quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Argumentação e os elementos de persuasão na propaganda

Compreendendo a linguagem como mediadora das ações sobre o mundo, entende-se a importância do trabalho com os diferentes gêneros textuais a fim de que os alunos possam adquirir práticas de letramento que lhes propiciem efetiva participação na vida social.
Levar a propaganda para a aula de leitura é essencial por quatro motivos: interesse dos alunos; contribui para compor o universo habitual dos educandos, em face ao enorme número de propagandas a que são expostos diariamente; colabora para que compreendam, interpretem e analisem os caminhos sutis que a propaganda percorre no sentido de nos induzir a incorporar determinados padrões de necessidade; coopera para formar leitores mais críticos em relação à leitura, para poderem autonomamente agir.

Apresente aos alunos um pequeno vídeo que mostra como as propagandas fazem parte de nosso cotidiano, sem percebermos. Veja e peça a eles que, ao assistirem, observem as marcas publicitárias que fazem parte do filme e como elas interagem com o meio em que vivemos:

Vídeo: http://kntz.com.br/archives/3215 (Acesso em: 16/10/2010)  

Ao trabalhar as propagandas em sala de aula, é importante preservar algumas intervenções pedagógicas:

A leitura global de toda a peça publicitária: observação das imagens e do texto escritor; a linguagem verbal e não verbal que são utilizadas.
  1. Contextualização da propaganda: em que momento histórico e social foi criada
  2. Condições de produção: O que está sendo anunciado? Como? Por que? Para qual público alvo se destina?
  3. Aspectos relevantes utilizados para a veiculação da propaganda: tipo de imagens, cores, recursos estéticos e audiovisuais usados



Apresente para os alunos a propaganda a seguir:

e

Disponível em: < http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/ultimas_conteudo/comentarios.jsp?W_Brasil_cria_anuncio_de_oportunidade_para_Bom_Bril > . Acesso em: 16/10/2010) 

Peça para que os alunos leiam e observem tanto a imagem, quanto a frase colocada abaixo dela. Pergunte:

- A quem se refere?

- Qual o sentido da expressão utilizada "Não leve gato por lebre"?

- Que relação existe entre a mensagem escrita e a imagem?

Verifique se os alunos conseguem contextualizar a propaganda, se inferem sobre as informações implícitas no anúncio publicitário. Independente se consigam ou não, disponibilize para eles outras informações sobre o assunto.

Além disso, faça uso das intervenções pedagógicas colocadas inicialmente na aula. Averigue o conhecimento de mundo de seus alunos e a capacidade de se posicionarem diante dos fatos .

Depois, peça para que escrevam um texto argumentativo, apresentando a concordância ou a discordância em relação à veiculação dessa propaganda evidenciando um escândalo envolvendo uma pessoa pública. Para auxiliá-lo na elaboração do texto argumentativo, há referências de links na seção dos Recursos Complementares que explicitam as características e como se aplica a sua redação.

Leia os textos produzidos. Faça as indicações de correção. Peça para os alunos fazerem uma revisão textual.


Essa atividade foi extraída da aula Argumentação e os elementos de persuasão na propaganda, da professora Cristiane Néri Horta - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário