segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Oficina Atividades Interativas: Deixando as Aulas de Matemáticas mais Atrativas 

Instituição: Núcleo de Tecnologia Educacional de Naviraí

Elaboração: Professoras Multiplicadoras Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro e Maria Madalena Ribeiro Moleiro

Período:Segundo Semestre

blico Alvo: Professores de Matemática de séries finais do Ensino Fundamental

Duração: 2h

Conteúdos: Atividades Interativas para trabalhar com  a disciplina de Matemática

 APRESENTAÇÃO
           A disciplina de Matemática tachada como pronta e acabada, fica longe da realidade do educando, tornando aqueles que entendem ou compreendem com facilidade os dotados de inteligência.
E é função do professor trabalhar com metodologias criativas para sanar essa idéia que matemática é para uma minoria.
Assim estamos propondo a inserção de atividades interativas na prática pedagógica que pode inovar as aulas de matemáticas, desenvolvendo habilidades e competências.
Acreditamos no potencial dos objetos de aprendizagem para oportunizar os educandos na construção de conhecimentos, uma vez que são nativos digitais.
E fica claro que o papel do professor quando utiliza de uma atividade interativa é de mediador e incentivador.
Assim como professoras multiplicadoras responsáveis pelas orientações do uso de novas mídias na educação esperamos que todo o participante ao explorar as atividades interativas que serão apresentadas nessa oficina descubra o potencial de cada um  e faça deles aliados para tornar suas aulas atrativas e motivadoras.
OBJETIVOS


Geral: Estimular o uso das atividades interativas, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem
Específicos:
  • Explorar sites com atividades on line de matemática
  • Acessar e explorar atividades interativas
  • Avaliar o potencial das atividades interativas
METODOLOGIA
A oficina de matemática será desenvolvida dessa forma:

1º MOMENTO: Acolhida e mensagem de motivação
2º MOMENTO: Apresentação de vídeos com conteúdos para cada série/ano
3º MOMENTO: Exploração de sites
6º ANO

http://www.escolovar.org/mat_geometri_solidos.html
SÓLIDOS GEOMETRICOS
http://www.klickeducacao.com.br/2006/ativint/jogos/jogofront/0,5982,POR-112-1,00.html
 Classificação de ângulos
http://nautilus.fis.uc.pt/cec/roleta/roleta_mat/roleta_mat_p.html
 MMC
http://www.estudamos.com.br/unidades_de_comprimento/exercicios_unidades_comprimento.php MEDIDAS DE CUMPRIMENTOS
http://www.estudamos.com.br/matematica/
FRAÇÕES, GRÁFICOS, TABUADAS SITUAÇÕES PROBLEMAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_106_g_2_t_1.html?from=topic_t_1.html
JOGO SOMA DE FRAÇÕES


7º ANO

REGRA DE TRÊS SIMPLES
UNIDADES DE COMPRIMENTO
POTÊNCIAS: CÁLCULOS E EXPRESSÕES
SEMELHANÇAS, EQUAÇÕES, ESTATÍSTICAS
DIVERSOS - TODOS OS ANOS

8º ANO

PRODUTOS NOTAVEIS
volume

EQUAÇÕES
 e variáveis. Simplificação de expressões com termos semelhantes
EQUAÇÕES
TODOS OS ANOS

9º ANO

TEOREMA DE PITÁGORAS
COORDENADAS - PLANO CARTESIANO

EQUAÇÕES DO 2ª GRAU E PROBABILIDADE
BANCO DE ATIVIDADES DE VÁRIOS CONTEÚDOS E SÉRIES
SIMULAÇÃO E APLICAÇÃO DP TEOREMA DE PITAGORAS

4º MOMENTO: elaboração de um plano de aula utilizando uma das atividades que foi explorada.
5º MOMENTO: Avaliação da oficina/dinâmica de encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário