segunda-feira, 21 de setembro de 2015



O AMOR

O amor é como duas borboletas que estivessem sobre uma rosa,
a mais linda de todas do jardim.
O amor tem que haver.
Se não houvesse amor não havia nada bonito.
O amor são duas estrelas a brilhar, a brilhar.
A rosa e o sol são o amor.
Amor é poesia.
O amor são dois passarinhos a construir a sua casinha.
O amor é não haver polícias.
Inácio da Silva Cruz, 10 anos.
Maria Rosa Colaço. A criança e a vida.
Interpretação:
a) Para definir o amor, o autor estabelece várias comparações. A que o autor
compara o amor?
b) Retire do texto passagens que sugerem as seguintes sensações:
-  beleza:
-  carinho:
-  liberdade:
c) Por que o autor relaciona o amor a dois seres da natureza: “duas borboletas”,
“duas estrelas”, “a rosa e o sol”, “dois passarinhos”?
d) O autor conclui que “o amor é não haver polícias”. Por quê?
e) Você concorda com a afirmação do texto de que “Se não houvesse amor não
haveria nada bonito”? Justifique sua resposta.
f)  Muitas  pessoas  afirmam  que  no  mundo  atual  não  existe  mais  amor.  Você
concorda com essas pessoas?
g) Para você o que é o amor?36
h) Observe:
“O amor são duas estrelas a brilhar, a brilhar”.
“O amor são dois passarinhos a construir a sua casinha”.
Para  sugerir  o  que  é  o  amor,  o  autor  compara  a  “duas  estrelas”  e  a  “dois
passarinhos”. Faça o mesmo com os seguintes sentimentos:
A liberdade -
A tristeza -
A felicidade -
A paz -
h) “O amor são dois passarinhos a construir a sua casinha”. Nesses versos, o uso
do diminutivo sugere:
(  ) tratamento pequeno        (  ) carinho        (  ) ironia

ATIVIDADE 28

MAIS PRA LÁ DO QUE PRA CÁ
Adaptação Flavia Muniz
Na casa do Andrezinho havia jogo toda quarta-feira.
Neste dia seus pais recebiam outro casal que também morava na vila e iam até
tarde, jogando buraco. Mas o André só atrapalhava mesmo. Ficava o tempo todo pedindo
isto, aquilo, beliscando a irmã, atormentando a empregada, fazendo bagunça.
– O  Olhe que lhe dou um safanão bem na frente das visitas! – ameaçava a mãe.
– Não brigue com ele, isso é coisa de criança! – diziam as visitas.
Até o dia em que o pai chegou com um vídeo game embrulhado num pacotão. Que
alegria. Andrezinho nunca mais deu trabalho. Ficava horas a fio sentado na frente da TV,
tentando aumentar seu número de pontos. Não jantava direito, nem fazia a lição com
tanto capricho, só para acabar depressa e ir correndo desafiar o jogo.
Dessa forma, a família de Andrezinho conseguiu o merecido sossego, achando
ótimo o avanço tecnológico de hoje em dia.
I. TRABALHANDO O CONTEÚDO DO TEXTO
1. Responda:
a) Por que o nome do menino é utilizado no diminutivo? Em que outras situações se
emprega o nome próprio no diminutivo?
b) Qual era o problema dos pais de Andrezinho?
c) Como o problema foi solucionado?
d) O que você achou da solução encontrada pelos pais do menino?
2. Assinale a resposta certa com um x:
Avanço tecnológico é:
(  ) a criação de vídeo games
(  ) progresso em novas tecnologias e conhecimentos
(  ) descoberta de novas vacinas para prevenir doenças
3. Que espressão na fala da mãe representa sua impaciência com o menino/
4. Dê sua opinião:
a) O “safanão” resolve os problemas? Justifique.
b) Você acha que os jogos eletrônicos são sempre educativos? É bom que as crianças
fiquem durante muitas horas jogando no vídeo game ou computador? Explique.37
II. ANALISANDO A ESTRUTURA DO TEXTO
1. Quantos parágrafos têm a história?
2. Faça um círculo e releia:
- o parágrafo que inicia a narrativa.
- o parágrafo que termina a narrativa.
3. Copie o trecho do desenvolvimento da narrativa em  que há um  conflito entre os
personagens.

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