê?
12.
Que outras informações você gostaria de saber sobre esse assunto?
FONTE: FIGUEIREDO,
Laura de; BALTHASAR, Marisa; GOULART, Shirley. Singular & Plural:
leitura, produção e estudos de linguagem. São Paulo: Moderna, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário