Testemunha Tranquila - Atividades de compreensão e uso do Modo Subjuntivo
TESTEMUNHA
TRANQÜILA
Stanislaw
Ponte Preta
O camarada chegou assim com ar suspeito,
olhou pros lados e – como não parecia ter ninguém por perto – forçou a porta do
apartamento e entrou. Eu estava parado olhando, para ver no que ia dar aquilo.
Na verdade eu estava vendo nitidamente toda a cena e senti que o camarada era
um mau-caráter.
E
foi batata. Entrou no apartamento e olhou em volta. Penumbra
total. Caminhou até o telefone e desligou com cuidado, na certa para que o
aparelho não tocasse enquanto ele estivesse ali. Isto – pensei – é porque ele
não quer que ninguém note a sua presença: logo, só pode ser um ladrão, ou coisa
assim.
Mas
não era. Se fosse ladrão estaria revistando as gavetas, mexendo em tudo,
procurando coisas para levar. O cara – ao contrário – parecia morar
perfeitamente no ambiente, pois mesmo na penumbra se orientou muito bem e andou
desembaraçado até uma poltrona, onde sentou e ficou quieto:
—
Pior que ladrão. Esse cara deve ser um assassino e está esperando alguém chegar
para matar – eu tornei a pensar e me lembro (inclusive) que cheguei a suspirar
aliviado por não conhecer o homem e – portanto – ser difícil que ele estivesse
esperando por mim. Pensamento bobo, de resto, pois eu não tinha nada a ver com
aquilo.
De
repente ele se retesou na cadeira. Passos no corredor. Os passos, ou melhor, a
pessoa que dava os passos, parou em frente à porta do apartamento. O detalhe
era visível pela réstia de luz, que vinha por baixo da porta.
Som
de chave na fechadura e a porta se abriu lentamente e logo a silhueta de uma
mulher se desenhou contra a luz. Bonita ou feia? – pensei eu. Pois era uma
graça, meus caros. Quando ele acendeu a luz da sala é que eu pude ver. Era boa
às pampas. Quando viu o cara na poltrona ainda tentou recuar, mas ele avançou e
fechou a porta com um pontapé... e eu ali olhando. Fechou a porta, caminhou em
direção à bonitinha e pataco... tacou-lhe a primeira bolacha. Ela estremeceu
nos alicerces e pimba... tacou a outra.
Os
caros leitores perguntarão: — E você? Assistindo àquilo sem tomar uma atitude?
— a pergunta é razoável. Eu tomei uma atitude, realmente?Desliguei a televisão,
a imagem dos dois desapareceu e eu fui dormir.
(Retirado
do livro Dois amigos e um chato – páginas 17 e 18 (88)
Stanislaw
Ponte Preta, Editora Moderna)
1) Explique o que significam as expressões sublinhadas.
a)
O
camarada chegou assim com ar suspeito.
b)
Na
verdade eu estava vendo nitidamente toda a cena e senti que o camarada era um mau-caráter.
c)
O
detalhe era visível pela réstia de
luz, que vinha por baixo da porta.
d)
Tacou-lhe
a primeira bolacha.
e)
Ela
estremeceu nos alicerces e
pimba... tacou a outra.
2) Quanto aos elementos da narrativa, responda:
a)
Tipo
de narrador: ___________________________________________________________________
b)
Espaço:
__________________________________________________________________________
c)
Personagens:
______________________________________________________________________
d)
Enredo
(pequeno resumo dos fatos):
3)
Agora, responda de acordo com o conteúdo do
texto.
a)
Que
atitudes demonstraram ao narrador que o homem era um mau-caráter?
b)
Que
providencias o individuo tomou para não ser notado? Quem o narrador pensou que
era?
c)
Que
atitudes demonstraram que o homem não era um ladrão?
d)
O
narrador chegou a pensar que o homem era um assassino. Por que apesar disso,
ele respira aliviado?
e)
O
que afinal fazia o homem naquele lugar?
f)
Por
que na sua opinião, quando a mulher viu o cara ela quis recuar?
g)
Qual
é o elemento surpresa que dá origem ao humor do texto?
h)
O
texto é uma crítica aos espectadores televisivos que só assistem à televisão
sem refletir. Você concorda com esta afirmativa? Por quê?
4- Responda as perguntas utilizando “Só se
você...”
a)
Você
compraria um pedaço de bolo para mim?
b)
Você
me emprestaria um CD?
c)
Você
me faria um favor?
5- Formule hipóteses sobre o mundo, fazendo
frases que comecem com “E se...”
1ª
|
2ª
|
3ª
|
6- Complete as frases
utilizando o Modo Subjuntivo dos verbos.
a)
Se eu ___________________ em tudo que
você diz, estaria perdido. (acreditar)
b)
Não tenho certeza, mas se nós
_________________ por esta rua, gastaremos menos tempo. (subir)
c)
Pode ser que você _____________
razão. (ter)
d)
Não é que eu ______________ me
intrometer, mas você não tem agido bem nas últimas semanas. (querer)
e)
Talvez a cor azul nos ______________
sorte. (trazer)
f)
Se _____________ tudo o que é
necessário à melhoria da sociedade, o governo poderá contar com seu povo.
(fazer)
g)
Quando você ________________, vá ao
banco para mim. (poder)
h)
É necessário que todos
_______________ solidários. (ser)
i)
Se ela _________________ a verdade,
teria a consciência menos pesada. (falar)
j)
Nós comeríamos a sobremesa, se ela
________________ servida. (ser)
l)
Talvez eu _________________ para você
dormir. (cantar)
m)
Se eu ___________________ mais com o
meu pai, ele me compreenderia melhor. (conversar)
n)
Quando eu ________________, trarei as
encomendas. (voltar)
o)
Se você _______________ a casa, teria
o dinheiro necessário. (vender)
p) Desejo que ele _________________ as paredes novamente.
(pintar)
7- Informe em que tempo do modo subjuntivo encontram-se as formas
verbais destacadas abaixo.
a)
Se nós repartíssemos o bolo,
todos comeriam.
b)
É possível que você a encontre depois
da aula.
c)
Depois que vocês terminarem o
exercício, farei a correção.
d)
Ele não permitiu que nós olhássemos
pela janela.
e) É improvável que o cão fuja novamente.
Me chamo Ingrid Braga Pereira e eu gostei muito desse texto!😊
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