terça-feira, 1 de setembro de 2015





                                            Meu pequeno Bonsai




Quando acordei hoje, soube logo as notícias sobre o terrível terremoto que atingiu o Japão. Fiquei muito triste e comovida… Estes tremendos abalos sobre a superfície da Terra, sempre deixam um grande rastro de destruição e terror. E as assustadoras “tsunamis” fazem das zonas costeiras um palco de total desolação… Meu Deus, quanto sofrimento e tristeza! Mas quem poderá ser imune à estas monumentais forças da natureza?
            E diante de mais esta tragédia da história humana (pelo que dizem os especialistas, foi um dos piores terremotos dos últimos anos…) Fiquei pensando no povo japonês e  na sua atitude  frente à tão assustadora situação… As reportagens relatam um povo calmo,pacífico e preparado para enfrentar mais este terrível desafio das imensas forças da natureza. Os japoneses são treinados durante o ano, para essas situações de emergências causadas pelos terremotos.  Pelo que eu li há algum tempo atrás, o Japão é um dos países com o mais alto índice de terremotos do mundo… Um recorde que ninguém quer invejar.
            E comecei a me lembrar que outro dia, comentei com a amiga virtual Cynthia (do blog “Fala Mãe!”) sobre a nossa ligação aqui de casa com a cultura japonesa…  Quando ainda era menina, convivemos por muito tempo,eu e minha família, com vizinhos de origem japonesa , aqui no Rio de Janeiro. Éramos muito amigos e companheiros, naquela época boa e já distante… E as lembranças daquele convívio  ficaram cimentadas na minha memória…E com eles apendemos muitas coisas interessantes, e até hoje temos muito respeito e admiração pelo povo do Japão. Por isso, quando vi as reportagens, senti como se “velhos amigos” estivessem por lá… Fiquei muito triste mesmo!
            Mas eu queria hoje, falar de alguma coisa bonita e que lembrasse esse corajoso povo japonês… Eis que olho para o canto da sala e vejo lá, quietinho e  delicado, o meu pequeno “bonsai”, que ganhei do meu marido há algumas semanas atrás.


            Para quem não conhece, um “bonsai” é na verdade, uma  miniatura de uma árvore. A tradução da palavra equivale ao significado “árvore em bandeja”.Não existe nenhum tipo de alteração genética nisso… É acima de tudo, uma técnica de jardinagem que permite manter a planta ,originalmente grande, em pequeninas dimensões. Ou seja, são árvores que se transformam em verdadeiras obras de arte! O meu bonsai veio como está aí na foto acima… Depois, procurando na net informações de como cuidar dele,  vi que em alguns deles havia miniaturas também! Por isso, arrumei logo companhia pra ele… Na minha versão “tupiniquim” ,é claro… Com direito à vizinhos sapos,cogumelos e joaninha!


            Embora a arte do bonsai seja logo associada à cultura japonesa, descobri que na realidade,ela teve a sua origem na China.Sua chegada ao Japáo remonta  entre as datas 1192 d.c.  e 1333d.c. , onde encontrou o seu verdadeiro florescimento. No ocidente, a arte do bonsai tem se desenvolvido muito nos últimos 20 anos e encantado os admiradores da jardinagem!



            E como sou muito curiosa, fui atrás das origens do bonsai brasileiro… E encontrando “sites” muito interessantes,descobri que  o primeiro exemplar de bonsai chegou ao Brasil em  1908, na primeira leva de imigrantes japoneses, trazidos aqui pelo navio Kasato Maru… Era um pequeno tronco de amoreira que teria sido feito e trazido por um monge budista,Tomojiro Ikaragui. Mas ninguém soube o que aconteceu com a planta… Ela foi confiscada pelos fiscais sanitários!



             Mas o primeiro bonsai genuinamente brasileiro,que se tem notícia, foi um buganvílle, cultivado por um jovem chamado Tyotaro Matsui,na década de 30. De lá para cá, a arte do bonsai foi crescendo  pelo Brasil e conquistando o coração de todos que apreciam esta maravilhosa arte!



            Interessante é que no início das técnicas bonsais por aqui,não existiam vasos apropriados, e as pessoas improvisavam com latas de querosene cortadas e latas de marmeladas!



            Pelo que eu pesquisei, a grande maioria das árvores podem ser usadas como bonsai. Mas as espécies mais utilizadas são: Pinus (pinheiros), Azaléias (Rhododendron), Ulmus (olmos) e Ficus (figueira).



            O meu bonsai é de figueira. Quando ele chegou aqui em casa,tinha dois frutinhos de figo… Uma graça!
            Mas muitas outras  árvores frutíferas tem sucesso como bonsai: Acerola, amora,pitanga, jabuticaba, romã,maçã e as famosa cerejeiras .
         E outras espécies que ficam muito bonitas como bonsai são: Árvore da felicidade, jasmim,paineira, ipê amarelo e bambu.



            Na minha busca de informações sobre os maravilhosos bonsai,encontrei estas fotos lindas que postei aqui… E também descobri um site muito bom, que pra quem se interessar mais pelo assunto, traz muitas informações sobre esta incrível e antiga arte. É o site “Atelier do Bonsai – Ribeirão Preto-SP”. Nele, o seu autor, Mário Leal, um brasileiro especialista e apaixonado pelo bonsai, traz preciosas orientações  sobre estas técnicas de transformar árvores em pura e encantadora obras
de arte…

            A foto acima mostra a beleza e a delicadeza de um bonsai do próprio  Mário Leal.
            E para terminar o post de hoje,  deixo a belíssima imagem de um jardim de bonsai e os meus sinceros desejos de um tempo melhor e mais suave, para o valoroso  povo japonês… Um tempo de delicadeza e harmonia… E a beleza de um bonsai!


MGS TEREZA


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário