segunda-feira, 21 de setembro de 2015



DOIS BEIJOS

O príncipe desencantado
O  primeiro beijo foi dado por um  príncipe  numa princesa que estava  dormindo
encantada há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:
_ PRINCESA – Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?
_ PRÍNCIPE – Sim, minha querida princesa.
_ PRINCESA – Então nós temos que nos casar, já! Você me beijou, e foi na boca,
afinal de contas não fica bem, não é mesmo?
_ PRÍNCIPE – É... Querida princesa.
_ PRINCESA – Você tem um castelo, é claro.
_ PRÍNCIPE – Tenho... princesa.
_ PRINCESA – E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?
_ PRÍNCIPE – Trinta e seis.
_ PRINCESA – Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas
reformas... Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar... Umas quarenta eu
acho que dá!
_ PRÍNCIPE – Tantas assim?
_ PRINCESA – Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas
varrendo, lavando e passando, não é?
_ PRÍNCIPE – Mas quarenta amas!
_ PRINCESA – Ah, eu não quero nem saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me
beijar, e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora da
moda; afinal passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim,
sapatinhos de cristal e... e... joias, é claro! Eu quero aneis, pulseiras, colares, tiaras,
coroas, cetros, pedras preciosas, semipreciosas, pepitas de ouro e discos de platina!
_ PRÍNCIPE – Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe...34
_ PRINCESA – Não venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e
você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira?
Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!
Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado.
Então teve uma idéia.
Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte. A
princesa  caiu  imediatamente  em  sono  profundo,  e  dizem  que  até  hoje  está  lá,
adormecida. Parece que a notícia se espalhou, e os príncipes passam correndo pela
frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para o outro lado.
Flávio de Souza. Príncipes e princesas, sapos e lagartos. São Paulo: FTD, 1989.
A leitura será proposta logo após uma abordagem reflexiva sobre a questão do
consumismo. Deve ser dramatizada e para isso o professor deve cuidar para que os
leitores do texto pronunciem bem as palavras, dê entonação  e regule o volume da voz de
acordo  com  o  tamanho  da  sala,  para  que  toda  classe  possa  ouvir  sem  que  seja
necessário acompanhar no próprio livro. Os ouvintes devem ficar livres para assistir aos
gestos e mímicas dos dramatizadores do texto. O momento é oportuno para trabalhar a
oralidade  do  aluno  e  a  linguagem  oral.  Propor  para  que  a  história  seja  recontada
oralmente em conjunto. O professor começa.
Quanto à interpretação será realizada por meio de pequenos grupos de alunos.
Estes deverão investigar o vocabulário, discutir, formulando uma síntese da resposta do
grupo (orientado pelo professor). Cada grupo deverá escolher um colega para apresentar
as respostas sintetizadas à classe. Após cada apresentação pode-se escolher um aluno
de outro grupo para avaliar a resposta dada, concordando, discordando ou ampliando as
idéias expressas.
Interpretação:
1- O que mais chamou a sua atenção no texto?
2- Que sentimento(s) a atitude da princesa ao acordar despertou no príncipe? Por quê?
3- O que nos faz lembrar a primeira frase do texto?
4- Por que o texto recebeu o subtítulo “O príncipe desencantado”?
5- Você sabe o que é um conto de fadas? Explique.
6- Que características do texto o aproximam de um conto de fadas?
7- Que características da princesa dessa história a diferenciam das outras que você
conhece por meio dos contos de fadas?
8- Na sua opinião:
a) por que a princesa faz tantos pedidos?
b) a princesa errou ao tomar essa atitude? Por quê?35
c) foi justo o que ocorreu com a princesa no final da história? Justifique sua opinião.
9-Se você estivesse no lugar da princesa, o que pediria? Que “sonho de consumo”
desejaria ver realizado? O que gostaria de ganhar?
10- Você sabe o que é ser ambicioso? Você acha que a princesa foi ambiciosa?
11- Você é uma pessoa ambiciosa? Quais as suas maiores ambições na vida?
12- Pense e responda:
a) Você acha que as pessoas mais felizes do mundo são aquelas que mais possuem bens
materiais, como uma grande casa, um carro do ano, muito dinheiro em banco, etc.? Por
quê?
b) O que precisamos consumir para sermos felizes?
c) Na sua opinião, qual é o bem mais precioso do mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário