segunda-feira, 21 de setembro de 2015

 
 
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Compreender a organização dos classificados;
  •   Entender como os anúncios são publicados;
  •   Identificar o tipo de texto necessário aos anúncios;
  •   Produzir anúncios da turma;
  •   Montar um mural escolar de anúncios.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.
Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Professor, organize a turma em roda, providencie alguns anúncios classificados e coloque dentro de uma caixa. Peça para cada aluno retirar um anúncio e ler em voz alta para a turma. Em seguida, pergunte: O que vocês acabaram der ler? Vocês já viram em algum lugar? Vocês conhecem o nome desse texto?
 Logo após, organize a sala em grupos e apresente para cada grupo um caderno de anúncios classificados de um jornal para observarem e perceberem que tipo de anúncio traz o jornal, quais as suas características e como são organizados.
Pergunte a eles: Que tipos de anúncios vocês encontraram? Faça essa pergunta, no intuito dos alunos perceberem a organização dos anúncios em grupos: VENDA, TROCA, COMPRA, PROCURA-SE, dentre outros.
Solicite que cada grupo recorte os anúncios classificados de acordo com o tipo específico.
Exemplo:
Solicite que escrevam no caderno VENDE-SE, em seguida, recortem e colem um classificado de venda. Logo após escrevam COMPRA-SE, recortem e colem um classificado de compra e assim por diante.

2ª Atividade:

Professor, organize a turma em quatro grupos. Entregue para cada grupo uma afirmação e uma pergunta sobre o assunto. Cada cor no exemplo abaixo diz repeito a um grupo
1ª frase: Afirmação
2ª frase: Pergunta
3ª frase: Provável resposta
Observe:

Fonte: Acervo da autora
Em seguida, peça para os alunos registrarem, no caderno de Língua Portuguesa as respostas, depois socialize e faça a correção.

3ª Atividade:

Professor, diga aos alunos que uma autora Rosana Murray também escreveu alguns classificados, mas de um modo diferente dos que saem nos jornais e revistas. Providencie uma cópia para cada aluno colar no caderno, se preferir escreva na lousa e peça para copiarem. Veja:

CLASSIFICADOS POÉTICOS   

Vende-se uma casa encantada
no topo da mais alta montanha.
tem dois amplos salões
onde você poderá oferecer banquetes
para os duendes e anões
que moram na floresta ao lado.  

 Tem jardineiras na janela
onde convém plantar margaridas.  

 Tem quartos de todas as cores
que aumentam ou diminuem
de acordo com seu tamanho
e na garagem há vagas
 para todos os seus sonhos.  

Roseana Murray. Classificados poéticos, pag.34. Belo Horizonte, Miguilim, 1990.

CLASSIFICADOS POÉTICOS   

Compro um barco feito de vento
com velas cor de firmamento
 e uma bússola que aponte sempre
 para as luas de saturno.
Compro um barco que conheça
 caminhos secretos de mares desconhecidos
um barco cheio de vento
onde caibam todos os meus amigos.
Compro um barco que saiba decifrar
 os segredos escondidos
 no coração das noites sem luar.

Roseana Murray. Classificados poéticos, pag.32. Belo Horizonte, Miguilim, 1990.

Vocabulário:       
  •    Banquetes: refeições especiais, com muitos convidados e muita comida.
  •    Convém: é bom, é útil.
  •     Firmamento: céu.
  •     Decifrar: descobrir.
Leia com os alunos e depois realize as seguintes atividades:   

CONVERSANDO SOBRE O TEXTO

a)      Que semelhanças há entre os dois textos?
b)      Que diferenças há entre os dois textos?  

 EXPLORANDO O TEXTO

1 – Compare esses classificados e encontre as semelhanças e diferenças entre eles.

Acervo da autora

Encontre a semelhança.

  •     Que produto é anunciado nos dois classificados?
Encontre a diferença.

  •     Em qual texto a casa não pode ser vendida? Por quê?
  •     Em qual texto a casa pode ser vendida? Por quê?
  •     Como a casa é descrita no classificado do jornal?
  •     Como a casa é descrita no classificado poético?

2 – A linguagem poética tem um jeito próprio de dizer as coisas. Confirme essa informação, respondendo às questões abaixo:

  a)      Que expressão a autora usou para dizer que as velas do barco são azuis?
  •        A expressão ______________________________  

 b)      Que expressão foi usada para dizer que os segredos estão escondidos em noites escuras?
  •       A expressão ___________________________________

3 – Nos classificados, todas as informações fazem parte da realidade. Mas a poesia pode criar situações inesperadas e brincar com essa realidade. Explique como estes versos brincam com o mundo real.
 Observe o exemplo:
“ e na garagem há vagas para todos os seus sonhos”     
      
Resposta: Nós guardamos os sonhos dentro de nós e não na garagem 

Agora, é a sua vez:

a)      “Tem quartos de todas as cores que aumentam e diminuem de acordo com o seu tamanho”        
Resposta:
b)      “compro um barco feito de vento com velas cor de firmamento”


4ª Atividade:

Professor, nesse momento, providencie uma folha branca de papel para cada aluno e solicite que produzam um anúncio, não se esquecendo das características, bem como de alguns dados como: nome, telefone e endereço.
Imagem do anúncio   
PRODUZINDO UM....                                                        
                                                                                                                     MURAL

Muitas pessoas costumam utilizar o mural dos lugares em que moram, e/ou trabalham para anunciar seus produtos, fazer negócios e oferecer seus serviços.
Vamos então, montar um mural na classe. Assim, quem quiser trocar, vender, alugar, solicitar alguma coisa já sabe que é só fazer um pequeno anúncio e fixar no mural. Vocês poderão anunciar venda de brinquedos, troca de livros, CDs, dentre outros.
Acervo da autora
                                                   
 

                              
Recursos Complementares
Avaliação
Professor, você poderá avaliar através de portifólios. No decorrer das atividades oriente os alunos a registrarem o que aprenderam no dia, o que não entenderam ou ficou em dúvidas. Esse processo irá facilitar suas intervenções. Você também poderá observar e fazer registros individuais. Verifique se os alunos conseguiram entender sobre a organização dos classificados e como os anúncios são produzidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário